Cifra Club

Vamo rir? confira o Top 5 dos piores clipes de heavy metal moderno

Hoje me lembrei do Piores Clipes do Mundo, um dos programas mais divertidos da extinta e saudosa MTV. Se você tem menos de 30 anos, certamente não tem muitas lembranças desse rolê. Mas te digo com toda certeza do mundo: entre os anos de 1999 e 2002, quase nada conseguia ser tão engraçado.

Clipe da música

Lançado em 2018, clipe de Sell Your Soul to the Devil não poderia ficar de fora desse nosso Top 5 (Reprodução/YouTube)

Sob o comando da Marina Person, o lance era mais cult. Em contrapartida, quando Marcos Mion assumiu a apresentação, o programa virou uma ode ao humor. Algum tempinho depois, João Gordo e Ferrugem passaram a tocar o bonde e mantiveram a pegada irônica, sarcástica e bagaceira. É “tosco” que fala, né?

Por essas e outras, o texto de hoje flerta um pouco com o conceito dessa atração que fez muita gente dar risada. Porém, o foco está nos vídeos relativamente mais modernos, mais rockers e até mais obscuros. Dito isso, seja bem-vindo (a) aos 5 piores clipes do metal moderno.

Quer saber mais sobre essa tosqueira? Então se liga, pois vou te aplicar os videoclipes das seguintes músicas:

  • Psycho
  • Apocalypse in D
  • Method Blank
  • Timewasters
  • Sell Your Soul to the Devil

5 piores clipes do heavy metal moderno

Bom… todo mundo já sabe que nos anos 80, a turma da camisa preta usou e abusou do direito de lançar clipes de gosto duvidoso. Por isso, considerei que seria “chover no molhado” relembrarmos os vídeos do Kiss, do Ozzy, do Iron, do W.A.S.P. e de vários outros gigantes da música pesada.

Ah, essa listinha infame foi montada com o help da galera do do site Metal Sucks. Sem mais delongas, bora lá dar nossas gargalhadas.

5. Psycho

O power trio Heene Boyz é formado pelos irmão Bradford Heene, Ryo Heene e Falcon Heene. Eles começaram a tocar em 2011, quando eram crianças com idades entre 11 e 14 anos. São da Florida, EUA, e curtem Sabbath, Dio, Metallica, entre outros gigantes do metal.

Em 2015, os rapazes lançaram o disco American Chilly Rockestra. Um dos singles do álbum foi Psycho, clássica canção com todos os clichês possíveis do universo metaleiro. No clipe, os três dançam e se divertem com uma garota. Dê o play e confira a coreografia que o Marcos Mion certamente teria imitado lá no programa:

4. Apocalypse in D

Natural do Arkansas, EUA, a ludicia sim, é com “l minúsculo mesmo” ;)] é uma banda independente de heavy metal cristão. Sem muita repercussão na cena, mas aos trancos e barrancos, o grupo já lançou alguns materiais, incluindo o videoclipe do single Apocalypse in D.

E por falar nesse vídeo… Lembra dos clipes do começo da carreira da Avril Lavigne? A então adolescente canadense se divertia com amigos, dava rolês e shoppings, etc e tal. E foi algo ligeiramente inspirado na Avril que ludicia tentou fazer em Apocalypse in D. Em cena, sem muita preocupação estética, a banda americana faz um som numa loja de skate.

3. Method Blank

Ah, fala sério! Numa boa? Alguém avisa pra galera da banda Eddie’s Home que o uso do chroma key um privilégio, não um direito.

Além de tudo, Method Blank é um metal sem heavy.

2. Timewasters

O que pode ser mais tosco do que um grupo de metaleiros modernosos liderados por um vocalista cismado a galã, mas que não passa de uma tentativa de levar o Manowar a sério? Não, não tô falando do nosso amado Detonator! Tô falando da banda americana Verax!

Voltando à pergunta do início do texto… você pode até responder “nada”, mas eu te garanto que há uma resposta bem divertida: o clipe de Timewasters. Os caras da Verax gravaram vídeo no estande Faça seu Próprio Videoclipe, uma iniciativa do Walmart. Para coroar o bom gosto, selecionaram o cenário Romance Cósmico e imortalizaram essa pérola videoclíptica.

1. Sell Your Soul to the Devil

Vocalista com cara de malvadão, corpse paint, cenário gélido, caretas, bocas e até uma máscara do Jason. Precisa de mais alguma coisa para um vídeo frequentar o top da listinha dos piores clipes de metal?

Você pode até não botar muita fé, mas esse videoclipe foi lançado em 2018. Dê o play e confira a obra que o duo S.H.O.U.T deu ao mundo trevoso.

Mais clipes bacanas

E se você gosta de relembrar clipes, se liga só nos dois posts abaixo:

Depois, não se esqueça de comentar quais são os seus videoclipes favoritos 😉

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK