Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Enem 2018: saiba como ouvir música pode melhorar seu desempenho

      25 de outubro de 2018 11:17 Por Gustavo Morais

      Ouvir música é uma atividade boa para qualquer ocasião (Foto/Pexels)

      Se você não está entre os mais de 5,5 milhões de inscritos para fazer o “Exame Nacional do Ensino Médio” (Enem), certamente conhece alguém que está na lista. As provas vão rolar nos dias 4 e 11 de novembro. Como estamos a poucos dias dos testes que carimbam o passaporte para um curso superior, nada melhor do que lembrar das maneiras que a música pode ajudar no desempenho dos candidatos.

      Além de ser uma maneira de aliviar a tensão, ouvir música durante os estudos também ajuda a melhorar a capacidade de absorção do conteúdo.

      De acordo com uma pesquisa recente da organização britânica Mindlab – referência em estudos sobre o impacto da comunicação no nosso cérebro -, a música clássica causa ótimos efeitos no desempenho dos que estudam ciências exatas. Por mais que não seja popular como os solos de guitarra ou os prazeres da sofrência, a música clássica ajuda o estudante a lembrar e a guardar informações de forma mais eficiente.

      Na hora de estudar ouvindo música, o ideal é evitar fones e usar alto falantes convencionais (Foto/Pexels)

      Já para o estudo de língua estrangeira ou matérias como redação e literatura, o ideal é evitar músicas com letras, pois elas podem confundir os processos de compreensão dos processos de linguagem. Nestes casos, músicas instrumentais serão mais eficientes. Como as letras nas canções tendem a interromper o foco, você pode pensar na possibilidade de buscar versões instrumentais de suas músicas preferidas.

      Se ligue nas dicas para criar um fundo musical bacana para seus estudos:

      • Crie uma playlist antes de começar a estudar para não precisar interromper os estudos;
      • Selecione músicas que você já conhece e que sabe que não irão atrapalhar sua concentração;
      • Evite usar os fones de ouvido, pois o ideal é fazer de sua playlist um fundo musical;
      • Experimente diferentes estilos – até mesmo sons ambientais como o barulho da chuva, do mar e de florestas;
      • Evite as playlists de serviços que tenham propagandas ou que podem demorar para carregar.

      Mas se você prefere guardar a inspiração para fazer a redação ou não quer gastar minutos preciosos selecionando músicas para ouvir durante os estudos, a galera do Letras.mus.br pode te dá um help! Com todo carinho do mundo, a curadoria do maior site de letras do Brasil criou playlists para você que quer “se concentrar na leitura”, “focar nos estudos” e se “animar para as provas”.