Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Conheça o Stompai, aplicativo que coloca a bateria na ponta do seu pé

      20 de maio de 2019 12:06 Por Gustavo Morais
      Stompai, uma bateria na ponta do pé

      Stompai resolve a vida de músicos, compositores e artistas de rua (Foto/Divulgação)

      Descolar o baterista ideal pra uma gig, ou para um ensaio ou até mesmo para uma rodada de composições, nem sempre é fácil. Você aí, que é músico, já passou por algo parecido? Fique sabendo, então, que uma startup americana desenvolveu a solução digital para esse problema.

      Liderada por uma equipe de músicos, desenvolvedores, inovadores e criadores, a empresa Stompai criou o aplicativo que te dá o som de uma bateria sem um baterista. Batizado com o nome da startup, o app detecta o movimento do pé do usuário e reproduz dois sons diferentes.

      Como funciona

      O app funciona como um pedal e utiliza o acelerômetro, componente eletrônico que mede a inclinação e movimento – também é capaz de detectar gestos, tais como balançar ou agitar o aparelho-, do seu smartphone para disparar sons de bateria. Na prática, quando o usuário bate os pés, a tecnologia lê a mensagem e ativa o som.

      Stompai é uma tecnologia que ajuda muitos músicos solitários

      Stompai ainda não está disponível para Andorid (Foto/Divulgação)

      O recurso é totalmente personalizável. É possível atribuir diferentes sons a movimentos com os dedos do pé e calcanhar. Deste modo, é possível alternar entre bumbo, caixa ou outras samples de percussão. Além das peças clássicas da batera, o Stompai vem equipado com sons de palmas, pandeiros, chocalhos e muitos outros. Para prender o smartphone no pé o usuário precisa de um suporte, que é impresso em 3D.

      Dê o play e veja uma interação dos elementos do banco de áudios do aplicativo:

      Muito interessante esse rolê, não é mesmo? Apesar de ser uma ótima ferramenta, o Stompai só está disponível para iOS. A versão para Android está em fase de desenvolvimento.

      A Stompai chegou a pensar em expandir as funcionalidades do aplicativo. O propósito era financiar a produção em grande escala dos suportes personalizados, para impressão 3D, além de buscar verbas para investir no desenvolvimento de uma opção de funcionamento via Bluetooth. Porém, como não conseguiu arrecadar o apoio necessário, a startup teve que suspender o financiamento coletivo.

      Abaixo, você confere um uso prático do Stompai: