Cifra Club

Aprenda a tocar 7 hinos que vão agitar a segunda etapa do Rock in Rio

Rock in Rio é o mair festival de música do mundo

Rock in Rio é palco dos grandes astros da música (Reprodução/Internet)

E cá estamos na semana da segunda metade do Rock in Rio, o maior festival de música do mundo. Na primeira semana, como você sabe, rolou Foo Fighters, Bon Jovi, Tenacius D e vários outros astros do rock [seja lá qual for a vertente]. Mas será que a parte rocker do evento parou por aí? A resposta é simples: não!

Nesta fase de RIR, a turma o caldo vai ficar mais grosso. Vai ter metal, hard rock, indie rock e várias outras vertentes. E neste post, você vai ter contato com uma lista de hinos que vão agitar a Cidade do Rock ao longo dos próximos dias. Na real, seja lá qual for sua tribo, certamente tem um som que seja de seu agrado.

Ficou curioso pra saber mais sobre isso? Então, fique sabendo que você aprenderá a tocar as seguintes músicas:

  • Fear Of The Dark
  • Demons
  • Wind of Change
  • Good Times
  • Otherside
  • How You Remind Me
  • Rock You Like a Hurricane

Viu que demais? Continue comigo, prepare aí o seu instrumento musical e bom aprendizado!

1. Fear Of The Dark – Iron Maiden

Os gigantes do heavy metal dispensam quaisquer apresentações! Porém, preciso te lembrar que o Iron Maiden chega para sua terceira participação no Rock in Rio. O show deles na primeira edição do evento, em 1985, é considerado um dos mais antológicos da carreira da banda.

Iron Maiden é garantia de heavy metal no Rock in Rio

Iron Maiden está mais do que pronto para mais um Rock in Rio (Reprodução/Internet)

Apesar de estar em turnê com um setlist voltado para os grandes hits dos anos 80, o Iron jamais deixaria de tocar a clássica Fear of The Dark, faixa que dá nome ao álbum que a Donzela lançou em 1992.

2. Demons – Imagine Dragons

Dos artistas que estão no line-up do Rock in Rio 2019, a banda americana Imagine Dragons é uma das mais ouvidas nas plataformas de streaming. Essa informação veio à tona por meio de um levantamento recente do G1.

A música Demons faz parte do disco de estreia do quarteto, Night Visions, de 2012. A faixa é uma das que apresentaram a força dessa banda pro mundo.

3. Wind of Change – Scorpions

Com mais de 50 anos de carreira, o Scorpions é uma das bandas mais longevas e produtivas do rock pesado. Em 1985, durante o Rock in Rio I, o quinteto mostrou seu som harmônico e acrobático!

Imagem de divulgação do single wind of change, da banda Scorpions, lançado em 1991

Wind Of Change será uma das músicas mais emocionantes do RIR 2019 (Reprodução/Internet)

Como você já deve saber, esses alemães têm a manha de fazer músicas melódicas, mas que ao mesmo tempo soam pesadas. Um desses grandes exemplos é a balada Wind Of Change, do disco Crazy World, de 1990. E do jeito que esse mundo anda louco, essa canção vem em muito boa hora.

E já que você aprendeu a versão simplificada desse hit, nada melhor do que aprender a fazer o solo! Cá pra nós: Mathias Jabs estava bem inspirado quando escreveu essas linhas de guitarra, hein…

4. Good Times – Nile Rodgers & Chic

E quem foi que disse que Rock in Rio não é lugar de funk? Não se assuste, amigo leitor! O estilo está muito bem representado pelas lendas Nile Rodgers & Chic, banda que marcou o auge das baladas da Nova Iorque dos anos 70.

A faixa Good Times faz parte do disco de estreia dos caras, Risqué, de 1979. Se você quer fazer um som dançante, cheio de swing e tão gingado quanto uma roda de capoeira, dê o play e se jogue nessa videoaula.

5. Otherside – Red Hot Chili Peppers

Os Chili Peppers são mais do que íntimos do Rock in Rio e, consequentemente, do público brasileiro. E o interessante é que quando o assunto é RIR, o quarteto já fez shows memoráveis, como em 2017, mas também já derrapou feio, como em 2001.

red hot chili peppers é uma das atrações do Rock in Rio 2019

O funk-metal do Red Hot Chili Peppers é presença certeira no Rock in Rio (Reprodução/Internet)

Lançada em 2000, a música Otherside foi o terceiro single retirado do álbum Californication, sendo a quarta faixa deste álbum, que data de 1999. Ao longo desses 20 anos, a faixa criou vida e é um número obrigatório nos shows do Red Hot e de muitas bandas que estão fazendo seu primeiro ensaio.

Agora, você precisa aprender a tocar a versão plugada dessa música!Se liga só nos ensinamentos do meu amigo Vinícius Dias:

6. How You Remind Me – Nickelback

O Nickelback é a banda que todo mundo ama odiar, conforme aponta um estudo científico realizado na Universidade da Finlândia. Será que é por isso que o Rock in Rio decidiu dar uma nova chance aos caras? Em 2013, Chad Kroeger e companhia fizeram um show burocrático.

A música How You Remind Me ganhou o título de Top Rock Song of the Decade, pela Billboard – uma das principais publicações sobre música do mundo. Por mais que muita gente não curte o quarteto canadense, essa canção sempre garante bons momentos no RIR.

7. Rock You Like a Hurricane – Scorpions

Se você quer rock no Rock in Rio, nada melhor do Rock You Like a Hurricane! Esse clássico do hard rock faz parte do disco Love at First Sting, de 1984. Nesta faixa, mais do que nunca, o o entrosamento, os timbres e a criatividade, deixam claro os motivos pelos quais os guitarristas Rudolf Schenker e Mathias Jabs formam uma das duplas mais sólidas inventivas do rock.

Mais sobre Rock in Rio

E se você quer ficar por dentro de mais coisas sobre o Rock in Rio, não deixe os posts abaixo de fora de seu radar:

Top 3: os principais momentos da primeira parte do Rock in Rio

Especial Rock in Rio: as principais curiosidades sobre o festival

10 astros da música que nunca tocaram no Rock in Rio

Em breve, eu volto com mais pautas sobre o maior festival de música do planeta! Então, fique antenado ;)

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK