Cifra Club

Morre Marcelo Yuka, integrante fundador d’O Rappa

Marcelo Yuka deixa legado incomprável (Foto/Divulgação)

O músico Marcelo Yuka, um dos fundadores do Rappa, morreu na noite da última sexta-feira (18), aos 53 anos, no hospital Quinta D’or, no Rio de Janeiro. Yuka estava internado, em coma induzido, desde o dia 4 de janeiro.

Atuando como baterista e compositor da banda, o músico ajudou a emplacar algumas das mais brilhantes músicas no cenário do pop rock brasileiro. Como poucos de sua geração, o grupo soube fazer canções críticas, contestadoras e existenciais. Em tempos tão sombrios para a sociedade brasileira, o discurso inteligente de Yuka já faz muita falta.

No ano 2000, uma fatalidade mudou os rumos da vida artística do músico: ele ficou paraplégico, logo após sofrer um assalto na Tijuca, zona norte do Rio. Após sair do grupo, em 2001, Yuka revelou sentir uma grande mágoa pelas circunstâncias em que deixara o posto. A banda seguiu em frente, sendo então liderada por Marcelo Falcão, mas atualmente está inativa.

Relembre as videoaulas que o Cifra Club fez para músicas compostas por Marcelo Yuka:

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK