Cifra Club

Descubra o significado de Lanterna dos Afogados, hit do Paralamas

Você sabe o que a música Lanterna dos Afogados realmente significa? Neste artigo, te contamos tudo sobre essa história e o simbolismo de sua letra!

Vários fãs de pop rock – e de outros estilos musicais – sentem sede de conhecer a essência de suas canções favoritas. Por isso, vamos voltar até os anos 80 para te contar o que há por trás da letra e do significado de Lanterna dos Afogados!

Integrantes do Paralamas do Sucesso olhando sérios para a foto
O trio veterano é responsável por grandes canções do rock nacional
(Foto: Divulgação)

Um dos hinos do Paralamas do Sucesso, Laterna dos Afogados foi lançada em 1989 como single do álbum Big Bang, quinto disco de estúdio da banda.

De lá para cá, a canção ficou eternizada no rock nacional, e a história por trás de sua letra despertou diversas camadas de interpretação e curiosidade.

Mas, então, vamos lá descobrir o significado da música Lanterna dos Afogados?

Significado da letra de Lanterna dos Afogados

Primeiramente, “Lanterna dos Afogados” é o título de um dos capítulos do livro Jubiabá, romance do imortal Jorge Amado, publicado em 1935.

A obra retrata o cotidiano das classes populares na cidade de Salvador, na Bahia. Ademais, a história é contada sob a perspectiva do personagem Antônio Balduíno, um menino criado em uma favela, que se torna um líder grevista.

O capítulo em questão retrata o bar Cais do porto. Este é o local onde esposas dos pescadores esperavam os seus maridos com lanternas, para ajudá-los a achar o caminho certo.

Voltando à letra de Lanterna dos Afogados, estamos diante de um texto que discorre sobre o drama das companheiras dos pescadores. Ou seja, os trabalhadores saem para pescar e nem sempre voltam para casa.

Nesse sentido, o risco é frequente e uma típica esposa de pescador fica aflita, em constante oração e na torcida para possa rever seu marido.

Observe as primeiras estrofes da música do Paralamas:

Quando tá escuro
E ninguém te ouve
Quando chega a noite
E você pode chorar

Há uma luz no túnel
Dos desesperados
Há um cais de porto
Pra quem precisa chegar

Eu tô na lanterna
Dos afogados
Eu tô te esperando
Vê se não vai demorar, oh


Para a esposa de um pescador, a noite é sempre muito longa. Isso porque, mesmo conhecendo a rotina diária, o medo de perder o amado sempre está presente.

Como forma de superar seus temores, essas mulheres ficam nos faróis e, por lá, esperam seus maridos.

Uma noite longa
Pra uma vida curta
Mas já não me importa
Basta poder te ajudar

E são tantas marcas
Que já fazem parte
Do que eu sou agora
Mas ainda sei me virar

Eu tô na lanterna
Dos afogados
Eu tô te esperando
Vê se não vai demorar, oh


É comum algumas pessoas interpretarem Lanterna dos Afogados como uma mensagem/indireta para o crush, por exemplo. Porém, por questões de interpretação, conclui-se que a letra da música lida mais com saudade e desespero do que com, de fato, declarações.

Como surgiu Lanterna dos Afogados?

Assim como várias outras canções maravilhosas, Lanterna dos Afogados foi composta de forma despretensiosa. Em entrevista à revista Vinho Magazine, Herbert Vianna revelou que a música surgiu em 10 minutos, enquanto andava de moto no Rio de Janeiro com sua namorada.

“Certa vez, saí com minha namorada para jantar. Sentei na moto, ela começou a conversar, mas pedi que ela não falasse mais nada, porque estava com a melodia e a letra na cabeça. Quando chegamos ao restaurante, em Ipanema, o garçom veio saber o nosso pedido. ‘Papel e caneta, rápido’, foi o que eu pedi. Naqueles 10 minutos de moto, da minha casa até o restaurante, a música foi composta”.


Deu pra sacar que a música realmente é especial, não é? Mas, para além desse significado curioso da letra de Lanterna dos Afogados, a canção também é bastante admirável musicalmente. Ou seja, o instrumental da faixa é super marcante, com cada elemento se destacando pontualmente.

Se você curte fazer um som, que tal aprender a tocar Lanterna dos Afogados no seu instrumento favorito? Se dedicar a pegar uma canção é uma ótima forma de conhecer novas técnicas e, ao mesmo tempo, ampliar o seu repertório.

Ademais, compartilhe este artigo com seus grupos de amigos e amigas! Dessa maneira, mais pessoas poderão conhecer o significado desse hino da música brasileira que é Lanterna dos Afogados!

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK