Cifra Club

Rapidíssimas: Imagine Dragons supera Queen, a força do metal e mais

E já que sextou, tá na hora de relembrar os rolês que andaram bombando no universo da música. Como todo dia acontece muita coisa, não tem jeito de acompanhar tudo. E é aí que entra em cena a coluna Rapidíssimas, o boletim musical mais maneiro da internet 😉

No post de hoje, vamos conversar sobre o Queen ter perdido um importante prêmio da música. Também iremos curtir o novo som do Noel Gallagher, além de comprovar a força do heavy metal.

Preparado, amigo leitor? Se ajeite aí e continue com a gente, pois, o conteúdo tá top demais!

Queen perdeu a majestade?

Na noite da última quarta (1º), rolou a cerimônia do Billboard Music Awards 2019, uma das premiações mais importantes do mundo da música. Como não poderia ser diferente, o vencedor de uma das principais categorias fez com que uma enxurrada de reclamações tombasse as redes sociais.

Fãs do Queen não concordam com vitória do Imagine Dragons

Imagine Dragons destrona Queen em premiação da Billboard (Foto/Internet)

Tanto falatório foi porque o Imagine Dragons faturou o prêmio de Melhor Banda de Rock. A banda liderada por Dan Rynolds deixou pra trás a banda Queen, uma das maiores de todos os tempos. E, assim, as redes sociais foram invadidas por comentários de desgosto, desaprovação e decepção, que variam entre mensagens depreciativas, e outras que apenas expressam a opinião de que a banda vencedora “nem é rock”.

Novidade no mundo Gallagher

Feliz com seus caminhos profissionais, Noel Gallagher parece cada vez mais desinteressado em retomar com os trabalhos do Oasis. Nesta semana, a banda Noel Gallagher’s High Flying Birds lançou a faixa Black Star Dancing.

Noel Gallagher está com os dois pés no presente e lança música nova

Noel Gallagher apresenta boas referências em novo single (Foto/Internet)

Segundo Noel, a canção tem influências de David Bowie, INXS, U2, Queen, Indeep e ZZ Top. “A música é bem ‘bacana’. Não são palavras minhas, mas sim de Nile Rodgers que literalmente dançou no estúdio quando ouviu [a música]”, disse.

Black Star Dancing faz parte de um EP de mesmo nome que chegará às lojas no dia 14 de junho. Além do formato digital, o trabalho será lançado em vinil de 12 polegadas.

A força do heavy metal

Não é o funk/pop da Anitta, nem o reggaeton e menos ainda o bom e velho rock and roll. Segundo um estudo de estatísticas da TuneCore, uma plataforma independente de distribuição de música digital, o estilo de música que mais cresce no mundo é o heavy metal.

Fãs de heavy metal fazem o estilo crescer

A turma da camisa preta realmente faz a diferença no mercado (Foto/Pexels)

Segundo a revista  Loudwire, a TuneCore usou dados de seu serviço de streaming para mensurar o crescimento de cada gênero. De acordo com a frieza dos números, o heavy metal teve um aumento de 154% nas reproduções, ficando à frente também dos badalados J-Pop e R&B/Soul.

Confira o top 5 abaixo:

  • Heavy metal – 154%
  • J-Pop – 133%
  • R&B/Soul – 68%
  • K-Pop – 58%
  • World music – 57%

O resultado não significa que o gênero seja o maior do mundo. Na real, o metal tem apenas uma taxa de crescimento maior em relação aos outros tipos de música. Estilos como o R&B/Soul já são gigantes há décadas. Logo, suas taxas de crescimento tendem a ser menores após uma estabilização de porte.

Pérola do Aerosmith

O Aerosmith fez uma performance especial da música Movin’ Out, durante um show da temporada como residente de um cassino em, Las Vegas. A canção foi composta há 50 anos e marcou estreia da parceria de Steven Tyler com Joe Perry. Como se sabe, desde então os “toxic twins” continuaram trabalhando juntos, e fizeram alguns dos maiores hits do hard rock.

Joe Perry e Steven Tyler: 50 anos de parceria

Parceria de Joe e Steven resistiu ao teste do tempo (Foto/Pexels)

“Cinquenta anos da história do Aerosmith em um momento especial. Da primeira música composta até Las Vegas – e ainda não acabamos!”, celebrou a banda, ao divulgar um vídeo com um trecho da performance em suas redes sociais.

Dê o play e confira o resultado:

#DeuRuim, hein Taylor Swift?!

O novo clipe de Taylor Swift, ME!, se tornou alvo de polêmica. Nesta semana, repentinamente, o vídeo teve 10 milhões de visualizações deletadas do YouTube. A plataforma de streaming de vídeos identificou o uso de robôs para fazer o clipe bombar. Com o flagrante, os números de ME! caíram de 34 milhões para 24 milhões de views.

Clipe marca dueto de Taylor Swift com Brendon Urie, do Panic At The Disco

“Pente fino” do YouTube pegou novo clipe da Taylor (Reprodução)

A punição por parte do YouTube repercutiu entre os fãs da cantora. Apesar de ficar triste com o castigo, a galera se uniu para gerar visualizações reais para o clipe. O mutirão parece ter dado resultados, pois, no momento do fechamento deste post, o vídeo já estava com mais de 131,7 milhões de views.

Se você quiser dar um help, basta clicar no play e conferir o vídeo:

Nota da redação

Nesta semana, a música brasileira lamentou a morte da cantora Beth Carvalho. A madrinha do samba não resistiu às complicações de uma infecção generalizada. Ela contava 72 anos e deixa um legado irretocável. Já que Beth não queria uma despedida triste, que tal ouvirmos esta playlist especial e, juntos, celebrarmos essa obra tão magnífica?!

Ah, e não deixe de compartilhar o link deste post por aí. Precisamos do seu help para a deixar a galera das redes sociais cada vez mais bem informada 😉

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK