Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Qual vocalista alcança mais notas? Confira o surpreendente top 10

      17 de julho de 2019 10:55 Por Gustavo Morais

      Muita gente se esquece, mas a voz é um fascinante instrumento musical. Por isso, não pense que você canta feito uma “gralha histérica” ou uma “taquara rachada”.

      Cantar bem é uma questão de treino, estudos, autoconhecimento, preparação, cuidados e mais uma série de fundamentos. Por isso, não desanime! Tenha, apenas, bastante persistência ;)

      Extensão vocal não é o mesmo que cantar bem

      A capacidade de alcançar notas é apenas uma das características de um vocalista (Foto/Pexels)

      Você aí que gosta de cantar, certamente vive pensando a respeito de alcance de notas. Mas quem será que é o vocalista com maior alcance?

      No texto de hoje, vamos descobrir o Top 10 dos cantores que alcançam mais notas. Ah, em momento algum faremos juízo de valor! É nosso dever fornecer esse tipo de informação com base em resultados científicos.

      Vamos nessa?

      O que é extensão vocal?

      Antes de partir pro ranking, vamos nos familiarizar com dois conceitos básicos que fazem parte do cotidiano de um cantor. Se ligue no esqueminha abaixo:

      • Extensão vocal: é o conjunto de todas as notas - da mais grave até a mais aguda – que conseguimos articular, independente da qualidade dessa articulação, ou seja, representa todas as notas fisicamente realizáveis. Sendo assim, estamos falando do alcance de notas que uma pessoa consegue emitir sem esforço.
      • Tessitura: refere-se às notas que conseguimos emitir de forma confortável e com boa qualidade.

      Com base nos conceitos acima, entende-se que um cantor pode articular notas fora de sua tessitura, mas nunca conseguirá alcançar notas fora de sua extensão vocal.

      Os vocalistas com maior alcance de notas

      Uma pesquisa realizada pelo site Concert Hotels, serviço de reservas de hotéis online que classifica os hotéis com base na proximidade de locais de música e esportes, mediu as notas mais altas e mais baixas alcançadas por uma série de vocalistas.

      Para compreender os resultados, os pesquisadores ouviram gravações de vários vocalistas. As extensões vocais analisadas partem das notas mais baixas alcançadas e vão até as notas mais altas alcançadas. O estudo também analisou os alcances de notas de forma individualizada, ou seja, foram averiguadas as notas baixas e as notas altas.

      Freddie Mercury, ex-vocalista do Queen, tinha uma voz realmente incomum

      Apesar da voz incomum, Freddie Mercury não é o dono da melhor extensão vocal (Foto/Pexels)

      De acordo com os resultados, Axl Rose obteve os melhores resultados. Com capacidade de transitar por 5 oitavas, Axl superou Freddie Mercury, Adele e tantos outros gênios. Além do mais, o vocalista da banda Guns N’ Roses é o primeiro colocado nos rankings de “extensão vocal” e “alcance de notas mais baixas”. Já no Top de “alcance de notas mais altas”, o ruivo ocupa um honroso quarto lugar.

      Veja o top 10 dos vocalistas com mais extensão vocal:

      Ranking mostra vocalistas com maiores extensões vocais

      Top 10 das maiores extensões vocais (Reprodução/concerthotels.com)

      Curiosidades desse ranking:

      • O registro de nota mais baixa de Axl Rose foi o F (Fá na escala 1, na música There Was a Time. Por sua vez, o alcance mais alto foi o B♭ (Si bemol) na escala 6, na faixa Ain’t It Fun.
      • Na música Just, Thom Yorke atingiu um E (Mi) na escala 6, feito que lendas como Freddie Mercury e Steve Perry nunca conseguiram.
      • No hit Emotions, a diva Mariah Carey alcançou um G (sol) na escala 7, ou seja, uma nota altíssima!

      Veja o top 10 dos vocalistas com alcance de notas mais altas:

      Top 10 dos cantores com melhor alcance de notas

      Top 10 dos alcances de notas mais altas (Reprodução/concerthotels.com)

      Curiosidades do Top 10 acima:

      • O registro mais baixo de Freddie foi uma nota F (Fá) na escala 2, na música All Dead All Dead. Já o E (MI) na escala 6, ele atingiu na canção It’s Late.
      • Por causa de meio tom, Prince superou o alcance de Axl Rose. A façanha foi conquistada com a faixa God.
      • A nota mais baixa atingida por Mariah foi o F (Fá) na escala 2, presente na canção Sweetheart.

      Veja o top 10 dos vocalistas com alcance de notas mais baixas:

      Ranking mapeia artistas com melhor alcance de melhores notas

      Top 10 dos alcances de notas mais baixas (Reprodução/concerthotels.com)

      Curiosidades do ranking acima:

      • John Lennon e Elvis Presley possuem o mesmo alcance de voz, isto é, ambos vão do B (Si) na escala 1 ao A (Lá) na escala 5
      • Paul McCartney supera Lennon e Presley por uma nota, ou seja, ele também tem o registro mais baixo no B (Si) na escala 1, mas alcança o B (Si) na escala 5.
      • A nota mais baixa de Barry White foi um F# (Fá sustenido) registrado na canção Low Rider.

      Os rankings completos da pesquisa estão disponíveis na lista dos Melhores Cantores do Mundo. Além de conferir as músicas referentes aos registros de notas, você consegue visualizar as regiões do piano que os seus ídolos conseguem transitar.

      Curte cantar? Talvez você goste desses posts: