Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Você sabe o que é “orgasmo mental”? Vocal do Paramore “entra na onda”

      3 de outubro de 2018 8:10 Por Gustavo Morais

      Sons comuns podem provocar sensações orgasmáticas na mente (Imagem/Tumblr)

      Você sabe o que é [ou já ouviu falar sobre] a “Autonomous Sensory Meridian Response” (ASMR), [algo como "Resposta Sensorial Meridiana Autônoma", em português]? Esse é o termo que a ciência usa para se referir ao fenômeno biológico que causa sensação de relaxamento intenso depois de um estímulo visual, auditivo ou cognitivo.

      Na prática, ASMR é uma espécie de “orgasmo mental” provocado por sons comuns e cotidianos, como, por exemplo, barulhos sutis, cochichos e até sons de beijo. Esses sons ativam a resposta sensorial autônoma do meridiano e causam uma sensação agradável de formigamento, geralmente sentida na cabeça, couro cabeludo ou regiões periféricas do corpo.

      Como não poderia ser diferente, o YouTube é um celeiro para quem quer experimentar doses de ASMR. No Brasil, o canal mais bacana do gênero é o “Sweet Carol”, da brasileira Carolina Rossi, que tem mais de 890 mil inscritos. Em cena, Carol exerce atividades normais, como abrir embalagens de plástico ou acender palitos de fósforo. Com a ajuda de microfones direcionais, ela capta os sons dos movimentos e dialoga com o espectador. O objetivo final é provocar uma sensação de relaxamento intenso que imediatamente espanta a insônia .

      Sweet Carol mostra como o barulhinho do fósforo pode provocar ASMR (Foto/Facebook)

      A sensação provocada pelas técnicas de ASMR é chamada de mentalgasm, algo como um orgasmo mental. Quem tem sensibilidade para atingir “o ponto G” pode sentir tranquilidade, formigamentos, arrepios e até calafrios! Apesar da clareza dos fatos, as percepções da ASMR ainda geram dúvidas. Por enquanto, a ciência ainda não tem uma explicação exata sobre os fatores que provocam essa sensação de conforto em algumas pessoas.

      Se você quer conferir se consegue experimentar as sensações da ASMR, dê o play no vídeo abaixo:

      Quem também “entrou na onda” do “orgasmo mental” foi Hayley Williams, vocalista da banda Paramore. Como parte de divulgação de uma campanha da goodDYEyoung, marca de produtos para cabelo criada por ela, Hayley gravou um vídeo fazendo ASMR. Em cena, ela cochicha, come salgadinhos, bate na caixa do produto, esfrega as mãos e brinca com tampas.

      O vídeo da campanha foi legendado pelo site Paramore Brasil, maior fonte sobre a banda do lado de cá da Linha do Equador. Dê o play e confira o resultado: