Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      7 fatos que talvez você não saiba sobre o Cifra Club

      4 de novembro de 2020 11:10 Por Gustavo Morais

      Logo do <a class=

      Cifra Club  tem seus 24 anos muito bem vividos (Imagem/Studio Sol)

      Você sabia que novembro é o mês de aniversário do Cifra Club? No já distante dia 15 /11/1996, feriadão nacional, o site entrou no ar! São 24 anos de história, sempre caminhando lado a lado com a comunidade musical ao redor do planeta.

      Nesta data tão especial, quero que você fique ainda mais íntimo do Cifra. Afinal de contas, quantas palhetas já perdemos juntos, hein? Por isso, neste post eu listei 7 fatos que talvez você não saiba sobre o site.

      Importante: o conteúdo a seguir foi elaborado a partir de consulta de banco de dados e conversas com desenvolvedores do site. Prepare as palhetas, afine as cordas e boa leitura!

      1. Como surgiu o Cifra Club?

      O Cifra Club foi fundado pelo mineiro Gabriel Fernandes. 24 anos depois, ele continua na linha de frente e atua como um dos CEOs do site.

      <a class=

      O Bon Jovi “das antiga” faz parte da fundação do Cifra Club (Foto/Internet)

      Segundo Fernandes, é impossível determinar qual cifra representa o marco zero do site. Porém, os primeiros conteúdos que foram para o ar vieram de um lote que Gabriel passou, a próprio punho, para o computador. Composto por algo em torno de 15 a 20 cifras, o já lendário acervo era formado por músicas de Titãs, Legião Urbana, Almir Sater, Bon Jovi, entre outros.

      Até o fechamento deste texto, o acervo do site registrava mais de 734 mil arquivos, assim distribuídos:

      • 618.795 – cifras e tabs de violão
      • 36.786 – tabs de baixo
      • 2.675 – tabs de bateria
      • 4.867 – tabs de gaita
      • 15.976 – arquivos de partitura
      • 55.789 – arquivos de Guitar Pro

      Com a ajuda de todos vocês, amigos e amigas, conseguimos reunir material para todos os gostos e níveis de aprendizado. O nosso melhor presente, sempre será a sua preciosa participação – com envios e correções.

      2. Qual artista tem mais cifras no Cifra Club?

      A música cristã domina quatro das 10 posições do ranking de artistas com mais cifras publicadas no site. A trinca é formada por Católicas, com 1.332 cifras; Harpa Cristã, com 1.248 cifras; e Hinos Avulsos CCB, com 1.235 cifras. A chamada “música secular” aparece pela primeira vez com o 4º lugar dos Beatles (1133 cifras) e o 6º lugar do Green Day (807).

      Já que o top 3 dos artistas com mais cifras no site tem 100% de relação com questões espirituais, que tal aprender a tocar uma das canções que mais sintetizam esse assunto? Dê o play e confira a videoaula de Hallelujah:

      3. Os estilos com mais e menos cifras no site

      Apesar de ser o tipo de música mais consumido no Brasil, o sertanejo não aparece no Top 3 de estilos com mais cifras no site. Depois de 24 anos, o rock and roll continua soberano. Na sequência, o ranking apresenta um quase [com muita boa vontade] empate técnico.

      1. 138.481 mil cifrasRock and Roll
      2. 76.669 mil cifrasPop
      3. 68.495 mil cifrasGospel/Religioso

      Por sua vez, o top dos estilos com menos conteúdo publicado não causa surpresa:

      1. 227 cifrasZouk
      2. 212 cifrasSamba enredo
      3. 204 cifrasGuarânia

      4. Quais as músicas mais acessadas no Cifra Club?

      Sertanejo e rock dividem esse ranking. O Top 5 abaixo exibe as músicas mais acessadas no site, ou seja, a listinha mostra as exibições gerais das canções, isto é, são consideradas as visualizações das cifras de violão, guitarra, baixo, etc e tal:

      1. Pais e Filhos, hino da Legião12.447.696 milhões de exibições
      2. Borboletas, hit da dupla Victor e Leo  - 12.354.785 milhões de exibições
      3. Sweet Child O’ Mine, clássico do Guns - 12.059.124 milhões de exibições
      4. Só Os Loucos Sabem, sucesso do Charlie Brown12.001.752 milhões de exibições
      5. Tempo Perdido, hit legionário11.079.985 milhões de exibições

      Renato Russo morreu cerca de um mês antes da inauguração do Cifra Club. Naquela época, muita gente [inclusive este escriba] aprendia a tocar com as músicas da Legião Urbana. Passados tantos anos, os números indicam que a lendária banda de Brasília ainda continua sendo importante na vida da galera das cordas.

      Reveja o Cifra Club Ao Vivo, especialíssimo, cujo tema foi a Urbana Legio Omnia Vincit:

      5. O artista mais acessado no Cifra

      No Top 5 de artistas mais acessados no Cifra, 3 posições são ocupadas por gigantes da música sertaneja. Porém, a incomparável Legião Urbana ocupa o lugar mais alto do pódio, isto é, ao longo dos últimos 24 anos, as cifras da Legião conquistaram 212.084.841 de exibições. Na prática, isso quer dizer que o conteúdo foi visualizado duzentas e doze milhões e oitenta e quatro mil e oitocentos e quarenta e uma vezes.

      Talvez possa te interessar: Pra tocar no barzinho: aprenda as 5 melhores músicas da Legião Urbana

      As medalhas de prata e de bronze ficam para as 210.772.726147.503.270 exibições das cifras das duplas Jorge e Mateus e Victor e Leo, respectivamente. A título de informação, a dupla Bruno e Marrone e a saudosa banda Charlie Brown Jr. são os outros artistas que aparecem nesse ranking.

      6. Videoaulas do Cifra Club

      A primeira videoaula do Cifra Club foi publicada no dia 30 de maio de 2008. Esse momento inovador no ensino de música foi coroado com a aula da versão original de O Passageiro, hit incontestável da banda Capital Inicial, ensinada pelo lendário Adriano Ferreira.

      De lá pra cá, já rolaram mais de quatro mil vídeos direcionados ao ensino de música! Além disso, muitos instrutores chegaram, tantos outros saíram e o canal ganhou vários formatos. Mais informações sobre essa história tão bacana, você confere nesse post ;)

      7. A última cifra que entrou no site

      O Cifra conta com um afinado e afiado time de moderação. A galera não brinca em serviço e analisa todo o conteúdo que é publicado no site. No momento do fechamento desta matéria, a equipe havia acabado de dar o “ok” para a publicação da cifra de Alfa e Ômega, canção do cantor J. Neto. Sendo assim, a mensagem edificante da música gospel  marca o aniversário de 24 anos do Cifra Club!

      Cantor J. Neto, durante live, em 2020

      Ícone da música gospel, J. Neto tem papel importante no 24° aniversário do Cifra Club (Foto/Divulgação)

      Curtiu as curiosidades, amigo leitor? Como a festa também é sua, sinta-se em casa para deixar seu comentário. No mais, saiba que nós da família Cifra Club te agradecemos por fazer parte de nossa história. Que venham tantas outras décadas de música, aprendizado, cumplicidade e amizade!