Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      As melhores músicas nacionais para fazer serenata

      7 de maio de 2019 10:37 Por Gustavo Morais

      Se você toca violão, certamente já pensou em fazer uma serenata para alguém. Se você não é da turma cordas, mas gosta bastante de música, inevitavelmente, já quis receber uma serenata ;) Não é mesmo?

      Serenata é uma performance musical para prestar homenagem

      Serenata é uma performance de música cativante (Foto/Internet)

      Por mais que seja usada para prestar homenagens ou manifestar sentimentos, esse tipo de performance musical motiva várias dúvidas. Muita gente não se sabe, por exemplo, o real conceito da coisa. Tantas outras pessoas, por suas vezes, não conseguem definir um repertório bacana para fazer serenata.

      Se esses questionamentos acima fazem parte de seu cotidiano, você está no lugar certo! Neste post, além de conversarmos sobre alguns aspectos históricos, nós iremos te dar discas e sugestões para a escolha das melhores músicas nacionais para fazer aquela serenata que seu crush tanto deseja. Vamos nessa?

      A serenata clássica

      Com origens em meados do século XVIII, a serenata é uma performance musical em honra de alguém. Com perfil bastante romântico, as serenatas tendem a ser calmas, musicalmente leves, e abrangem trechos musicais de pequena duração, usualmente cantados e tocados à noite, de preferência debaixo de uma janela.

      Entre os exemplos mais famosos da serenata do século XVIII estão os do austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, geralmente peças instrumentais, escritas para ocasiões especiais, como as feitas sob encomenda para cerimônias de casamento. Entre outras obras famosas, o lendário compositor deu ao mundo a Serenata Notturna, e um de seus mais famosos trabalhos, Eine Kleine Nachtmusik.

      No século XIX, a serenata passou a ser um trabalho de concertos, menos associado ao desempenho ao ar livre para ocasiões honorárias. Os compositores começaram a escrever peças para outros conjuntos. Entre os grandes autores das serenatas em estilo romântico estão Ludwig van Beethoven, Franz Schubert, Richard Strauss, e Jean Sibelius.

      O papel do violão no rolê

      Os compositores Dvořák (República Tcheca), Tchaikovsky (Russia) e Edward Elgar (Inglaterra) estão entre os que escreveram serenatas para instrumentos de cordas. Nas tradições portuguesas e latinas, existem diversos tipos de grupos musicais que tocam serenatas, principalmente os grupos de fado.

      Fernando Marques Ensemble, renovação do fado de Coimbra.

      Projeto Fernando Marques Ensemble, grupo de fado de Coimbra (Foto/Divulgação)

      Em vários países da América Latina, como Colômbia, Cuba, México, Paraguai, Argentina, o termo “serenata” refere-se às performances executadas, geralmente à noite, por um típico conjunto de cordas que toca música tradicional. E é aí que entram em cena, por exemplo, os famosos mariachis mexicanos, especialistas em apresentar canções para que um homem possa expressar sentimentos variados, geralmente de amor, gratidão ou desejo de reconciliação.

      A serenata moderna

      Como está relacionada às causas afetivas, a serenata resistiu bravamente ao teste do tempo. Por mais que o mundo moderno é mais concreto do que romântico, o estilo atravessou o século XX e continua vivo nos dias de hoje.

      Trovadores Urbanos fazem serenata de forma profissional

      Trovadores Urbanos estão há quase 30 anos fazendo os mais variados tipos de serenatas (Foto/Divulgação)

      Com a evolução natural das coisas, no entanto, os tipos de se fazer serenata foram sendo adaptados. Porém, independente das mudanças, as serenatas continuam impressionando e satisfazendo os mais cariados públicos possíveis.

      No Brasil, o grupo Trovadores Urbanos é especialista em serenatas. Formado pelos músicos Maída Novaes, Juca Novaes, Eduardo Santhana e Valéria Caram, seresteiros desde a infância, o grupo fez sua primeira serenata no dia 12 de junho de 1990. De lá pra cá, o quarteto gravou oito CDs,  dois DVDs e cantou em trilhas sonoras para programas e novelas.

      Atualmente uma equipe de mais de 50 músicos se revezam nas apresentações dos Trovadores espalhadas pelo Brasil afora. Com a larga experiência, o grupo é fonte inesgotável de ideias para homenagear, impressionar, promover, incentivar ou emocionar as pessoas.

      Sugestão de repertório

      Agora que chegou até aqui, você percebeu que os motivos para se fazer uma serenata são infinitos. Sendo assim, a seleção de repertório vai de acordo com a necessidade e perfil da homenagem.

      Leo Eymard é um seresteiro nostálgico

      Leo Eymard tem um repertório bem bacana para fazer serenata (Foto/Divulgação)

      Segundo o músico Leo Eymard, instrutor de violão do Cifra Club, as serenatas mais legais são as que embarcam em uma onda nostálgica. Diante de sua sabedoria, Leo indica um TOP 5 de músicas nacionais perfeitas para uma boa serenata:

      Por sua vez, os Trovadores Urbanos optam por criar um repertório especial para cada tipo de homenagem. Se a serenata for para um pedido de reconciliação, por exemplo, eles podem tocar  Sozinho, famosa na voz de Caetano Veloso; e Volta, clássico de Lupicínio Rodrigues. Já para declaração de amor, o quarteto sugere Você, soul balada de Tim Maia, e Pela Luz dos Olhos Seus, do maestro Tom Jobim.

      A questão de repertório é muito levada a sério em uma serenata. Por essas e outras, os Trovadores têm na manga sets voltados para canções contemporâneas e hits do pop. Entre outras, o grupo apresenta Bem Que Se Quis, da diva Marisa Monte; Oceano, do mestre Djavan; Todo Sentimento, do poeta Chico Buarque; e À Sua Maneira, da banda Capital Inicial.

      Como você viu linhas acima, listamos mais de 10 músicas nacionais para você montar seu repertório de serenata. As sugestões partiram de especialistas e, sendo assim, não tem como #DarRuim! Agora, basta ensaiar, preparar o coração e usar canções maravilhosas para expressar os mais variados tipos de sentimentos.

      Ah, e não se esqueça de compartilhar o link deste post por aí. Com certeza, muita gente do seu Face e do seu WhatsApp também quer fazer aquela homenagem musical para o crush ;)