Cifra Club

Top 3: os principais momentos da primeira parte do Rock in Rio

Rock in Rio 2019 chegou com força total

Primeira etapa do Rock in Rio 2019 foi sucesso (Imagem/Divulgação)

A etapa inicial de shows do Rock in Rio 2019 chegou ao fim. Com um setlist matador, mas uma performance distante dos tempos áureos de seu vocalista, a banda Bon Jovi encerrou a primeira etapa do maior festival de música do mundo. Teve, inclusive, o tradicional beijo de Jon Bon Jovi em uma fã.

Muita coisa interessante aconteceu nos palcos do evento. No Palco Sunset, só pra citar dois exemplos, rolaram os maravilhosos encontros das cantoras Iza e Alcione, que celebraram a música negra; e da banda Whitesnake, que mostrou a força de suas baladas “hard farofa”. Ah, ainda sobre o Whitesnake, não posso deixar de mencionar a excelência do baterista Tommy Aldridge, que com seus 69 anos de idade, mostrou como é que se “separa os homens dos meninos”.

Já no O Palco Mundo, Dave Matthews Band mostrou muita técnica, mas despertou pouco interesse para os fãs que esperavam a grande atração da noite, isto é, a turma que foi pra ver o Bon Jovi; o Goo Goo Dolls mostrou que realmente é “one hit wonder”, ou seja, só a faixa Iris empolgou; e algumas atrações, como Weezer, Alok, Ellie Goulding, entregaram performances aquém das tradições do RIR. Já Ivete… novamente fez seu carnaval/micareta e deixou bem claro que “santo de casa faz milagre”. Mas neste post, o propósito é relembrar os 3 momentos mais tops que rolaram ao longo dos três primeiros dias de festa. Vamos lá?

Júnior Bass Groovador zera a vida

O baixista brasileiro Júnior Bass Groovador fez uma participação especial durante o show do Tenacious D , no sábado (28). A presença de Groovador já era esperada, visto que Jack Black publicou nas redes sociais, no último dia 18 de setembro, que estava na captura do músico. Dinho Ouro Preto entrou no meio e fez a ponte entre o baixista e o duo mais bacana do metal. Com seu tradicional baixo de cordas verdes e mostrando toda sua ginga nos passos de dança, Júnior misturou Smells Like Teen Spirit, poderoso hit do Nirvana, com a inconfundível levada forrozeira do Nordeste. Por sua vez, o Tenacious D entrou na onda e se jogou no groove diferentão do Groovador.

Além de ter feito um com no Palco Mundo, Júnior Bass Groovador também teve um tempinho pra ganhar um afago de Dave Grohl, conforme você confere nas imagens abaixo.

Júnior Groovador abraça Dave Grohl nos bastidores do Rock in Rio

Júnior Bass Groovador é o novo ídolo de Dave Grohl (Foto/Instagram)

Viu só como nunca podemos desistir de nossos sonhos? Com muito empenho, talento e inovação, Júnior Bass Groovador apareceu para o mundo e pisou no palco do maior festival de música do planeta! Nota mental: estudar com mais dedicação! Quem sabe no próximo RIR, a gente não tá lá? 2021 é logo ali… vai vendo 😉

Drake e a desculpa para vetar transmissão de show

Drake é um dos principais astros do atual da música pop. Além de cantar para plateias lotadas ao redor do mundo, esse artista canadense tem números impressionantes nas plataformas digitais. Com toda essa pompa e circunstância, sem contar os paparicos de boa parte da mídia especializada, o cara chegou com status de grande estrela do Rock in Rio 2019.

Drake fez show debaixo de chuva no Rock in Rio 2019

Drake encarou o Rock in Rio debaixo de chuva, mas barrou transmissão do show (Foto/Instagram)

Parece que o estrelismo falou um pouco mais alto nos ouvidos do dono do hit Hotline Bling. Segundo informações do Multishow, Drake foi o primeiro artista a não autorizar a transmissão de seu show no Rock in Rio pelos canais do Grupo Globo. Além da TV Globo, o festival é exibido no Multishow, Bis e G1. Aos 45 do segundo tempo, Drake vetou a transmissão, que já estava acertada em contrato. O motivo para o cancelamento, no entanto, chamou a atenção: o mau tempo, pois chovia no momento da apresentação. Via Twitter, o cantor emitiu a seguinte explicação:

Desculpe a todos pela transmissão ao vivo do Rock in Rio. O tempo estava imprevisível, estava caindo o mundo quando eu subi no palco e não sabíamos o resultado do show. Minhas desculpas em nome da mãe natureza. Estarei de volta para mais

Sem medo de represálias, Boninho, diretor da Globo desmentiu o pop star. Abaixo, você confere a troca de tuitadas entre um poderosos chefões da TV brasileira e o grande astro do RIR.

Não posso deixar de lembrar que em outras edições, chuvas até mais fortes não impediram a transmissão de shows. No Rock in Rio 2011, tocando debaixo de um temporal apocalíptico, o Guns fez o seu show e nem cogitou a possibilidade de impedir a transmissão. Pegou mal, hein Drake?! A mãe natureza, certamente, gostaria que você pensasse um pouco mais nos fãs que ficaram em casa…

O amadurecimento de Jessie J

Ok: chegou a hora de dar o braço a torcer. No Rock in Rio 2013, Jessie J encarou o Palco Mundo. Na ocasião, a britânica tocou muitos covers e se preocupou mais em mostrar as coreografias do que com sua capacidade vocal. A apresentação foi tão sem graça, mas tão sem graça, que cheguei a acreditar que Jessie teria entrado pro grupo de artistas que jamais voltariam ao palco do RIR. Resumindo: ela derrapou e entregou um show – pra usar um termo mais brando – fraco. Em 2019… a situação foi diferente! Escalada para o Palco Sunset, a cantora se mostrou bem mais em casa.

 

Com muito mais voz e menos caras e bocas, Jessie J deixou claro que está numa vibe mais soul. No que diz respeito à postura, ela está mais antenada no lado good vibes da coisa e, em várias oportunidades, disparou frases frases motivacionais e pedidos como “bote a mão no coração” ou “quem é uma pessoa forte aí levante a mão”.

Mais sobre Rock in Rio

E se você quer ficar por dentro de mais coisas sobre o Rock in Rio, não deixe os posts abaixo de fora de seu radar:

Rock in Rio: água por R$ 5 e pizza por R$ 40; confira tabela de preços

O que esperar das principais atrações do Rock in Rio? Vem conferir!

5 vezes em que o Rock in Rio foi palco de manifestações políticas

Descubra como a tecnologia melhora a sua experiência no Rock in Rio

Rock in Rio corrige erro com Anitta, mas peca ao repetir atrações

Aconteceu no Rock in Rio: relembre 15 momentos inusitados do festival

Especial Rock in Rio: as principais curiosidades sobre o festival

10 astros da música que nunca tocaram no Rock in Rio

Em breve, eu volto com mais pautas sobre o maior festival de música do planeta! Então, fique antenado ;)

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK