Cifra Club

Bella Ciao: ouça 7 versões “diferentonas” do tema de La Casa de Papel

Sucesso incontestável entre público e crítica, La Casa de Papel é um dos grandes acertos da produção de audiovisual espanhola. A saga dos envolvidos em um roubo à casa da moeda da Espanha virou febre graças a Netflix, sempre ela ;), que relançou a história no ano de 2018.

Elenco da série La Casa de Papel devidamente caracterizado

La Casa de Papel resgara hino de resistência (Foto/Pexels)

Além do roteiro milimetricamente arquitetado, do elenco carismático e do enredo impactante, a série tem uma trilha fascinante. Só para citar algumas faixas, as cenas são embaladas por músicas que vão do clássico de Beethoven ao som alternativo do Black Keys!

O ponto alto desse rolê, no entanto é Bella Ciao, o hino de resistência que virou símbolo de La Casa de Papel. No post de hoje, a gente vai conversar sobre essa música. Na real, vou te apresentar 7 versões “diferentonas” dessa canção tão emblemática.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue por aqui! Vamos falar sobre a seguintes músicas:

  1.  Bella Ciao (Goodbye Beautiful)
  2.  Bella Ciao – La Plebe
  3.  Bella Ciao – Anita Lane
  4. Bella Ciao – TriGO!
  5.  Messi Tchau
  6. Tô No Grau
  7. Só Quer Vrau

7 versões “diferentonas” de Bella Ciao

Bom… como a música e a série continuam dando o que falar, muita gente deu um jeito de fazer Bella Ciao à sua própria maneira. Foi desafiador selecionar 5 versões, pode apostar! Porém, optei por listar as mais inusitadas e, desde já, peço a você que releve seu gosto pessoal. Bora lá ver qualé a desse lance?

1. Bella Ciao (Goodbye Beautiful)

Entendendo a força da canção, os músicos Tom Waits e Marc Ribot regravaram o hino dos heróis da resistência. Com letra em inglês e batizada Bella Ciao (Goodbye Beautiful), a faixa faz parte do trabalho que Riobot lançou em 2018, o disco Songs of Resistance 1942-2018.

A regravação ganhou um clipe que segue o conceito da letra e do disco. Feito apenas com recortes de imagens de protestos, o vídeo é uma crítica às políticas de imigração que Donald Trump insiste em implementar nos EUA.

2. Bella Ciao – La Plebe

Formada por três chicanos (americanos filhos de mexicanos) e dois estadunidenses, a extinta banda punk La Plebe agitou o cenário underground de Los Angeles. Entre os anos de 2011 e 2016, sob a liderança do baixista e vocalista Guadalupe (Lupe) Bravo, o quinteto tocou o terror de acordo.

No ano de 2010, muito antes do estouro da série, os caras trouxeram Bella Ciao para o universo ska punk. O resultado ficou registrado no disco Brazo En Brazo, de 2010, mas você pode conferir dando o play no vídeo abaixo:

3. Bella Ciao – Anita Lane

Já ouviu falar em “desconstruir para construir”? Então… foi mais ou menos isso que a cantora australiana Anita Lane fez com Bella Ciao.

No seu disco de 2001, a artista removeu a carapaça politizada da música e aplicou um verniz de conotação mais sensual. Não por obra do acaso, o nome do álbum em que ela resigtrou sua sedutora versão para o hino de resistência se chama Sex O’Clock.

4. Bella Ciao – TriGO!

Formado por Victor Leví, Leandro Leví e Lucas Moura, o projeto TriGO! é um trio vocal que cria medleys de diversos tipos. O lance deles é, literalmente, provocar entretenimento em forma de arte.

Ao repaginarem a canção, esses cariocas maneiros propuseram um toque de ousadia. Nesta bela versão, a letra de Bella Ciao ganha três vozes impactantes. Rola até umas partes cantadas acapella!

5. Messi Tchau

As arquibancadas também foram tomadas pela música símbolo de La Casa de Papel! Como não poderia ser diferente, as torcidas brasileiras foram as que mais criaram versões de Bella Ciao. Já que não tem como citar todas num único post, selecionei a paródia mais emblemática.

Durante a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, a torcida brasileira celebrou a eliminação da seleção argentina em grande estilo. Sem economizar na zueira, a galera transformou Bella Ciao em Messi Tchau.

Dias depois, no entanto, Neymar também foi despachado do Mundial. Tudo que vai, volta 😛

6. Tô No Grau

Por mais que seja uma paixão nacional, a música sertaneja não escapou das algemas La Casa do Papel. Pensou que esse rolê ia ficar restrito aos estádios?

Expoente do eletronejo, uma variação que mistura sertanejo com batidas eletrônicas, a dupla Antony e Gabriel fez a sua própria versão do assalto. Acontece, porém, que esses paranaenses faceiros decidiram invadir “a casa da cachaça”.

7. Só Quer Vrau

Em maio de 2018 o funkeiro MC MM e o DJ Rod pegaram a melodia de Bella Ciao e transformaram na base do funk Só Quer Vrau. Na letra da música, no entanto, MM canta sobre as “malandra” que só pensam naquilo.

Com direção e produção da galera do Canal KondZilla, o clipe é totalmente inspirado na série.

A história de Bella Ciao

A origem de Bella Ciao é imprecisa e divide opiniões. Alguns historiadores, no entanto, sustentam a tese de que a canção teria sido inspirada em uma cântico entoado por camponeses, em geral provenientes da Emilia Romagna, no início do século XX. Para outros especialistas, segundo o site da Agência Italiana de Notícias, a faixa é “um conjunto de influências de músicas populares do norte da Itália”.

Manifestas italianos erguem faixa com os dizeres O Fascismo Não Passará

Bela Ciao sempre será uma canção antifascista (Foto/Pexels)

Apesar dos pesares, sabe-se que a música simboliza a resistência italiana durante a Segunda Guerra Mundial. A força dessa canção também embalou os protestos de partidos de esquerda ao redor do mundo, incluindo as manifestações em Istambul (2013) e as manifestações pró-democracia em Hong Kong (2014).

Seja lá qual for a época, a resistência sempre vai ter um cântico. Ao que tudo indica, Bella Ciao continuará exercendo esse papel.

Curte conhecer significados de músicas? Então confira também esses posts:

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK