Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Top 10 sertanejo: confira as melhores músicas de Bruno & Marrone

      9 de outubro de 2019 11:09 Por Gustavo Morais

      Surgida em Goiás, no ano de 1986, a dupla Bruno & Marrone é uma das mais importantes do sertanejo romântico. Ao longo desses 33 anos de estrada, B&M acumulam 24 álbuns gravados, dentre eles 11 DVDs, coletâneas e mais de 16 milhões de cópias vendidas. E já que “todo artista tem de ir aonde o povo está”, como determinou Milton Nascimento, a dupla faz uma média de 150 shows por ano… e as apresentações acontecem em todas as regiões brasileiras ;)

      A dupla Bruno & Marrone celebra suas mais de três décadas de carreira

      Bruno & Marrone estão na estrada há mais de 30 anos (Foto/Divulgação)

      Não há dúvidas de que estou falando de um dos nomes mais importantes da música brasileira popular, concorda? Por essas e outras, o post de hoje é sobre essa carreira tão exemplar, vitoriosa e inspiradora. E qual o melhor jeito de fazer uma homenagem de tamanha envergadura? Simples: listando as melhores músicas da dupla. Tá na vibe pra saber qualé a desse rolê? Então, continue comigo! Ao longo das próximas linhas, o papo reto será sobre as canções abaixo:

      • Dormi Na Praça
      • Choram as Rosas
      • Isso Cê Num Conta
      • Vida Vazia
      • Boate Azul
      • Te Amar Foi Ilusão
      • Bijuteria
      • Por Um Minuto
      • Surto de Amor
      • Na Conta da Loucura

      Tá demais esse post, não tá? Prepare aí o seu violão, ajuste os seus fones de ouvido e manda brasa.

      Como tocar músicas de Bruno e Marrone

      A família Cifra Club sempre respeitou e celebrou a importância e a contribuição que a dupla Bruno & Marrone vem dando ao cancioneiro da música brasileira popular. Como não poderia ser diferente, os meus queridos instrutores do Cifra já gravaram várias videoaulas para músicas da dupla. A seguir, você confere esse material.

      1. Dormi Na Praça

      Se no começo dos anos 2000 você não era uma bebê, certamente viveu a época em que a música Dormi Na Praça estourou nas rádios. Sim, tô falando daquela canção a respeito do sujeito apaixonado que, de tanto pensar na amada, acabou caindo no sono e teve problemas com um guarda. Naqueles tempos, o Brasil inteiro se comoveu e cantou junto o refrão abaixo:

      Cifra do refrão de Dormi na Praça, hit de Bruno & Marrone

      Dormi na Praça não é uma música difícil de tirar no violão (Imagem/Cifra Club)

      O que pouco se comenta, no entanto, é o fato de que essa música foi originalmente lançada em 1994, no primeiro disco de B&M. A versão que catapultou a carreira da dupla pro sucesso faz parte do disco Bruno & Marrone Acústico, trabalho lançado em 2000. E é claro que esse sucesso todo não ficaria de fora do Cifra Club, né? Publicada há pouco mais de 10 anos, a videoaula desse hit é uma das mais antigas do rolê.

      2. Choram as Rosas

      Essa música foi o terceiro single retirado do disco Meu Presente É Você, lançado em 2005. O álbum vendeu mais de 500 mil cópias ["fora os pirata", como diria o apresentador Ratinho] e deu ao cancioneiro da música sertaneja alguns outros hits, incluindo Quer Casar Comigo e Que Pescar Que Nada. Lembrando que naqueles tempos, a palavra “sofrência” ainda nem era associada às músicas feitas pra beber, cantar e chorar ;)

      3. Isso Cê Num Conta

      Agora, vamos dar um salto no calendário de sucessos da dupla. Chegando em 2015, damos de cara com o single Isso Cê Num Conta. Contando com seis acordes, essa canção é provocativa e indicada pra quando o crush cisma de tripudiar.

      4. Vida Vazia

      Eis uma canção que tem 20 anos de sucesso! Sério: essa música foi lançada no quinto disco da dupla, Cilada de Amor, de 1999. Naquele mesmo ano, B&M concederam uma entrevista à rádio Líder FM, de Uberlândia, e um ouvinte decidiu gravar e comercializar o material por meio de mídias piratas. O negócio propagou tanto, mas tanto, que a partir dali, a dupla estourou nas paradas de sucesso e emplacou Vida Vazia na oitava posição das mais tocadas no Brasil.

      5. Boate Azul

      Trata-se de uma das obras mais conhecidas da música brasileira popular. Escrita pelo compositor Benedito Seviéro, essa canção data do começo da década de 1960. Em entrevista concedida um tempinho antes de falecer, em 2016, Seviéro revelou que a música foi inspirada em “uma boate de Apucarana-PR que inspirou. Chamava ‘Boate Noite Azul’. Fomos fazer show com Tibagi e Miltinho. Naquela madrugada, morreu Papa João 23 [3/6/1963] e não teve o show. Aqueles bêbados ficavam na porta da boate. Aquilo tudo ajudou a conduzir a letra”.

      Benedito Seviéro é o autor da letra da música Boate Azul

      O saudoso Benedito Seviéro, compositor do clássico Boate Azul (Foto/Internet)

      Por algum motivo que ainda não consigo compreender, essa guarânia maravilhosa enfrentou várias problemas com a censura e só foi liberada para valer em 1980, ano em que foi gravada pela dupla Joaquim e Manoel. Apesar de muita gente ter interpretado essa música tão emblemática, não há dúvidas de que a versão de Bruno & Marrone é a definitiva. Ah, antes que eu me esqueça, B&M gravaram Boate Azul no disco Acústico Ao Vivo, de 2001.

      Mais sucessos de Bruno & Marrone

      6. Te Amar Foi Ilusão

      Composta por Luiz Cláudio e Bruno, Te Amar Foi Ilusão faz parte do 12º álbum da dupla, Bruno & Marrone – Ao Vivo, lançado no ano de 2004. Pensa num “modão doído”… Pensou? Agora, saca só o refrão dessa música:

      Cifra do refrão da música Te Amar Foi Ilusão, sucesso de Bruno & Marrone

      Alguém falou em “sofrência” por aí? (Imagem/Cifra Club)

      Em 2019, B&M regravaram Te Amar Foi Ilusão para o Studio Bar Live – Vol 2, projeto que celebra os 33 anos de carreira da dupla e o aniversário de 25 anos do primeiro disco.

      7. Bijuteria

      Fruto de uma parceria entre os mestres Carlos Colla e Chico Roque, dois senhores especialistas em criar hits populares, Bijuteria foi feita para o disco que a dupla Chrystian & Ralf, um dos nomes mais importantes do sertanejo, lançou em 1991. Acontece que 10 anos depois, B&M também apostaram na música e colheram um sucesso estrondoso! Se você se decepcionou com o [ex] mozão, essa canção te define.

      8. Por Um Minuto

      Que Por Um Minuto está entre os clássicos do século XXI, ninguém duvida. Trata-se de uma faixa lançada no disco Paixão Demais, sexto trabalho da dupla, de 2000. O que quase não é dito por aí, por incrível que pareça, é que essa canção é uma versão em português para a música Por Un Minuto, hit do cantor espanhol Sergio Dalma. Tá explicado o por que desse climão todo de latin lover que essa música emana, né?

      9. Surto de Amor

      Bruno & Marrone estão para o sertanejo romântico, assim como Jorge & Mateus estão para o sertanejo universitário. Cada uma “no seu quadrado”, essas duas duplas são referências e expoentes em tudo que fazem. Agora, já imaginou esse quarteto cantando junto? Então, sorria, pois, “é verdade esse bilete”!

      Bruno, Jorge, Mateus e Marrone fazem encontro  de gerações da música sertaneja

      As duplas Bruno & Marrone e Jorge & Mateus se conhecem de outros palcos (Foto/Internet)

      Esse encontro mágico rolou na canção Surto de Amor. A faixa faz parte do Studio Bar Live, projeto que celebra a inigualável obra de B&M. “Caba” não, mundão!

      10. Na Conta da Loucura

      No ano de 2016, Bruno & Marrone deram uma renovada no repertório acústico. O resultado foi registrado no CD e DVD Ensaio. Com produção musical e arranjos comandados pela batuta de Eduardo Pepato, o show de gravação do projeto rolou num hotel-casarão situado no interior de São Paulo. No meio de 22 canções maravilhosas, a faixa Na Conta da Loucura é o grande destaque. Só pra você ter ideia, a canção conta com mais de 54 milhões de plays no Spotify. É “sucesso” que fala, né?

      Ah, e pra finalizar, não posso me esquecer de um rolê muito importante! Além das redes sociais, você pode se ligar no Palco MP3 de Bruno & Marrone e ouvir mais músicas. É só acessar e aproveitar, mas sem doses de moderação ;)