Cifra Club

Conheça o Stompai, aplicativo que coloca a bateria na ponta do seu pé

Stompai, uma bateria na ponta do pé

Stompai resolve a vida de músicos, compositores e artistas de rua (Foto/Divulgação)

Descolar o baterista ideal pra uma gig, ou para um ensaio ou até mesmo para uma rodada de composições, nem sempre é fácil. Você aí, que é músico, já passou por algo parecido? Fique sabendo, então, que uma startup americana desenvolveu a solução digital para esse problema.

Liderada por uma equipe de músicos, desenvolvedores, inovadores e criadores, a empresa Stompai criou o aplicativo que te dá o som de uma bateria sem um baterista. Batizado com o nome da startup, o app detecta o movimento do pé do usuário e reproduz dois sons diferentes.

Como funciona

O app funciona como um pedal e utiliza o acelerômetro, componente eletrônico que mede a inclinação e movimento – também é capaz de detectar gestos, tais como balançar ou agitar o aparelho-, do seu smartphone para disparar sons de bateria. Na prática, quando o usuário bate os pés, a tecnologia lê a mensagem e ativa o som.

Stompai é uma tecnologia que ajuda muitos músicos solitários

Stompai ainda não está disponível para Andorid (Foto/Divulgação)

O recurso é totalmente personalizável. É possível atribuir diferentes sons a movimentos com os dedos do pé e calcanhar. Deste modo, é possível alternar entre bumbo, caixa ou outras samples de percussão. Além das peças clássicas da batera, o Stompai vem equipado com sons de palmas, pandeiros, chocalhos e muitos outros. Para prender o smartphone no pé o usuário precisa de um suporte, que é impresso em 3D.

Dê o play e veja uma interação dos elementos do banco de áudios do aplicativo:

Muito interessante esse rolê, não é mesmo? Apesar de ser uma ótima ferramenta, o Stompai só está disponível para iOS. A versão para Android está em fase de desenvolvimento.

A Stompai chegou a pensar em expandir as funcionalidades do aplicativo. O propósito era financiar a produção em grande escala dos suportes personalizados, para impressão 3D, além de buscar verbas para investir no desenvolvimento de uma opção de funcionamento via Bluetooth. Porém, como não conseguiu arrecadar o apoio necessário, a startup teve que suspender o financiamento coletivo.

Abaixo, você confere um uso prático do Stompai:

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK