Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Cifra Club 22 anos: curiosidades que você precisa saber sobre o site

      15 de novembro de 2018 7:00 Por Gustavo Morais

      Em um 15 de novembro como este, feriadão nacional, lá em 1996, o Cifra Club entrou no ar! São 22 anos caminhando lado a lado com a comunidade musical espalhada mundo afora. Nesta data tão especial, queremos que você fique ainda mais íntimo do Cifra. Por isso, listamos 5 coisas que talvez você não saiba sobre o site.

      22 anos muito bem vividos (Imagem/Divulgação)

      Nota da redação: o conteúdo abaixo foi elaborado a partir de consulta de banco de dados e conversas com desenvolvedores do site. Prepare as palhetas, afine as cordas e boa leitura!

      1. O Começo

      O Cifra Club foi fundado pelo mineiro Gabriel Fernandes. 22 anos depois, ele continua na linha de frente e atua como um dos CEOs do site.

      O Bon Jovi “das antiga” faz parte da fundação do Cifra Club (Foto/Pexels)

      Segundo Fernandes, é impossível determinar qual cifra representa o marco zero do site. Porém, os primeiros conteúdos que foram para o ar vieram de um lote que Gabriel passou, a próprio punho, para o computador. Composto por algo em torno de 15 a 20 cifras, o já lendário material era formado por músicas de Titãs, Legião Urbana, Almir Sater, Bon Jovi, entre outros.

      2. Artista com mais cifras publicadas

      A música cristã domina três das 10 posições do ranking de artistas com mais cifras publicadas. A trinca é formada por Harpa Cristã, com 1.182 cifras; Católicas, com 1.086 cifras; e Hinos Avulsos CCB, com 1.036 cifras. A chamada “música secular” aparece pela primeira vez com o 5º lugar de Roberto Carlos (505 cifras) e o 6º lugar dos Beatles.

      3. Top 3 estilos com mais e menos cifras

      Apesar de ser o tipo de música mais consumido no Brasil, o sertanejo não aparece no Top 3 de estilos com mais cifras no site. Depois de 22 anos, o rock and roll continua soberano. Na sequência, o ranking apresenta um quase [com muita boa vontade] empate técnico.

      1. 97.960 mil cifras – Rock and Roll
      2. 53.806 mil cifras – Gospel/Religioso
      3. 50.363 mil cifras – Pop

      Por sua vez, o top dos estilos com menos conteúdo publicado não causa surpresas:

      1. 35 cifras – Tango
      2. 25 cifras – Merengue
      3. 2 cifras – Dancehall

      4. Líder de audiência

      Sertanejo e rock dividem o ranking das três cifras mais acessadas da história do site, conforme disponível abaixo:

      1. “Sweet Child O’ Mine”, clássico do Guns - 8.245.600 milhões de exibições
      2. “Só Os Loucos Sabem”, hino do  CBJR - 8.192.810 milhões de exibições
      3. “Borboletas”, hit da dupla Victor e Leo  – 7.298.743 milhões de exibições

      5. Novíssima novidade

      O Cifra conta com um afinado e afiado time de moderação. A galera não brinca em serviço e analisa todo o conteúdo que é publicado no site. No momento do fechamento desta matéria, a equipe havia acabado de dar o ok para a publicação da “Rainbow Road”, de Joan Baez. Sendo assim, um hino da música de protesto é a canção que marca o aniversário de 22 anos do Cifra Club!

      O empoderamento de Joan Baez dá toque feminino ao níver do Cifra (Foto/Divulgação)

      Curtiu as curiosidades, amigo leitor? Como a festa também é sua, sinta-se em casa para deixar seu comentário. No mais, saiba que nós da família Cifra Club te agradecemos por fazer parte de nossa história. Que venham tantas outras décadas de música, aprendizado, cumplicidade e amizade!