Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Top 10 sertanejo: confira as melhores músicas de Eduardo Costa

      27 de agosto de 2019 10:51 Por Gustavo Morais

      O cantor Eduardo Costa é um dos grandes nomes da música brasileira popular. Com cerca de 25 anos de estrada, esse artista é líder de audiência por onde quer que passe. Os shows são sempre lotados e suas canções não param de tocar nas rádios e nas plataformas de streaming.

      Eduardo Costa tocando viola durante um show

      Eduardo Costa é do tipo que “senta o dedo na viola” (Foto/Internet)

      E já que o Eduardo é um verdadeiro ícone da música sertaneja, nada mais justo do que homenageá-lo no texto de hoje. Para isso, listei as 10 melhores músicas dessa carreira tão vitoriosa e emblemática.

      Ficou a fim de curtir esses hits? Então, continue comigo e esteja pronto para ouvir as músicas abaixo:

      Coração Aberto
      Separação
      Cachaceiro
      Amor de violeiro
      Olha Ela Aí
      Saudade
      Coração Pirata
      Me Apaixonei (A Primeira Vez Que Eu Te Vi)
      Os 10 mandamentos do amor
      Sapequinha

      10 melhores músicas de Eduardo Costa

      Foi bem difícil selecionar esse top 10, viu?  Mas, no final das contas, o resultado ficou bacana. Pra começar, a música que fez o artista estourar na agitada vida noturna de Minas Gerais.

      Coração Aberto

      A canção foi lançada em 2003, no disco homônimo que o artista lanou pela gravadora Velas. Com a força das rádios mineiras, não demorou muito para que a faixa Coração Aberto abrisse o caminho do estrelato para Eduardo Costa.

      Na época do lançamento da faixa, Eduardo já tinha quase 10 anos de carreira. Observa-se, no entanto, que apesar de um pouco tímida, a interpretação vocal dele já indicava o surgimento de um novo ídolo da música brasileira popular.

      Separação

      O artista lançou, em 2007, pela gravadora Universal, o CD e DVD Ao Vivo. O show de gravação do projeto rolou em Belo Horizonte, uma cidade que tem um público que Eduardo conhece muito bem. Com participação especial de Leonardo, um cara que dispensa qualquer apresentação, a música Separação embalou muita sofrência e motivou incontáveis bebedeiras e ressacas.

      Um outro hit louvável dessa obra tão importante da carreira do Eduardo, você verá mais adiante neste post ;)

      Cachaceiro

      Ah, mas essa música não pode faltar! Trata-se de um pagode de viola que imortalizou uma das estrofes que mais definem a biografia de Eduardo Costa. Se liga:

      Dizem que eu sou cachaceiro
      F#m
      Cachaceiro eu não sou
      B7 (2x)
      Cachaceiro é quem fabrica pinga
      E
      Eu sou só consumidor

      Preciso dar mais explicações?

      Amor de violeiro

      Em 2004, via gravadora Caravelas, o artista lançou um disco no formato acústico. Gravado em estúdio, o álbum trouxe algumas das faixas que ajudaram a consolidar a carreira de Eduardo. Um desses temas é Amor de Violeiro, uma canção romântica e de poesia simples. Trata-se do tipo de música que é realidade na vida de muita gente que respira o sertanejão! Infelizmente, não há registros em vídeo desse álbum desplugado, mas segue um clipe gravado ao vivo.

      Olha Ela Aí

      Lançada como single avulso em 2018, Olha Ela Aí tem um clipe que é sinônimo de bom gosto. As cenas foram gravadas na região metropolitana de Belo Horizonte e mostra belas imagens aéreas do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, um lugar que todo mundo precisa visitar! Em cena, Eduardo forma par romântico com a modelo Josi Neves.

      Saudade

      No ano de 2017, o artista colocou na praça o DVD #EduardoCostaNaFazenda. A fazenda do cantor em Itaperuna (RJ) serviu de cenário para a gravação do projeto. Tudo foi pensado num formato original, descontraído e como se fosse uma reunião de amigos. Um dos destaques dessa obra tão aconchegante é a versão de Eduardo para Saudade, hit incontestável da carreira da dupla Chrystian & Ralf.

      Coração Pirata

      Já ouviu falar que “a música quando é boa, resiste ao teste do tempo”? Então, fique sabendo que Coração Pirata é uma música que o Roupa Nova lançou em 1989, e fez parte da trilha da novela Que Rei Sou Eu (TV Globo). 30 anos depois, em 2019, Eduardo Costa decidiu regravar essa canção que já embalou muitos romances. De quebra, o artista lançou um clipe em que divide a cena com a atriz e apresentadora Antônia Fontenelle. É muito amor, conforme você confere abaixo:

      Um pouco sobre Eduardo Costa

      Além de cantor, compositor e multi-instrumentista, Eduardo Costa também é empresário. Mineiro de Belo Horizonte, Edson Vander da Costa Batista – esse é o nome do cara – nasceu no dia 13 de dezembro de 1978 e é o filho mais velho do casal Maria Raimunda da Costa e João Vander da Costa Batista. Passou parte da infância nas cidades mineiras de Abre Campo e Santa Luzia. Logo na infância começou a trabalhar, vendendo picolé, salgados e verduras de porta em porta.

      Eduardo Costa novo, cantando na na banda K&Pira

      Um jovem Eduardo Costa posa ao lado de um amigo, no começo de carreira (Foto/Site Oficial)

      Atualmente com 39 anos de idade, ele tem 25 de carreira. É isso mesmo que você acabou de ler: Eduardo começou a cantar em 1994, quando tinha 15 anos, na banda K&Pira. Três anos depois formou a dupla Eduardo e Cristiano. Foi naquela época que, por influência da amiga Dalva Camilo, passou a usar Eduardo como nome artístico. O projeto durou pouco tempo e serviu de base para que, em 1998, o artista levantasse o voo da carreira solo.

      Me Apaixonei (A Primeira Vez Que Eu Te Vi)

      Seu sucesso nacional começou pra valer em 2005, com o DVD Eduardo Costa Ao Vivo [lembra que te falei desse projeto em algumas linhas acima?]. Puxado pelo hit Me Apaixonei (A Primeira Vez Que Eu Te Vi), o projeto vendeu mais de 500 mil cópias. A partir daí, como você já sabe, o cantor se tornou esse ícone da música sertaneja que conhecemos e admiramos.

      Com sua visão empreendedora, ele não é sucesso só na música, viu? Quando não está brilhando nos palcos, o artista mantém o foco no Haras Eduardo Costa, em Esmeraldas (MG), e por lá acompanha de perto a criação e a venda de cavalos e embriões da raça Mangalarga Marchador, a produção do gado leiteiro, a colheita das verduras, frutas e vegetais orgânicos. Esse mineiro maneiro é, literalmente, um verdadeiro homem da roça.

      Tocando músicas de Eduardo Costa

      Enfim, falei por aqui um pouco sobre algumas das melhores músicas e clipes do cantor. E você realmente achou que eu não ia te indicar algumas canções dele pra você aprender a tocar? Sem chances de uma coisa dessa acontecer! Por isso, se liga nas duas videoaulas a seguir.

      Os 10 mandamentos do amor

      A primeira delas é a mais do que romântica Os 10 mandamentos do amor. Se liga só nos ensinamentos do Léo Eymard.

      Sapequinha

      Agora, que tal deixar o romantismo um pouquinho de lado e investir seu aprendizado na animada Sapequinha? Quem vai te ensinar a tocar essa música é o Gustavo Fofão.

      Ah, e pra finalizar, não posso me esquecer de um rolê muito importante! Além das redes sociais, você pode se ligar no Palco MP3 do Eduardo Costa e acompanhar de perto os lançamentos e novidades da carreira dele. É só acessar e aproveitar, mas sem moderação ;)