Cifra Club

Os principais vícios e manias que te impedem de evoluir no violão

Confira 3 vícios e manias que travam sua evolução no violão e pare já de cometê-los!

Na música, bem como na vida em geral, somos todos eternos alunos. Seja qual for o nível de aprendizado nas seis cordas, você sempre poderá estar sujeito aos vícios e manias que impedem a evolução no violão.

Músico tocando um violão preto
Que tal eliminar os vícios e as manias que travam sua evolução no violão? (Foto: Reprodução/Freepik)

Errar é humano, de fato. Mas corrigir tais erros, inevitavelmente, é uma atitude mais humana ainda. Nesse sentido, vamos refletir sobre os comportamentos que estagnam o nosso desenvolvimento musical e como parar de praticá-los.

Portanto, afine suas cordas, separe suas palhetas e vamos lá!

3 vícios e manias que travam sua evolução no violão

O propósito deste artigo é te ajudar a se livrar de maus hábitos no instrumento. Por exemplo, comportamentos que não te deixam aprimorar uma técnica, ou até tocar músicas mais complexas.

E aí? Tudo pronto para conferir os principais vícios e manias no violão?

1. Má postura (coluna encurvada)

Eis uma mania bem comum, sobretudo entre os iniciantes no violão. Com o objetivo de conseguir ver as notas no braço do instrumento, o estudante pode desenvolver uma má postura ao tocar.

Ou seja, é comum deixar a coluna encurvada (em forma arqueada). Além de impedir uma melhor performance, essa postura pode causar problemas ortopédicos a médio/longo prazo.

Mulher tocando com má postura, uma das manias e vícios no violão
A coluna arqueada é ruim para a saúde e, consequentemente, para o aprendizado musical (Foto: Reprodução/Pixabay)

Para corrigir essa situação, o ideal é pensar na relação de conforto e ergonomia. Sendo assim, encontre uma posição em que você fique nem muito reto nem arqueado.

Antes de começar seus estudos – e também quando terminar -, separe uns minutinhos para fazer fazer alongamentos! Além disso, não se esqueça de que as atividades físicas são muito bem-vindas na rotina dos músicos.

2. Parar de tocar durante a troca de acordes

Estamos falando de uma das manias mais comuns entre os iniciantes. Aliás, se esse vício não for solucionado a tempo, pode acabar virando um comportamento comum até quando você já tiver anos de prática no instrumento.

Há uma regrinha que é fundamental para corrigir as pausas entre a troca de acordes: a mão que aperta as cordas deve se adequar à mão que propõe a batida, nunca o contrário. Sendo assim, se você for destro, quando estiver executando um ritmo na mão direita, não pare quando trocar o acorde com a mão esquerda.

Um exercício básico para isso é começar tocando uma batida simples (por exemplo, ↑ ↓ ↑ ↓) e escolher dois acordes fáceis, como E e A. Toque o primeiro acorde usando a batida, de 3 a 5 vezes. Em seguida, troque de acorde sem parar de executar a batida. Mesmo que você se atrapalhe com a troca, continue tocando a levada.

Conforme for praticando esse exercício, pouco a pouco você perceberá a adequação entre as mãos.

3. Posicionamento das mãos

Um dos principais vícios que te impedem de evoluir no violão ou na guitarra é a má posição das mãos. Observe, a seguir, alguns probleminhas que podem e devem ser evitados.

Mão dos acordes

O dedo deve ser posicionado de modo que o centro da ponta do dedo pressione as cordas. Procure manter a mão levemente abaulada, sem curvatura acentuada no punho. Dessa forma:

Dedos de um músico na guitarra
Posicionamento correto da mão que aperta as cordas (Foto: Reprodução/Pexels)

Muito cuidado com a formação de pestanas! O polegar é um ponto de apoio, ou seja, não há necessidade de imprimir força entre ele e o indicador. Nesse sentido, pense nesses dedos como o formato de uma pinça.

Ademais, lembre-se que a força vem da parte da frente da mão em direção ao seu corpo, nunca entre os dedos.

É bem comum colocar o dedo médio sobre o indicador na hora de montar a pestana. Essa mania, inclusive, facilita a execução. O grande problema, no entanto, é que não tem como montar todos os acordes com essa forma. Logo, recomenda-se o treino de pestanas sem o dedo 2 sobre o dedo 1.

Ainda sobre a pestana, posicione o dedo levemente virado para a esquerda. Isso significa que a lateral do dedo é a parte que deve tocar nas cordas. Por fim, deixe-o próximo ao traste seguinte.

Mão da batida

Pode ser que você ache esse assunto meio chato, mas tenha a certeza de que o correto posicionamento das mãos te ajudará a tocar sem se cansar. Como resultado, as músicas serão executadas com menos dificuldade!

Aqui vão algumas dicas relacionadas à mão que executa a batida no violão:

  • Não deixe os dedos retos ou o polegar dobrado;
  • Evite manter a mão muito próxima do instrumento;
  • Deixe a mão em forma de arco, como se você estivesse segurando uma bola;
  • O punho precisa manter uma linha sutil e constante, de modo que não fique inclinado nem pra cima nem para baixo.

Agora você já está por dentro dos vícios e das manias que atrapalham seu progresso no violão! Por fim, saiba que nosso objetivo aqui foi te ajudar a explorar seu potencial da melhor forma possível.

Por isso, temos uma dica de ouro no final, para você garantir um estudo musical de qualidade, eficiente, facilitador e por um preço acessível: conheça já o curso de violão do Cifra Club Academy!

Na nossa plataforma de ensino online, você turbinará sua evolução no instrumento, com aulas completas sobre técnicas, batidas e muito repertório.

Se liga só nos benefícios de assinar o Cifra Club Academy:

  • Aprendizado com instrutores qualificados;
  • Materiais de apoio;
  • Estudar de onde e quando quiser (basta ter internet);
  • Com uma assinatura, acesso a todos os cursos da plataforma (são mais de 10);
  • Lives exclusivas para tirar dúvidas;
  • Canal exclusivo no Telegram;
  • Acesso ao Cifra Club Pro.

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK