Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Exclusivo: Djavan ensina como tocar “Solitude” no Cifra Club

      12 de novembro de 2018 6:25 Por Gustavo Morais

      Djavan é clicado durante a gravação da videoau (Divulgação)

      O cantor e compositor Djavan lançou, em setembro passado, a música “Solitude”. A faixa apresenta a ótica do artista alagoano acerca dos vários fantasmas sociais que assombram nações mundo afora. Trata-se de uma canção que precisa ser ouvida enquanto batalhas acontecem nas cidades brasileiras, enquanto os Estados Unidos lançam sua guerra comercial contra a China e enquanto a Síria prossegue sua triste guerra civil despejando refugiados por todo planeta.

      Novo single de Djvan aborda questões políticas e sociais (Divulgação)

      O conceito “Solitude” surgiu num momento de reflexão e de íntima perplexidade. É uma rara canção política, mas que nasceu de forma espontânea, sem planejamento. Em comunicado enviado à imprensa, Djavan reflete sobre o contexto em que a música foi concebida.

      Estamos vivendo um momento de grande incerteza no Brasil e no mundo, tudo é complexo, confuso e nebuloso. Estou apreensivo com o futuro, todas as possibilidades são complicadas

      Para imensa satisfação de toda família Cifra Club, incluindo o amigo leitor, a videoaula da música acaba de ser divulgada. E sabe o que é melhor? A aula foi gravada pelo próprio Djavan, ou seja, vamos todos aprender a tocar “Solitude” sob a batuta de seu criador. Mas antes de partir para os estudos, você precisa se ligar nas dicas preliminares abaixo:

      • Musicalmente, “Solitude” tem uma primeira parte muito simples, uma melodia pop, quase um mantra;
      • A segunda parte da música conta com uma construção harmônica complexa e original, típica das composições de Djavan;
      • Como sempre em seu processo criativo, a melodia nasceu antes, foi arranjada e gravada para valer e só depois de pronta recebeu letra.

      Agora que você já tem essas cartas na manga, dê o play e aprenda a tocar “Solitude” com a videoaula que Djavan gravou pra você!