Cifra Club

Cientistas britânicos transformam pôr dol sol em música; vem ouvir

Pôr do sol marciano virou música (Foto/Reprodução)

Cientistas britânicos realizaram uma façanha que arrepia a cabeleira de qualquer hippie. Liderada por Domenico Vicinanza e Genevieve Williams, pesquisadores da universidade Anglia Ruskin, no Reino Unido, a equipe conseguiu traduzir o pôr do sol em Marte através da música.

Conhecida como “sonorização de dados”, a técnica usada pelos cientistas utiliza algoritmos de computador para atribuir a cada elemento um tom e uma melodia. Desta forma, eles conseguem transformar uma imagem em música. A harmonia suave da música vem das áreas escuras e claras do vídeo. Por suas vezes, os sons mais agudos são frutos da intensa luz solar.

O vídeo utilizado no estudo foi captado pela NASA.

Dê o play e ouça o pôr do sol marciano:

Em conversa com a imprensa, Domenico Vicinanza revelou que a sonorização de imagens é uma técnica adaptável aos mais diversos campos de estudo. “É flexível. Pode ser usada em vários domínios, desde o estudo de certas características de superfícies e atmosferas de planetas até a análise de mudanças climáticas ou a detecção de erupções vulcânicas”, disse.

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK