Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      5 riffs indicados para quem é iniciante na guitarra ou violão

      3 de julho de 2019 12:37 Por Gustavo Morais

      O riff é um conjunto de repetição de notas

      A expressão de felicidade que traduz a execução de um riff perfeito (Foto/Pexels)

      Sem tradução para a língua portuguesa, a palavra riff é presença constante no cotidiano de quem toca um instrumento musical. Sua origem é atribuída aos músicos de jazz surgidos na década de 1910. Eles usavam o termo como forma de classificação para as combinações de sons ciclicamente repetidos.

      Como é um termo bem genérico, muita coisa pode ser um riff, até mesmo uma determinada levada rítmica sobre um acorde. Porém, é mais comum que os riffs apareçam como trechos de solos, ou então como um mix de uma pequena frase musical com acordes no meio.

      Leia também: 

      A gente sabe que todo músico iniciante tem uma imensa vontade de desenvolver coisas além da base. Como os dedos já estão calejados, chegou o momento de subir um degrau no aprendizado, ou seja, tá na hora de começar a fazer uns riffizinhos marotos.

      No texto de hoje, você terá contato com 5 riffs de rock que são bem fáceis, intuitivos e conhecidos. Prepare aí suas palhetas, afina seu instrumento e se jogue no aprendizado.

      1. Beat It – Michael Jackson

      Beat It sempre estará entre as melhores composições e interpretações de Michael Jackson. Os trabalhos de guitarra desta música foram gravados por Eddie van Halen, o guitar hero mais influente de todos. O riff desta canção é uma repetição da mesma melodia duas vezes, mas com um final diferente.

      Tab do riff da música Beat It, de Michael Jackson

      Riff de Beat It é memorável (Reprodução/Cifra Club)

      Treine com uma aula do Adriano Ferreira:

      2. La Bamba – Richie Valens

      La Bamba é uma música de origem imprecisa. Sabe-se, no entanto, que ela é um clássico do folclore mexicano. No começo do rock and roll, lá pelos idos da década de 1950, o chicano [indivíduo nascido nos EUA, mas filho de pais mexicanos] Richie Valens transformou essa espécie de cantiga em um dos primeiros grandes hits do estilo de música que se recusa a morrer. Ao praticar esse riff inconfundível, fique ligado para não confundir o trecho final, ou seja, a parte em que as notas fazem o caminho de volta no braço do instrumento.

      Tab do riff de La Bamba

      Um riff que coloca DNA de música latina no rock (Reprodução/Cifra Club)

      Aumenta, que isso é rock and roll em estado puro:

      3. Sunshine of Your Love – Cream

      O guitarrista do lendário power trio Cream era Eric Clapton, um sujeito que dispensa qualquer apresentação. O riff de Sunshine of Your Love é a prova de que a simplicidade também rende obras emblemáticas. Saiba que: os slides [sinal de /] e os vibratos [sinal de ~] são os toques de requinte desse trecho da música. Por isso, procure executá-los com bastante propriedade.

      Tab do riff de Sunshine of Your Love, clássico do Cream

      Sunshine of Your Love é bem mais simples do que parece (Reprodução/Cifra Club)

      Toque junto com o Gustavo Fofão:


      4. Iron Man – Black Sabbath

      Esse hino dos gigantes do heavy metal é a história de um homem que viaja no tempo e testemunha o Apocalipse. Trata-se de uma música que é a porta de entrada para muitos guitarristas e, por isso, precisa estar na ponta de seus dedos. E já que a guitarra é responsabilidade de Tony Iommi, “o embaixador de riffs”, vamos sugerir os dois primeiros riffs da música para você praticar. Muita atenção com o uso do pull off  [sinal de p].

      Tab do riff da música Iron Man, do Black Sabbath

      Esse riff está entre os 10 mandamentos de um guitarrista de rock (Reprodução/Cifra Club)

      Agora, a tab do segundo riff:

      Tab do riff de Iron Man, do Black Sabbath

      O segundo riff de Iron Man é tão prazeroso quanto o primeiro (Reprodução/Cifra Club)

      Para ouvir e se inspirar:

      5. Come As You Are – Nirvana

      Eis a banda que fez o rock voltar a ser simples! Quando surgiu em cena, no começo dos anos 90, o power trio liderado por Kurt Cobain mostrou que grandes canções não precisam de um grande número de acordes e técnicas mirabolantes. O riff da introdução de Come As You Are resistiu ao teste do tempo e é reconhecido até pela galera que nasceu depois do triste e trágico fim do Nirvana. Fique ligado na afinação, e, cuidado para não embolar as notas na hora de fazer a transição da primeira para a segunda parte ;)

      Riff inicial de Come As You Are, do Nirvana

      Um riff simples, direto e matador (Reprodução/Cifra Club)

      Dê o play e aprenda com o Caico Antunes:

      Agora é com você, amigo músico iniciante. Treine bastante, não tenha vergonha de errar e ouse bastante. A arte de tocar um instrumento musical é um aprendizado diário e, como você sabe, o Cifra Club está aqui pro que der e vier!