Cifra Club

Como cantar bem? Aprenda a organizar seus estudos e encontre sua voz!

Tocar violão num luau, na rodinha com a galera, no intervalo do colégio é bem legal. Para alguns músicos, no entanto, é comum o interesse de dar uma profissionalizada no rolê e partir pras bandas, barzinhos, etc e tal! Só que para dar esse passo, nunca é demais saber cantar.

Homem e ulher, ambos jovens, cantam com microfone nas mãos

Cantar bem está dentro das possibilidades de qualquer pessoa (Foto/Freepik)

Por mais incrível que pareça, cantar ainda é um mito para muita gente. Tem o lance da timidez, da dificuldade de preparar a voz e até mesmo de encontrar repertório. Pensando nisso tudo, e, claro, na sua evolução como músico, o post de hoje reúne as melhores dicas para que você dê vida ao excelente vocalista que há em aí em alguma dimensão do seu ser!

Ficou curioso em saber como cantar bem? Vai por mim: “esse billete é verdade”. Mas lembre-se que depende mais dos seus esforços do que do conteúdo dos vídeos que você verá no decorrer da nossa conversa 😉

Vamos nessa?

1. Qualquer pessoa pode cantar

Sim, qualquer pessoa pode cantar! Quando e se alguém falar que “sua voz é feia e que, por isso, você não deve cantar”, não dê ouvidos. Afinal de contas, o conceito de beleza é subjetivo, ou seja, o que é bonito para uns, não necessariamente é belo para outros. Conforme Natália Sandim explica no vídeo abaixo, toda pessoa tem capacidade para ser vocalista.

2. Como começar a cantar

E agora que você já sabe que qualquer pessoa pode cantar, chegou a hora de conhecer os primeiros passos do rolê! Desde já, te aviso: não é só abrir a boca e deixara s palavras saírem! No vídeo abaixo, você confere as melhores dicas para começar a cantar.

3. Encontrando o melhor estilo pra sua voz

Ter estilo é fundamental, né? Porém, não é demérito ser um vocalista versátil, isto é, dominar vários estilos. Pra quem toca na noite, por exemplo, nunca é demais saber cantar pop, samba, rock, mpb, entre outros estilos. Claro que tudo deve ser feito com bastante estudo, segurança e consciência.

A questão das diferenças entre a “voz gravada” e a “voz falada ao vivo” também mexe com o imaginário de muita gente por aí! E pra desmistificar essa questão, que impede muita gente de achar a própria voz, ninguém melhor do que a instrutora de canto do Cifra Club 😉

E para finalizar a trilogia da saga que é encontrar a própria voz, nada melhor do um material sensacional para te ajudar a entender os motivos pelos quais todos nós temos a tendência de imitar o cantor original. É normal termos ídolos e referências, correto? Porém, todavia, contudo, é mais do que importante saber onde termina a inspiração e começa a originalidade. A linha pode ser tênue, mas não é intransponível.

4. Como montar um cronograma de estudo

Se não estudar, de fato, dificilmente você conseguirá ser um bom músico. Quando o assunto é vocal, como não poderia ser diferente, é importantíssimo ter um cronograma de estudos bem elaborado. No vídeo abaixo, a minha amiga Natália dá o melhor direcionamento para que você se organize por aí e tenha um ótimo aprendizado.

Leia mais sobre cantar bem, voz, etc

E já que você chegou até aqui, preciso muito te indicar mais uns textos totalmente interessantes sobre voz. Os conteúdos abaixo são educativos, divertidos e informativos. Garanto que você não vai se arrepender de conferir esse billete.

Bom… espero, de verdade mesmo, que o post de hoje faça alguma diferença aí na sua caminhada. A estrada é longa, os palcos são muitos e os repertórios estão cada vez mais intermináveis. Por essas e outras, se prepare! Cantar, muita gente canta… Agora, cantar com competência, responsabilidade e inteligência, não é pra qualquer um. Bom aprendizado e até a próxima, amigo leitor ;)

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK