Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      7 clipes nacionais que passavam na MTV e deixaram saudades

      16 de julho de 2019 10:38 Por Gustavo Morais

      “Há muito tempo atrás, numa galáxia [não] muito distante”, a internet não era como a conhecemos hoje. Consequentemente, o YouTube não existia nem mesmo no campo das ideias. Mas como é que a galera, sobretudo o público jovem, daquela época curtia clipes?

      Se uma abreviatura de três letrinhas veio aí na sua mente, você acertou! Sim: estamos falando da saudosa MTV, um canal de TV que moldou toda uma geração.

      A MTV Brasil ditou normas de comportamento e cultura entre os jovens brasileiros

      MTV Brasil divulgou clipes que fez a cabeça de muita gente (Foto/Divulgação)

      Naquele interessante momento do mercado fonográfico, o videoclipe era uma boa oportunidade para alavancar as vendas de produtos relacionados aos seus artistas. Consequentemente, as gravadoras não economizavam [claro que nem todo artista contava com orçamentos gigantescos ;) ] na hora de investir e os resultados eram celebrados no o saudoso MTV Video Music Brasil (VMB), o “Oscar Videoclíptico”.

      Com a evolução dos meios de comunicação, a emissora não soube se adaptar e acabou perdendo sua relevância para o cenário musical. Porém, a sua contribuição jamais será esquecida ou substituída pela galera talentosa que atualmente produz vídeos para plataformas de streaming. E é por isso que no texto de hoje, vamos relembrar 7 clipes nacionais que passavam na MTV e deixaram saudades.

      Alerta de spoiler:listamos 5 clipes. Logo, muita gente boa ficou de fora. Desde já, pedimos desculpas aos fãs e aos artistas. Ah, nada impede um outro post que insira as obras que ficaram de fora.

      A partir de agora, começa a sua viagem no túnel das lembranças… ou na estrada das descobertas. Seja como for, se prepare aí e nem tente segurar a emoção!

      1. Minha Alma (A Paz que Eu Não Quero) – O Rappa

      A extinta e já saudosa banda O Rappa sempre teve como mote as preocupações humanitárias. Lançado em 1999, o álbum Labo B, Lado A potencializou o discurso contra as mil e uma formas de injustiças sociais cometidas cotidianamente nas zonas periféricas e a efervescência política do Rio de Janeiro do fim do Século XX.

      O cenário ilustrado nas músicas, bem como nos clipes, pode ser facilmente enxergando nas grandes cidades desse nosso país continental. Passados 20 anos, o Brasil ainda continua pobre, violento e injusto, conforme você pode conferir no clipe de Minha Alma (A Paz que Eu Não Quero).

      2. Segredos – Frejat

      No ano de 2001, o músico Roberto Frejat levantou seu primeiro voo solo. Com o ótimo disco Amor Pra Recomeçar, o eterno barão mostrou seu poder de fogo entregou ao rock nacional um dos melhores trabalhos daquele começo de novo milênio.

      Uma das canções mais especiais do álbum foi a singela Segredos, uma música que embalou [e continua embalando] muitos romances. A bela canção de amor ganhou um clipe todo feito em animação, formato que na época nem era uma tendência tão forte assim. É só dar o play e deixar as vibrações de amor tomarem conta de sua existência!

      3. Papo Reto – Charlie Brown Jr.

      “Meu, tu não sabe o que aconteceu!? Os caras do Charlie Brown Jr. invadiram a cidade”, a MTV e tudo mais que encontraram pela frente. De todas as bandas daquela geração, CBJR foi uma das que mais souberam usar a emissora para divulgar seu trabalho.

      Ao longo da carreira, Chorão e cia lançaram muitos clipes – todos muito bem produzidos. É complicado selecionar um clipe do Charlie Brown… Sendo assim, vamos celebrar o lado irreverente deles com um clipe que até hoje provoca muita gargalhada.

      4. Skank – É Uma Partida de Futebol

      Com uma capacidade singular de fazer hist, o Skank viveu em constante lua de mel com a MTV. Sempre bem produzidos, os clipes do quarteto mineiro quase nunca deixaram de ficar entre os mais pedidos pela audiência.

      O futebol é uma paixão na vida dessa banda formada por dois cruzeirenses e dois atleticanos. Em 1996, com a faixa É Uma Partida de Futebol, eles transformam esse sentimento em música. De quebra, deram uma cutucada na crônica esportiva do todo poderoso eixo Rio-São Paulo, pois, o clipe da canção foi gravado no Mineirão, em Belo Horizonte, durante um clássico entre Cruzeiro x Atlético-MG. Nada de Flamengo ou de Corinthians na programação da MTV! Quem mandou lá foi a dupla Raposa e Galo!

      5. Diário De Um Detento – Racionais Mc’s

      Um clipe com duração de quase 9 minutos tocar numa programação de TV? Sim, é possível e os Racionais MC’s colocaram esse bloco na rua. Estamos falando do vídeo/curta-metragem da faixa Diário de Um Detento, um dos trabalhos mais emblemáticos da história do VMB.

      Além de quebrar paradigmas, o lendário clipe dos gigantes do rap chamou atenção dos jovens para a questão da complexa situação que é o sistema penal brasileiro. Até hoje, infelizmente, a coisa continua um tanto quanto caótica.

      6. Pitty – Admirável Chip Novo

      No começo dos anos 2000, o rock nacional foi agraciado com o surgimento da Pitty. Formada por uma mina e três caras, a banda baiana meteu o pé na porta e ajudou a manter o estilo na prateleira de cima da música brasileira.

      Ao lado dos Paralamas, com 15 estatuetas cada, Pitty é o artista que mais prêmios faturou no VMB. Com a faixa Admirável Chip Novo, que inclusive batiza o disco de estreia da roqueira, o rock nacional ganhou doses de veneno contra alienação.

      7. Raimundos – Esporrei na Manivela

      Na primeira metade dos anos 90, os Raimundos despontaram para o primeiro escalão do rock nacional. Fazendo um som que misturava heavy metal, hard core, forró e bastante irreverência, o quarteto brasiliense conquistou uma verdadeira legião de fãs.

      Em 1996 a banda lançou seu segundo disco de estúdio, Lavô Tá Novo. O segundo single do disco foi a faixa Esporrei Na Manivela, música que sempre foi guilhotinada pelos paladinos do politicamente correto. Felizmente, os Raimundos são uma forma de resistência e o clipe fez a cabeça de muito roqueiro que curtia MTV!

      E se você quer relembrar mais vídeos que bombaram na MTV, amigo leitor, se liga só no post com clipes dos anos 2000. Depois, não se esqueça de comentar quais são os seus videoclipes favoritos ;)