Cifra Club

7 dicas pra curtir o Rock Rio da melhor maneira possível

Dicas para curtir o Rock in Rio

É possível curtir o Rock in Rio com segurança e leveza (Imagem/Internet)

Está marcado para começar, nesta semana, o Rock in Rio 2019. A festa vai rolar entre os dias 27, 28 e 29 de setembro e 3, 4, 5 e 6 de outubro, na Cidade do Rock, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca.

São 10 dias de festival! Mas pode apostar: a maratona é puxada até mesmo para quem vai em uma das datas. Sabe como é, né… o rolê vai das 14h às 4h!

Penso que o ideal é aproveitar os shows com muita tranquilidade, sossego e satisfação. Por isso, listei 7 dicas fundamentais para que todos nós possamos curtir o festival de maneira mais proveitosa possível.

Bora lá ficar por dentro desse lance?

1. Planeje seu dia com foco nos shows que quer assistir

São 9 palcos, cara! Já parou pra pensar na quantidade de artistas tops que vão desfilar seus talentos no maior festival de música do mundo?

Pra não ficar frustrado, se programe! Pesquise os shows que você quer curtir, descubra quem vai tocar em qual palco e faça um roteiro. Dessa forma, além de não perder nenhuma atração, você não ficará rodando na Cidade do Rock feito uma “barata tonta”.

2. Guarde dinheiro em local seguro

Lembre-se de levar dinheiro, incluindo uma graninha extra – para o caso de eventuais emergências – e deixar guardado em um local bem seguro. O mercado oferece umas pochetes de viagens que são ótimas para isso.

Pochete de viagem é item de segurança para curtir festival

Pochete de viagem é um ótimo item de segurança (Imagem/Internet)

Outra dica importante é não deixar tudo guardado em um único lugar. Procure esconder seu cartão separado do dinheiro, por exemplo. Desta forma, você evitará o risco de perder tudo. Você pode [veja bem: eu disse “pode”] pensar em guardar umas notas na meia. Fica meio incômodo no início, mas não é nada que não possa ser relevado.

3. Escolha roupas e sapatos adequados

Serão horas horas em pé, dançando e andando. Prefira roupas leves e confortáveis, como shorts, bermudas e calças leggings. Nos pés, o par de tênis mais confortáveis que você conseguir descolar. No caso das meninas, vale a pena pensar em não ir de sandálias e assim evitar lesões provenientes dos inevitáveis pisões.

Conselhos de amigo: leve um casaco na mochila, para o caso de esfriar durante a noite.

Segundo o G1, pode ser que chova no primeiro final de semana de evento. Sendo assim, pelo sim, pelo não, leve uma capinha de chuva marota na sua mochila 🙂

4. Procure descansar entre os rolês

A Cidade do Rock tem uma a área total de 385 mil m², ou 60 mil m² a mais em relação à edição de 2017, e vai funcionar entre 14h e 4h da manhã. Você ainda terá à disposição um balcão de 500 metros para compra de bebidas, comidas e produtos licenciados do Rock in Rio.

Viu só o tamanho da negócio? Se você deixar o seu senso de exploração falar mais alto, haja perna para tanta caminhada. Uma única ida e volta nesse balcão já te consome 1km de caminhada 😉

Cidade do Rock vai receber cerca de 700 mil pessoas, em 10 dias de Rock in Rio

Mapa da Cidade do Rock: evento rola num espaço de 385 mil m² (Imagem/Divulgação)

Antes de seguir com a leitura, volte à dica de número 3 desta lista.

Pronto? Então, como te falei, serão longas horas de movimento ou de locomoção. O cansaço é inevitável, pois, afinal, você não tem superforça. Sendo assim, aproveite todas as oportunidades que tiver para dar uma descansada. E como fazer isso? Simples:

  • evite transitar demais pelas dependências do local
  • passe um tempinho sentado – ou até mesmo deitado – entre um show e outro

5. Beba água e use o filtro solar

Pode parecer clichê, mas nunca é demais te dar o seguinte papo reto: beba água e use protetor solar. Por mais que pareçam “coisas simples”, a ausência desses dois elementos pode avacalhar sua curtição no festival.

Pensa: o festival espera receber cerca de 70 mil pessoas por dia. Com tanta gente por perto, aumenta o contato humano, e você certamente irá suar mais que o normal. Por essas e outras, será preciso repor todo o líquido perdido. Além disso, mesmo em dias nublados, é importante usar filtro solar e proteger a pele dos raios solares.

Outro conselho de amigo: não deixe seus óculos escuros em casa

6. Se alimente bem e de maneira correta

A maratona é tensa! Festival é divertido, mas o dia é puxado. Com tanta agitação, opte por refeições mais leves para não passar mal ter uma indisposição durante o evento. Evite ficar muito tempo sem comer para não sentir fraqueza, tontura ou zonzeira enquanto os shows rolam no palco.

7. Baixe o app oficial do Rock in Rio

Ter em mãos todas as informações sobre o evento é essencial, seja para conferir horários, programação, mapas de como chegar e localização dos palcos. Afinal de contas, nunca se sabe quando pode acontecer um imprevisto.

Aplicativo do Rock in Rio é fundamental para curtir o festival

App do Rock in Rio promete facilitar a vida de quem for ao festival (Imagem/Divulgação)

O app do Rock in rio é gratuito e está disponível para Android e iOSEntre outras ferramentas, o app conta com alguns recursos funcionais, como programação e horários, mapa dos palcos, criação de agenda de shows e muito mais.

Mais sobre Rock in Rio

E se você quer ficar por dentro de mais coisas sobre o Rock in Rio, não deixe os posts abaixo de fora de seu radar:

Rock in Rio: água por R$ 5 e pizza por R$ 40; confira tabela de preços

5 vezes em que o Rock in Rio foi palco de manifestações políticas

Descubra como a tecnologia melhora a sua experiência no Rock in Rio

Rock in Rio corrige erro com Anitta, mas peca ao repetir atrações

Aconteceu no Rock in Rio: relembre 15 momentos inusitados do festival

Relembre atrações que o Rock in Rio trouxe ao Brasil pela primeira vez

Especial Rock in Rio: as principais curiosidades sobre o festival

10 astros da música que nunca tocaram no Rock in Rio

Em breve, eu volto com mais pautas sobre o maior festival de música do planeta! Então, fique antenado ;)

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK