Cifra Club

3 bandas de rock gringas pra ficar de olho em 2019

Greta Van Fleet é a bola da vez (Foto/Divulgação)

Por mais que muitos insistem no sepultamento do rock, todos os anos a gente testemunha o surgimento de “bandas salvadoras” e “discos inovadores”. Em 2019, a coisa não pode ser diferente! Por isso, listamos 3 bandas gringas que têm tudo para dar o que falar neste ano.

Spoiler: citar a Greta Van Fleet é chover no molhado. Bastante odiada por alguns e igualmente amada por outros, a banda está com  disco novo no rolê e, inventavelmente, viverá o seu grande ano. Resta saber como o quarteto estará daqui a dois ou três discos, mas isso é papo para uma outra postagem.

1. The Hu – heavy metal de outro mundo

The Hu é uma banda de heavy metal da Mongólia que mescla a sonoridade do metal com instrumentos e cantos tradicionais do país. Segundo os caras da banda, essa mistura toda resultou no gênero “hunnu rock”, sendo que “hu” é uma palavra mongol que significa “humano”.

O disco de estreia do The Hu está a caminho. A princípio, o álbum se chamará “Gereg”, que é o nome dado aos passaportes diplomáticos usados na época do Genghis Khan, o icônico conquistador local.

2. Boy Pablo – dos algoritmos para o mundo

Filhos de pais chilenos, Nicolás Pablo Muñoz está na casa dos 20 anos e nasceu na Noruega. Sob influência familiar, o jovem reuniu quatro colegas de escola e formou a banda Boy Pablo. Em 2017, o quinteto lançou o seu EP de estreia, “Roy Pablo”.

Quinteto repete no mundo real o sucesso que tem nas plataformas (Foto/Divulgação)

Em maio de 2017, o quinteto viu a sua sorte mudar com a viralização do vídeo do single “Everytime”. Em outubro daquele ano, o YouTube decidiu tentar um novo algoritmo para a recomendação de vídeos. Assim que o o clipe foi parar na seção “Recommended”, as visitas passaram a ser de aproximadamente 40 mil por dia. Consequentemente, o número de plays nas demais plataformas de streaming também aumentaram e a banda viu sua agenda de shows se espalhar por Europa, Ásia e América do Norte.

Como investiu em músicas novas e conseguiu sustentar uma boa e faminta base de fãs, a banda chega em 2019 com bagagem, maturidade e disposta a continuar espalhando seu indie pop melancólico por aí!

3. Indoor pets – sujeira no pop

Surgida na cidade de Kent, na Inglaterra, a banda Indoor Pets faz um som que é pesado demais para ser pop e clean demais para ser rock pesado. Segundo eles, esse ponto de equilíbrio sonoro é o que pode ser chamado de “pop sujo”.

“Pop sujo” é a marca da inovação do quarteto (Foto/Divulgação)

O álbum de estreia do quarteto já tem nome e data de lançamento! O disco se chama “Be Content” e chega às lojas no dia 8 de março de 2019, pela Wichita Records. O primeiro single é a faixa “Being Strange”.

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK