Cifra Club

Conheça a técnica joint shifting, inventada por Steve Vai

Neste artigo, você confere tudo o que precisa saber sobre joint shifting, juntamente com dicas para tocar essa técnica na guitarra!

Não há como negar que Steve Vai é um dos maiores guitarristas da história. Dono de composições belíssimas e de um currículo invejável, o mestre das cordas influenciou toda uma geração de músicos. Como se não bastasse toda essa bagagem, Vai conseguiu ir além ao simplesmente inventar uma nova técnica de guitarra: o joint shifting.

Steve Vai tocando guitarra em show
Estamos falando de um dos mais habilidosos nas seis cordas (Foto: Reprodução)

Nesse contexto, hoje você vai conhecer a fundo esse movimento criado pelo guitarrista estadunidense. Em outras palavras, vamos explicar a técnica de uma forma simples e objetiva. Assim, você poderá entender e até aprender a executar esse recurso diferenciado na guitarra.

Curtiu a proposta? Então, bora descobrir tudo sobre joint shifting!

O que é joint shifting?

Como amante das cordas, você já deve conhecer as principais técnicas de guitarra e violão, certo? Entre elas, estão os bends, que são justamente a base do movimento inventado por Steve Vai em 2019.

Em tradução livre para o português, joint shifting significa “mudança conjunta”. De forma simplificada, o joint shifting consiste na aplicação de bends simultâneos.

Ou seja, várias notas soam ao mesmo tempo, algumas com bends, outras não. Seria quase como dedilhar um acorde dando bends individuais em algumas notas.

Ainda não entendeu? Então, confira a própria explicação de Steve Vai abaixo. A declaração foi dada ao Music Radar na época em que a técnica foi inventada:

Eu chamo isso de joint shifting. É quando você dá um bend em uma nota com um dedo e toca outra nota sem bend. Enquanto as segura, mais bends são dados. Segure as notas, dê bends e release bends enquanto as notas são todas tocadas ao mesmo tempo.


A primeira faixa de Steve Vai a contar com a técnica de joint shifting foi Candle Power, cuja performance você pode ver no vídeo a seguir. Assim, repare especialmente nos licks tocados a partir de 2:10 para visualizar o movimento:

Dificuldades do joint shifting

Uma vez que agora sabemos o que é joint shifting, esse é o momento de entendermos as principais dificuldades de executar a técnica.

Acima de tudo, é preciso desenvolver autonomia nos dedos da mão esquerda (direita para os canhotos).


“O joint shifting não é convencional e é realmente muito difícil. Para funcionar, precisa ter a independência dos dedos em dia”, reforçou Steve Vai.

Ao mesmo tempo, é preciso ter força, pois os bends são dados com apenas um dedo. Ou seja, não é possível formar a famosa “fila de dedos” para reforçar o bend. Dessa forma, prepare-se para sofrer um pouquinho até a formação dos calos, beleza?

Outra dificuldade está justamente na afinação dos múltiplos bends. Então, o guitarrista precisa ter o ouvido bem treinado para não desafinar as notas. Em outras palavras, a percepção musical é muito importante nesse sentido.

Por outro lado, a velocidade não é essencial no joint shifting. Mesmo assim, tenha em mente que será preciso treinar muito, ok?

Nas palavras de Vai: “Leva meses e meses para desenvolver a técnica de joint shifting. Mas, depois, você tem um novo ponto de vista. Isso é o que torna o tempo de estudo realmente recompensador”.


Como fazer joint shifting na guitarra?

Se você quer incluir o recurso no seu fraseado, aqui vão algumas dicas de como treinar o joint shifting na guitarra:

  • Pratique bends e release bends de ½ e 1 tom nas cordas primas (mais agudas);
  • Sempre use apenas um dedo para os bends;
  • Os bends devem ser treinados com os dedos indicador, médio e anelar;
  • Quando adquirir força nos dedos, comece a treinar a independência;
  • Segure uma nota estática enquanto executa um bend em outra simultaneamente;
  • Quando conseguir fazer isso, acrescente uma terceira nota com outro bend ou release bend.

Enfim, trata-se de uma técnica complexa, que requer muito estudo. Porém, Steve Vai tem uma palavra encorajadora: “Sinto que os jovens guitarristas podem levar essa técnica a outro nível – o que seria bizarro!”.

Então, se Vai acredita que você pode dominar o joint shifting, só resta acreditar e treinar, certo?

Continue evoluindo na guitarra!

Muito interessante a técnica de joint shifting, não é mesmo? Esperamos que tenha curtido as informações trazidas neste artigo. Agora, é só treinar o novo movimento aí na sua guitarra!

Se você também admira o trabalho do criador do joint shifting, recomendamos que confira o nosso artigo de músicas do Steve Vai. Dessa forma, você poderá aprender muitos outros truques desse monstro das cordas!

Por fim, se você tem o desejo de progredir mais e mais nas seis cordas, torne-se aluno do curso de guitarra do Cifra Club Academy! O método de ensino da nossa plataforma de cursos online é supercompleto, com aulas e instrutores de primeira qualidade.

Além disso, é tudo isso por um preço justo. Portanto, você não pode perder essa chance de investir na sua evolução guitarrística!

Curso de guitarra do Cifra Club Academy
Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK