Cifra Club

Como tocar as melhores músicas de anime?

Está com vontade de reproduzir no violão temas de desenhos marcados na sua memória? Então, confira como tocar as melhores músicas de anime!

Não basta assistir, colecionar, fazer cosplay… Fã que é fã e sabe tocar violão precisa aprender a tocar as melhores músicas de anime! E é nisso que este artigo vai te ajudar hoje, pois separamos as trilhas de animes mais pedidas para dissecar abaixo!

Arte do anime Dragon Ball GT
Relembre trilhas de animes marcantes! (Foto: Divulgação/Toei Animation)

Além de elementos eletrônicos, percebemos o uso de características folclóricas orientais e europeias e também de rock nas músicas de anime. Apesar disso, é possível tocar esses temas no violão – de preferência o violão folk com cordas de aço e palheta.

Ademais, saiba que os iniciantes no violão terão que se esforçar um pouco mais para tocar essas trilhas de anime. No entanto, não é nada de outro mundo. Basta dedicação! 

Quais as melhores músicas de anime?

É claro que as melhores são as dos animes que você ama! E, como um fã dessas histórias lendárias, você já tem o que é mais importante para interpretar os temas: emoção e entrega.

Saca só quais animes que vamos homenagear por aqui hoje:

  • Dragon Ball GT
  • Dragon Ball Z
  • Naruto
  • Yu Yu Hakusho
  • Pokémon
  • Cavaleiros do Zodíaco
  • Fairy Tail
  • Tokyo Ghoul
  • Fullmetal Alchemist

Siga as dicas que preparamos para você tocar as trilhas de anime mais populares. Divirta-se!

Sorriso Resplandecente

A trilha de anime mais pedida no Cifra Club já começa na pauleira! Em termos de ritmo, Sorriso Resplandecente, abertura de Dragon Ball GT, é reta e simples.

O refrão tem ataques para baixo em cada um dos tempos. A harmonia dessa parte é a clássica descendente: C, G/B, Am, Em, F, Em, Am7, Bb9 e G.

Na estrofe, a guitarra dá inteligentes chamadas no contratempo enquanto os versos são cantados. Aliás, atenção para o shape de Dm7 (5b). Na ponte, batidas dobradas e abafadas. Confira nossa videoaula e saia tocando!

Temos a Força

É fundamental manter a intensidade em Temos a Força, tema de Dragon Ball Z! Com palhetadas rápidas herdadas do heavy metal, a música é dividida em três partes. Primeiramente, a sequência harmônica é Em – D/F# – C – G.

Depois, a ponte traz os acordes C, D, G e B7. Por fim, o refrão chega com toda a emoção que a dinâmica desse clássico precisa! Nele, temos os shapes de Em, D, B7 e Bm, finalizando com a marcante sequência C – D – B7 – Em.

Bluebird

Tocar Bluebird exige a mesma esperteza do Naruto! Isso porque há uma troca rápida de acordes, que exige técnicas de dedilhado e fingerstyle.

A sequência harmônica não muda tanto, mas é rápida e traz shapes chatinhos, como dos acordes F#m5+/A, Bm5+/D e G#m5+/B. Você pode revezar o dedilhado com power chords!

Se quiser dar uma diferenciada, confira como tocar Bluebird no estilo fingerstyle:

Sorriso Contagiante

Antes de tudo, coloque o capotraste na 1ª casa. Transpor Sorriso Contagiante, de Yu Yu Hakusho, para o violão torna essa famosa trilha de anime um pop leve e gostoso!

A não ser que você possa fazer as palhetadas dessa guitarra estilosa da versão de estúdio, é melhor puxar os acordes com uma levada simples.

A harmonia é baseada nos acordes F7M, C/E, Am7 e G. Reveze as batidas para cima e para baixo, dentro do tempo quaternário. E não se esqueça dos breques!

Gotta Catch ‘Em All

Os acordes são simples, mas cada verso de Gotta Catch ‘Em All tem um riff, como você vai conferir na nossa tablatura. O tema de Pokémon traz riffs rápidos e fáceis, como o melhor do pop rock.

No refrão, você que é iniciante pode sofrer um pouco com as pestanas dos acordes Bb, Eb, F e Gm, mas nada que treino não resolva. Sobre o ritmo, mantenha sempre intenso ou toque duas batidas entre 4 tempos, dando uma respirada e segurando o groove.

Novamente, se você quiser inovar nas trilhas de anime, confira a versão fingerstyle da canção:

Pegasus Fantasy

Outra lendária abertura de anime evoca os power chords para trazer toda a energia de Cavaleiros do Zodíaco! Pegasus Fantasy possui os acordes Ab5, Bb/D, Bb5, C5, Eb5 e G5.

Neste tipo de shape, o indicador marca a nota mais grave (tônica), enquanto os outros dedos fazem o 5° grau e a oitava acima da tônica. Atenção para o ritmo intenso e para a dinâmica precisa, algo que os power chords exigem!

Sign

Pedindo um belo violão de aço, essa linda balada combina uma levada comum de pop rock com dedilhados tranquilos. Sign revela a emoção presente no enredo de Naruto, e, para fazer jus ao canto sentimental e carregado, é preciso caprichar na performance.

Em um ritmo lento, a música tem acordes como C, G/B, Am, Dm, Em e F e truques como passar do Fá maior para o menor. O importante é transmitir a emoção da letra, subindo e descendo a dinâmica da música!

Believe in Myself

Com o capotraste na 2ª casa em Believe in Myself, de Fairy Tail, você pode fazer shapes mais simples para os acordes. Por exemplo, a 1ª corda (Mizinha) fica solta por toda a harmonia.

A levada rítmica combina cinco batidas quebradas dentro dos quatro tempos, valorizando a palhetada e o groove solto. Procure não ralentar, pois aqui a função do violão é valorizar o canto.

Unravel

Apesar das quebradas, Unravel, música de abertura de Tokyo Ghoul, é simples. No começo, a guitarra pode revezar entre batidas leves e dedilhados. Atenção para os trechos entre as estrofes, que são bem pesados (nos acordes F#m, C#m, Bm e C#m).

Na ponte, a caixa da bateria dá alguns ataques nos contratempos – tempos 2 e 4 do compasso. Nessa hora, é legal acompanhar no violão, com ataques na cabeça e acordes abafados no restante do tempo.

No refrão, a levada volta a ficar lenta. Aqui, a guitarra faz aquela função clássica: três toques abafados e um último aberto.

Again

Depois do dedilhado e do solo da introdução, que você pode conferir na nossa tablatura, Again começa com uma batida abafada. Na ponte da trilha de Fullmetal Alchemist, temos ataques duplos e paradinhas junto com a cozinha (baixo + bateria).

No refrão, a dinâmica sobe, bem ao estilo rock anos 2000, com batidas intensas e oitavadas. A harmonia é tranquila, com acordes básicos como Em, C, D, A e B.

Vai aprender a tocar as melhores músicas de anime sozinho? Claro que não! Compartilhe este artigo com outros fãs e prepare-se para grandes momentos de união e música!

Foto de Geraldo Paim

Geraldo Paim

Jornalista e produtor de conteúdo. Fissurado em música e ligado em artes, história e crítica cultural. Cantor e compositor, além de tocar violão, guitarra, piano e baixo.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK