Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      5 videoaulas para estudar técnicas e repertório de baixo elétrico

      23 de maio de 2019 8:59 Por Gustavo Morais

      O baixista é um músico tão importante quanto qualquer outro

      Ah, esse gigante de quatro cordas (Foto/Internet)

      Bem menos glamourizado do que a guitarra, o baixo de total importância para a música popular. Com sua sonoridade grave, pulsante e arrasadora, esse simpático instrumento também é responsável direto pelas batidas e levadas dos hits que a gente tanto adora ouvir.

      Você aí que gosta de rock já imaginou, por exemplo, como seria curtir um som sem os talentos de Geddy Lee, Larry Graham, Paul McCartney, Flea, John Paul jones e vários outros [a lista é infinita]? Na melhor das hipóteses, seria estranho! Por essas e outras, o Cifra Club incentiva e apoia o aprendizado desse instrumento tão fascinante!

      Neste post, nós vamos te indicar cinco músicas com baixo marcante. Estamos falando de canções que além de te ajudar a aprimorar suas técnicas, são hits atemporais e não podem faltar no seu repertório.

      Prepare o seu equipamento por aí, afine suas quatro [ou seis] cordas e fique ligado no papo reto que o nosso querido Naldão tem pra você!

      1. Na base do slap

      A música de abertura do primeiro e único disco dos saudosos Mamonas Assassinas é uma baita sessão de slaps. Em 1406, o então baixista Samuel Reoli desfilou um incrível apuro técnico e imortalizou um dos arranjos de baixos mais bem executados do rock nacional dos anos 90.

      2. Groove nosso de cada dia

      Na história recente da cultura pop, o duo Daft Punk tem cumprido o papel de introduzir o groove nas mentes e corações do público jovem. O responsável por esse grooveria toda é o baixista Nathan East, um cara acostumado a trabalhar com Eric Clapton, Stevie Wonder, Satriani, entre outras feras.

      3. Palhetas pedem passagem

      Quem disse que palheta é coisa de violão e guitarra? Por mais que não seja usual, esse objeto que a gente adora perder também é útil para baixistas. Nesse hit do Sepultura, por exemplo, você encontra um baita exercício para treinar o uso de palheta. E lembre-se: tocar metal, não é só tacar os dedos nas cordas e fim de papo!

      4. Nas ondas do axé

      O axé é um dos ritmos mais complexos de tocar. Trata-se de uma musicalidade cheia de nuances, batidas quebradas e muito swing! Na aula a seguir, você vai experimentar esse estilo de som que mistura música latina, africana e, sobretudo, brasileira!

      5. Virtuosismo em alta

      O Iron Maiden é uma das bandas mais importantes e longevas de sua geração. Parte da importância dos gigantes do metal está nas quatro cordas de Steve Harris, que toca como se fosse um guitarrista. A faixa Fear Of The Dark é uma ótima “porta de entrada” para quem deseja estudar as técnicas peculiares de um dos baixistas mais carismáticos e talentosos da história.

      Curtiu as aulas com o Naldão? Toca “quase nada” esse cara, hein? Fala sério! ;) Mas continue por aqui, pois tem mais material pra você! Neste link, por exemplo, tem outras músicas com baixo marcante pra dar um gás no seu repertório.

      Naldão é músico e instrutor do Cifra Club

      Reginaldo Costa, o popular Naldão, músico e instrutor de baixo do Cifra CLub (Foto/Internet)

      E se você quiser aprimorar sua técnica ainda mais, se liga só na seleção de videoaulas que preparamos pra você: