Cifra Club

Confira as melhores dicas para cuidar das cordas de seu instrumento

Trocar as cordas de um violão, tarefa comum na vida de um músico

O cuidado com as cordas do instrumento é fundamental na vida de um músico (Foto/Internet)

Em escala um pouco menor do que a perda de palhetas, a questão do cuidado com as cordas também é um dilema na vida de guitarristas e violonistas. Na vida do músico, iniciante ou não, sempre rola aquela preocupação quanto à durabilidade, cuidados básicos e manutenção de um encordoamento.

Leia mais:

Neste post, você vai encontrar um compilado de videoaulas sobre cordas. São vídeos práticos, intuitivos e bastante explicativos. Depois de conferir este material, os seus cuidados com uma das partes mais impostantes de seu instrumento musical serão mais fáceis e eficientes.

Trocando as cordas de nylon

Além de te ensinar como trocar as cordas de seu violão de nylon com mais segurança, o genial Gustavo Fofão dá altas dicas de como manter a afinação mais instável e, também, explica como manter a longevidade de uma corda.

Verificando a altura das cordas

Todos nós, inclusive este que vos escreve, já passamos pela situação de não conseguir tocar direito por causa da altura das cordas. Fica difícil de apertar as cordas, montar acordes, sobretudo a partir da 7ª casa. No vídeo abaixo, o talentosíssimo Leo Eymard dá umas dicas de como verificar esse rolê!

Evitando a quebra das cordas de aço

Nos violões com cordas de aço, na maioria dos casos, é comum as cordas ficarem presas na pestana do instrumento. Esse probleminha típico colabora bastante para que a corda se quebre. No vídeo a seguir, você vai aprender maneiras de resolver isso!

Trocando as cordas da sua Stratocaster

Ok, você acabou de comprar a sua guitarra Stratocaster! Parabéns pela escolha, inclusive 😉 Em algum momento, como em qualquer outro instrumento, as cordas de sua guitar terão que ser trocadas. Como esse processo em uma Strato é um tanto quanto diferente, o Gustavo Fofão tem uns macetes para te passar!

O equilíbrio entre os pino e cordas

Já aconteceu de você trocar as cordas de um violão folk e o pino que segura uma das cordas ficar frouxo? Esse problema é bem desagradável, mas o vídeo a seguir te ajuda a entender essa questão.

E agora que você já sabe como cuidar melhor das cordas de seu instrumento, que tal conhecer o projeto Como Tocar Violão? Trata-se do curso de violão online e gratuito do Cifra Club.

Vem aprender com os professores do Cifra Club (Foto/Internet)

Se quiser saber mais sobre o curso que vai te transformar no “Rei da rodinha de violão”, isto é, o cara que vai animar todas as festas, viagens com galera, acampamentos e luaus, aqui neste link você encontra todas as informações.

Ah, e não se esqueça de compartilhar este post e marcar seus amigos que também precisam saber mais informações sobre cuidados e manutenções das cordas de um violão ou guitarra 😉

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK