Cifra Club

5 videoaulas de rock que todo guitarrista iniciante precisa conferir

O guitarrista deve estudar com prudência (Foto/Pexels)

Segundo a sabedoria popular, “não se começa uma casa pelo teto”. Por isso, amigo guitarrista iniciante, não tente tirar as músicas que te fazem fritar no air guitar. O ideal é você desenvolver suas habilidades de maneira segura, gradual e bem planejada. Por isso, listamos 5 videoaulas imperdíveis para quem não tem muito tempo de estrada.

1) Uma faixa obrigatória

Quando o assunto é rock clássico, a banda Deep Purple é 100% necessária. Por mais que seja uma música relativamente longa, “Smoke on The Water” tem um solo fácil de ser entendido e estudado por quem está no início de sua infinita jornada no mundo das seis cordas. Se ligue na dinâmica dos bends e na arquitetura linear das frases.

2) Pra treinar a pegada

Cada guitarrista tem seu estilo e suas preferências. Porém, sabemos que a guitarra é um universo cheio de descobertas. Pensando nisso, acreditamos que “Numb”, clássico do Linkin Park, é ideal para os iniciantes que querem treinar uma pegada mais nervosa.

3) Aprendendo a ser sutil

Tocar músicas agitadas é ótimo, ninguém pode negar! Mas acontece que as canções lentas também são importantes. É uma questão de trabalhar a sutileza e a versatilidade, amigo leitor. Sendo assim, nada mais indicado do que “Wonderful Tonight”, baladinha inconfundível do mestre Eric Clapton.

4) Para trabalhar a autoconfiança

Nos primeiros momentos de estudo, todas as músicas parecem difíceis e inacessíveis. Mas nem tudo está perdido! A partir do momento em que conseguimos tocar uma faixa na íntegra, aumentamos a autoconfiança e a motivação para encher o repertório. Por essas e outras, “Your Love”, clássico do The Outfield, é a música ideal para desbravar o admirável mundo dos guitarristas.

5) O som para ganhar a galera

Sempre é bom tocar uma música que todo mundo gosta, né mesmo? Já que essa é uma verdade incontestável, nada melhor do que ter na ponta dos dedos um hit mundial. Sendo assim, “Time Like These”, do Foo Fighters, é a faixa que você precisa aprender. O arranjo não tem muitos acordes, os riffs são tranquilos de fazer e o andamento também ajuda bastante.

Agora você já tem um roteiro de estudo, amigo guitarrista! Afine sua guitarra, prepare suas palhetas, aqueça seus músculos e mãos à obra!

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK