Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      10 músicas que estão entre as mais tocadas há uma década

      25 de abril de 2019 9:18 Por Gustavo Morais

      Por mais que tenhamos a sensação de hits são passageiros, há músicas que não saem de nossas mentes, corações e ouvidos. Os fundamentos que garantem tamanha relevância podem até serem explicados sob a ótica da psicologia, da sociologia e até da filosofia! Porém, o segredo do sucesso é algo realmente complicado de se desvendar. No fim das contas, só queremos curtir as canções, não é mesmo?

      Capital Inicial está entre os artistas mais tocados da música brasileira

      Capital Inicial representa o pop rock na lista das mais tocadas(Foto/Divulgação)

      Líder em distribuição de direitos autorais no Brasil, a União Brasileira dos Compositores (UBC) fez um levantamento que elenca as 100 canções mais executadas nos últimos 10 anos. Por mais que as paradas de sucesso indiquem soberania do sertanejo e do funk, a lista surpreende em vários momentos.

      Neste post, com base nos dados da UBC, vamos conhecer o Top 10 das canções que permanecem entre as mais tocadas há uma década. Eis uma baita dica para você garantir o sucesso de seu repertório, amigo leitor, pois tem videoaula na parada ;)

      1. Não quero dinheiro (só quero amar)

      Alto astral, animada e contagiante, assim como seu compositor e intérprete, o inesquecível Tim Maia. Essa canção frequenta o Top 100 há nove anos.

      Além de ser sucesso nos shows, bares de música ao vivo e rádios, essa música também é hit nas festas de casamento. Segundo o Ecad, em 2018, a música teve uma de suas maiores execuções no segmento Casa de Festas, que rankeia tais eventos.

      2. Parabéns A você

      A alta execução ao vivo em casas de festas, bares, restaurantes, boates e até algumas aparições em programas de rádio e TV garante o sucesso dessa canção.

      Parabéns a você é o momento mais esperado pela criançada em uma festa de aniversário

      Parabéns a você é uma das primeiras músicas que o ser humano aprende a cantar (Foto/freepik)

      O arranjo da versão original americana, Happy Birthday To You, já está em domínio público. Por sua vez, a letra em português do Brasil é de autoria de Bertha Celeste Homem de Melo.

      Pergunta: já pensou se tivesse cobrança por cada vez que “Parabéns a Você” é tocada ao vivo nas residências?

      3. Show das Poderosas

      Escrita por e interpretada por Anitta, esse hit do chamado pop-funk ficou cinco anos no Top 100. Diante desse fato, podemos entender que não estamos lidando com uma “modinha passageira”.

      Além de catapultar a carreira da pop star carioca rumo ao sucesso, essa canção ajudou a introduzir no DNA da música brasileira popular a questão do empoderamento feminino.

      4. Jeito Carinhoso

      Eis um hit do sertanejo e do pagode! Escrita por Allê Barboza, essa música foi gravada pela dupla Jads & Jadson, que fez dela um hit no carnaval de 2013 e, por consequência, conquistou um incontável número de execuções em shows, rádios e eventos relacionados à festa junina.

      Já em 2015, com a regravação dos pagodeiros do grupo Bom Gosto, a faixa ganhou novo fôlego nas boates, nos restaurantes de música ao vivo, rádio e TV. No fim da história, essa música passou cinco anos no Top 100.

      5. Evidências

      O hino não oficial brasileiro não saiu do ranking em nenhum dos nove anos analisados. Fruto de uma parceria dos geniais José Augusto e Paulo Sérgio Valle, a interpretação mais conhecida foi registrada por Chitãozinho & Xororó.

      Evidências foi a música que aproximou o rock da Fresno com o sertanejo de Chitão & Xororó

      Evicências fez com que o rock da Fresno encontrasse o sertanejo de Chitãozinho & Xororó (Foto/Internet)

      Independente das várias gravações, a canção tem alto índice de execução ao vivo em festas de casamento, bares e restaurante com música ao vivo, shows e rádios.

      6. Praieiro

      Gravada por Jammil e Uma Noites e escrita por Mano Góes, essa canção também frequenta o Top 100 em todos os anos analisados. Sucesso inconfundível do axé, tem o clima alto pra cima, divertido e alto astral do verão.

      Trata-se de uma canção que tem um expressivo número de execuções no segmentos de rádio, shows e, sobretudo, carnaval.

      7. Meu Erro

      Apesar de ter sido lançada lá em 1985, figura nos nove anos do Top 100 da última década! Escrita por Herbert Vianna, inevitavelmente, é uma das canções mais conhecidas d’Os Paralamas do Sucesso. O alto número de regravações também garantem a sobrevivência da canção no ranking.

      Os Paralamas do Sucesso tocaram Meu Erro, em janeiro 1985, no Rock in Rio I

      Meu Erro já era hit no Rock in Rio I, em 1985 (Foto/Internet)

      Como é um dos hits mais populares do chamado BRock [pop rock nacional dos anos 80], essa música é hit nas rádios. É presença garantida também no repertório de músicos da noite, que com seus trabalhos apresentam Meu Erro em festas de casamentos, bares e restaurantes ao vivo.

      8. Garota de Ipanema

      Estamos falando de uma obra que é Top 2 entre as músicas brasileiras mais famosos ao redor do mundo, dividindo o posto com Aquarela do Brasil, de Ary Barroso. Criação dos imortais Tom Jobim e Vinicius de Moraes, essa mítica canção traduz a bossa nova e simboliza o lado feliz do “sonho brasileiro”.

      Seis anos no ranking analisado, essa música tem bastante execução ao vivo nos bares e restaurantes shows, rádios e TV.

      9. Primeiros Erros

      Composta e lançada por Kiko Zambianchi, em meados dos 80, essa música voltou do limbo quando foi gravada pelo Capital Inicial, no Acústico MTV, em 2000.

      Com a força do Capital no cenário pop rock, a canção está há nove anos no Top 100. Ela permanece popular nas rádios, TV, shows, bares e restaurantes de música ao vivo.

      10. Asa Branca

      Há oito anos consecutivos, impera nas festas juninas e quadrilhas. É a música dos “são-jões nordestinos” por excelência. Criação de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, a canção traduz o sofrimento dos brasileiros que vivem os perrengues do sertão, mas que jamais abandonam a fé.

      E agora que você já tá sabendo qual é o Top 10 das músicas mais tocadas há 10 anos, que tal conferir os hits quem bombaram em 2009? Ah, e não se esqueça de compartilhar o link deste post por aí! Além de conter informações bacanas sobre cultura pop, este conteúdo é um ótimo termômetro para a galera sentir as tendências do mercado fonográfico ;)