Cifra Club

Músicas sobre o meio ambiente: aprenda a tocar as melhores

Tocar músicas sobre meio ambiente é um baita exercício de cidadania. Quando pensamos nessa causa, inclusive, precisamos lembrar que 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta data começou a ser comemorada no ano de 1972, em Estocolmo, capital da Suécia.

Guilherme Arantes, cantor e compositor, com a mão no queixo

Guilherme Arantes gravou um verdadeiro hino das causas ambientais e ecológicas (Foto/Vania Toledo)

A data foi criada com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente. Além disso, a ideia era alertar governos e populações acerca dos perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do nosso planeta.

Agora que já fizemos nossa pequena contextualização, chegou a hora de aprender a tocar algumas das melhores canções sobre o tema.

Músicas sobre o meio ambiente

Na sua condição de linguagem universal, a música também tem seu lado ativista. Neste post, vamos conversar sobre 6 músicas brasileiras que refletem sobre essa causa primordial para a nossa sobrevivência. Dá só uma olhadinha na seleção que preparei para a gente curtir:

  • Manguetown
  • Quanto Vale?
  • Planeta Água
  • Xote Ecológico
  • Herdeiros do Futuro
  • Planeta Azul

Viu só como a listinha é democrática? Tem conscientização sobre meio ambiente para todos os gostos e sabores musicais. Bora lá conferir esses sons?

1. Manguetown – Chico Science & Nação Zumbi

Surgida em Recife (PE), a banda liderada pelo saudoso Chico Science revolucionou o rock nacional dos anos 90. Ao lado do grupo Mundo Livre S/A, a Nação inaugurou o manguebeat, movimento musical de contracultura que critica o descaso econômico-social que emoldura o mangue. A sonoridade mistura ritmos regionais, como o maracatu, com rock, hip hop, funk americano e música eletrônica.

A letra de Manguetown aborda a questão dos manguezais, que são áreas úmidas distribuídas em quase toda a costa brasileira. Boa parte desses manguezais está situada em unidades de conservação que permitem o uso sustentável de recursos, como o caranguejo, que são importantes para a economia das populações ribeirinhas. Acontece que a saúde desses ecossistemas está ameaçada devido à poluição, superexploração da pesca, urbanização, entre outros fatores. Nessa ótima canção, a banda canta sobre como o lixo, a população e os caranguejos compartilham o mesmo espaço.

Confira a cifra de Manguetown, clássico de Chico Science & Nação Zumbi

2. Quanto Vale? – Djambê

Em novembro de 2015, a região de Mariana (MG) protagonizou um dos maiores desastres ambientais dos nossos tempos. Na ocasião, a ruptura de uma barragem da mineradora Samarco, controlada pela dobradinha ValeBHP Billiton, liberou algo em torno de 39 milhões de metros cúbicos de rejeito. Como consequência, a bacia do Rio Doce foi severamente afetada.

Por motivos desconhecidos, os pesos pesados da música mineira pouco usaram de sua arte para denunciar e protestar contra o ocorrido. Felizmente, a banda Djambê, expoente da cena independente da cidade do Clube da Esquina, decidiu tomar partido da situação. E foi nesse cenário que o grupo lançou a faixa Quanto Vale?, uma das músicas sobre meio ambiente que jamais será esquecida.

Confira a cifra de Quanto Vale?, música da banda Djambê!

3. Planeta Água – Guilherme Arantes

Na estrada desde os anos 70, o paulistano Guilherme Arantes é uma das figuras mais importantes do pop rock brasileiro. Além de exímio pianista, Arantes também brilha como produtor, compositor, cantor e arranjador.

Em 1981, Guilherme foi um dos finalistas do Festival MPB-Shell. Na ocasião ele defendeu a música Planeta Água, uma faixa autoral, cuja letra é fundamental pata a conscientização acerca do combate à destruição da natureza e da preservação ao meio ambiente. Com versos simples, mas cheios de simbologia, a canção descreve o percurso da água, o recurso natural mais fundamental para a existência humana. A faixa também denunciou o descaso das políticas públicas a respeito do nosso bem mais precioso. Quase 40 anos depois, a situação não mudou muito, isto é, o vídeo abaixo também é indicado para a turma lá do Congresso.

Aprenda a tocar Planeta Água, de Guilherme Arantes, hino da música brasileira!

4. Xote Ecológico – Luiz Gonzaga

O pernambucano Luiz Gonzaga foi um dos mais importantes cronistas da realidade nordestina. Autor de clássicos atemporais da música brasileira, Gonzagão soube transformar em música todas as dores e esperanças vividas pelo povo do sertão.

No último ano de sua carreira e também de vida, o rei do baião mandou um importante recado para o mundo. Trata-se Xote Ecológico, uma canção cuja letra reflete sobre a qualidade de vida que resultou da destruição que o homem impôs à natureza. De quebra, a música também homenageia Chico Mendes, o ativista que foi barbaramente assassinado por indivíduos que defendiam interesses criminosos.

Confira a cifra do Xote Ecológico, sucesso do eterno Luiz Gonzaga!

5. Herdeiros do Futuro – Toquinho

O paulista Toquinho é um dos grandes ícones da MPB. Além de cantor, compositor e violinista acima da média, esse artista emplacou incontáveis clássicos no cancioneiro da música brasileira popular.

Leia também: Você conhece o significado da música Aquarela? Venha descobrir

Toquinho também é um mestre na arte de criar canções orientadas ao público infantil. Em 2002, o artista transformou em música a sua intenção de contemplar um futuro melhor para o ser humano e seus semelhantes. Naquele ano, ele lançou a canção Herdeiros do Futuro, faixa que coloca na mente das crianças a questão da convivência saudável e os cuidados com o planeta.

Não perca de vista a cifra de Herdeiros do Futuro, de Toquinho!

6. Planeta Azul – Chitãozinho & Xororó

A dupla Chitãozinho & Xororó dispensa quaisquer apresentações, né? Esses verdadeiros mitos da música sertaneja lançaram, em 1991, o álbum Planeta Azul, o disco sucedeu o trabalho Cowboys do Asfalto, a obra que imortalizou o hit Evidências. Que responsa, hein? O melhor de tudo, como não poderia ser diferente, é que os irmãos paranaenses mantiveram o alto nível de qualidade 😉

De volta ao Planeta Azul… a gente esbarra na faixa que batiza a obra. Trata-se de uma canção que, de certa forma, resgatou a tradicional preocupação acerca dos cuidados com a natureza, característica tão marcante nas duplas caipiras e sertanejas mais tradicionais. Na letra de Planeta Azul, Chitão e Xororó dão a real sobre os estragos e desastres que o “bicho humano” sistematicamente faz na ecologia, no meio ambiente e na terra em que vivemos.

Dê o play e reflita sobre essa mensagem:

Confira a cifra de Planeta Azul, de Chitãozinho & Xororó!

Instrumentos sustentáveis para tocar músicas sobre o meio ambiente

E já que o papo de hoje envolve músicas sobre meio ambiente, não podemos deixar de lado o trabalho de profissionais que desenvolvem instrumentos musicais de forma consciente. Se liga só na relevância dos conteúdos do top abaixo:

As causas ambientais são de fundamental importância e merecem nossa total atenção. Por essas e outras, meu amigo e minha amiga, conto com seu help para divulgarmos essa mensagem. Para isso, basta você compartilhar o link deste post aí nas suas redes sociais. Juntos, nós podemos fazer do mundo um lugar mais consciente, sustentável e saudável.

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK