Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Fim do mistério: Nando Reis explica o que é o segundo sol

      21 de setembro de 2018 9:14 Por Gustavo Morais

      Nando Reis coloca fim na curiosidade dos fãs (Foto/Internet)

      Depois de passar duas décadas ouvindo os fãs perguntarem sobre “o que é segundo sol?”, o músico Nando Reis decidiu dar um basta. Por meio de um vídeo, o ruivo mais bacana do pop rock desvendou um dos mistérios mais lendários da música brasileira popular.

      Segundo Nando, o ponto de partida da música foi um papo com uma amiga ligada ao exoterismo. Na conversa, ela [a amiga] mencionou algo sobre a vinda redentora de um novo sol. Bastante interessado em astronomia, o compositor desdenhou da viagem astral.

      Como assim? O segundo sol vai chegar e a NASA não está sabendo?, questionou o artista.

      Na sequência, como um bom cavalheiro, ele decidiu recolocar as ideias na mesa e desenvolveu a letra da canção.

      Spoiler: a música não é um pedido de desculpas. Trata-se de uma forma de esclarecer que duas crenças antagônicas (fé e ciências) podem ser complementares.

      Logo nos primeiros cinco versos, Nando coloca exoterismo e astronomia na mesma página:

      O clímax da estrofe acima são os versos “Derrubando com o assombro exemplar/O que os astrônomos diriam se tratar/De um outro cometa”, pois é trinca de frases que Nando usa para dar o braço a torcer e permitir que o a veia exotérica da amiga quebre alguns mandamentos da ciência.

      Na sequência, o artista faz um bom e velho “mea-culpa” e enaltece a sabedoria da amiga:

      Observe que na trinca de versos acima, o compositor meio que faz a linha do “você quis dizer, eu não quis escutar”, mas… Bom! Paramos por aqui e te convidamos a conferir a explicação do Nando Reis. Dê o play e se ligue no papo reto: