Cifra Club

15 melhores músicas de Eduardo Costa para tocar no violão

Separamos dicas preciosas para você aprender a tocar as cifras de Eduardo Costa sem sufoco!

Prepare o seu violão, a voz e o coração, porque você está prestes a aprender 15 músicas de Eduardo Costa que vão conquistar seus ouvintes! Neste artigo, você confere as cifras dos maiores sucessos do cantor, que há mais de 20 anos vem acumulando fãs e hits inesquecíveis.

Eduardo Costa se destaca no cenário sertanejo desde o começo dos anos 2000 (Foto: Reprodução)

Aliás, para convencer que você manda bem no violão sertanejo, é preciso de pelo menos uma música desse artista no seu repertório, não é? Portanto, acompanhe nossas dicas e arrase com esses sucessos sertanejos nas seis cordas!

Como tocar as músicas de Eduardo Costa no violão?

Em geral, as músicas de Eduardo Costa são fáceis de tocar. Ainda assim, vale ficar atento às dicas a seguir, para conseguir superar as dificuldades técnicas, que uma hora ou outra irão surgir. Inclusive, temos uma lista especial de cifras simplificadas de Eduardo Costa, voltada para iniciantes no violão!

Sem mais demora, vamos às 15 músicas de Eduardo Costa que separamos para hoje:

  • Olha Ela Aí
  • Um Degrau Na Escada
  • Eu Duvido
  • Cada Volta É Um Recomeço
  • Nos Bares da Cidade
  • Fui Dando Porrada
  • Separação
  • Página de Amigos
  • Ainda Tô Aí
  • Me Apaixonei
  • Agenda Rabiscada
  • Sou Seu Fã No 1
  • A Carta
  • Saudade
  • Amor de Violeiro

1. Olha Ela Aí

Para tocar Olha Ela Aí, coloque o capotraste na 1a casa. Você não terá nenhuma dificuldade para fazer os acordes, mesmo sendo iniciante no violão. Afinal, são apenas 6 shapes, sem nenhuma pestana – talvez o D/F# te complique um pouco. Também é possível tocar sem capotraste: assim, só é preciso ajustar um pouquinho o tom na hora de cantar.

2. Um Degrau Na Escada

Quase todos os 7 acordes de Um Degrau Na Escada são básicos, incluindo a pestana de Bm. Já o Bb°, pode ser menos usual para iniciantes, mas com prática e dedicação será possível executar este shape sem dificuldades. Além disso, para tocar o solinho de introdução, é preciso estar afiado nas técnicas de slide, hammer on e pull off.

3. Eu Duvido

É muito fácil tocar Eu Duvido! São apenas 4 acordes: A, D, G e A7. Por outro lado, a música inclui um solo de abertura com técnicas como slides e bends, o que exige um pouco mais de prática. Ainda assim, mesmo que seja iniciante, você vai conseguir tocar o trecho!

4. Cada Volta É Um Recomeço

Para quem estava em busca de algum desafio, aí vai: Cada Volta É Um Recomeço possui 13 acordes. Entretanto, os shapes têm nomes mais complicados do que as formas, como no caso de Do e F#m/E. Outros, porém, vão exigir uma boa dose de prática e atenção. Por exemplo, E/G# e B/D#.

5. Nos Bares da Cidade

Você pode tocar Nos Bares da Cidade com apenas 4 acordes: C, F, G e C7 – o único com pestana é o F. Ademais, aqui temos mais um solo de introdução com as técnicas de slide e hammer on.

6. Fui Dando Porrada

Tirando os solos, você pode tocar facilmente Fui Dando Porrada com 6 acordes simples (Em, Bm, C, D7, G e D) e a batida de guarânia. Já os solos, são longos e incluem técnicas mais avançadas. Mas, se você já passou do nível iniciante no violão, não vai perder o sono para aprendê-los.

Quer aprender mais sobre o ritmo de guarânia e todas as outras batidas sertanejas? Então, você precisa conferir o curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino musical online!

Curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy

7. Separação

O solo inicial de Separação possui dificuldade média-baixa, mais uma vez com técnicas de slide e hammer on. Além disso, os 8 acordes, em geral, são mais simples, apesar de incluírem 3 pestanas (F, Bb e Gm).

8. Página de Amigos

Além do Am e do G, Página de Amigos tem outros dois pares de acordes, que sofrem pequenas variações: CC7 e FFm. Por sua vez, a introdução da música pode ser uma boa opção de prática para quem está começando a se aventurar nos solos.


9. Ainda Tô Aí

Coloque o capotraste na 5a casa para tocar Ainda Tô Aí. Mesmo que metade dos 6 acordes da música tenha pestana, essa é uma cifra fácil de aprender. Para completar, o solo de introdução não chega a ser exatamente difícil. Porém, por ser um pouco mais longo, requer prática.

10. Me Apaixonei

Quer saber como tocar Me Apaixonei no violão? Além de um solo mais complexo (com bends e releases), a cifra dessa música tem dois acordes realmente complicados de montar: A/C# e B/D#. Porém, repare que ambos têm a mesma forma, mas são tocados em posições diferentes do braço do violão.

11. Agenda Rabiscada

Os 7 acordes de Agenda Rabiscada são quase todos maiores ou menores, à exceção apenas do G4 – este, por sua vez, é uma tétrade e é feito com pestana. Enfim, mesmo quem tem dificuldade com o fundamento vai conseguir pegar. Basta um pouco de prática e dedicação!

12. Sou Seu Fã No 1

Sou Seu Fã Nº 1 tem 17 acordes, incluindo 9 pestanas e vários shapes incomuns. Mas, exceto por uma ou outra forma que precisa de mais atenção, a maioria delas é mais difícil no nome do que na execução. Ademais, para tocar o solo da canção, esteja com as técnicas de vibrato e hammer on afiadas.

13. A Carta

A cifra de A Carta possui 2 pestanas (C9 e G7) e outros 4 acordes dos mais básicos: G, D, C e Am. Além disso, assim como muitos sertanejos românticos, ela pode ser tocada com a chamada batida rock: ↓ ↓ ↑ ↑ ↓ ↓.

14. Saudade

Para saber como tocar a música Saudade, você só precisa dos acordes G, C, F e C para executar a base da canção. Muito fácil, não é? Por outro lado, os solos são um pouco longos e incluem diferentes técnicas. Então, se você é iniciante, não tem problema em só tocar a linha de violão de acompanhamento.

15. Amor de Violeiro

Com solos e acordes relativamente simples, Amor de Violeiro é um mega sucesso de Eduardo Costa. Tem uma única pestana (F) e formas que fogem um pouco do básico, mas que não vão te complicar tanto assim (C7 e G/B). Ou seja, é uma música boa de tocar até para iniciantes no violão!

Agora que você já sabe como tocar as músicas de Eduardo Costa no violão, que tal aperfeiçoar suas habilidades no instrumento? Pois saiba que é possível fazer isso com a orientação de excelentes profissionais sem nem precisar sair de casa!

Estamos falando do curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy! Na nossa plataforma, você vai aprender todas as batidas do gênero musical, técnicas fundamentais do estilo e, claro, muito repertório!

Não tem como perder essa oportunidade de se tornar fera tocando um bom sertanejão, não é?

Curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy
Foto de Roger Dorl

Roger Dorl

Artista formado em Teatro, especialista em Língua e Literatura Brasileira. Professor, escritor e produtor cultural. Toca violão e teclado, é cantor, compositor e arranjador. Escreve para o Cifra Club desde dezembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK