Cifra Club

Cidade italiana fica em silêncio total para preservar som de violino

Uma peça feita por Stradivarius deveria ser declarada patrimônio mundial (Reprodução/Internet)

Até o próximo dia 9 de fevereiro, a cidade italiana de Cremona está sob uma ordem de silêncio quase que total. Os quase 70 mil habitantes do município nem se importam com a situação, pois o objetivo deste pedido de silenciamento geral é dos manis nobres: promover um cruzamento entre clássico e o digital e, assim, eternizar o som de violas e violinos datados dos séculos XVI e XVII.

Entre os instrumentos que serão imortalizados estão peças criadas por Antonio Giacomo Stradivari, o popular Antonius Stradivarius, considerado o mestre dos violinos.

Grande público terá acesso ao som dos instrumentos lendários (Reprodução/Internet/TripAdvisor)

A prefeitura da cidade interditou todas as ruas no entorno do Museu do Violino e solicitou aos habitantes que evitassem fazer barulhos desmaiadamente altos. O registro está sendo captado por 32 microfones de alta sensibilidade. No auditório de gravação, toda a ventilação e elevadores estão desativados e todas as lâmpadas presentes na sala de gravação foram desaparafusas para eliminar qualquer ruído.

Segundo Leonardo Tedeschi, ex-dj e fundador da empresa envolvida no projeto de conservação do som dos instrumentos, a ideia é propor “a democratização da música”.

“Os sons destes instrumentos têm estado acessíveis para uma pequena elite de espectadores de concertos, mas agora vão ficar disponíveis para o público em geral”, diz Tedeschi.

Por sua vez, o engenheiro de som Mattia Bersani concorda com o discurso de Tedeschi e reforça que “os músicos do futuro vão ter a oportunidade de gravar uma sonata com um instrumento que já estão aposentados”. Segundo ele, os sons gravados serão acessados com softwares e, a partir dessas intervenções, estarão disponíveis para serem usados em novas gravações.

Os músicos selecionados para a missão estão tocando centenas de milhares de notas individuais, durante oito horas por dia, seis dias por semana. O trabalho será concluído dentro de um período de quase 35 dias.

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK