Cifra Club

As melhores músicas para tocar no Dia das Crianças

Quer tocar as melhores músicas para o Dia das Crianças! De cirandas de roda a música gospel infantis, selecionamos 15 cifras para você aprender!

O dia 12 de outubro está chegando, prometendo muita alegria e vários momentos especiais em família! Assim, sabe qual a melhor forma de garantir a diversão dos pequenos sem gastar um tostão sequer? Cantando e tocando, é claro! Por isso, trazemos aqui as melhores músicas para o Dia das Crianças!

Homem tocando violão e a filha pequena segurada em suas costas com as mãos no instrumento
As canções infantis são perfeitas para animar este dia especial (Foto: Reprodução/Freepik)

Selecionamos nada menos do que 15 cifras de músicas infantis populares para violão. Além disso, buscamos facilitar a sua vida ao fornecer dicas práticas, links para as cifras e vídeos de apoio, incluindo videoaulas especiais.

Em outras palavras, aqui está tudo o que é necessário para você sair tocando essas músicas do Dia das Crianças sem esforço!

15 músicas para o Dia das Crianças

Antes de mais nada, saiba que essas músicas para o Dia das Crianças não são difíceis. Isso quer dizer que, mesmo que você seja iniciante, vai tirar essas canções de letra!

A seguir, confira algumas das faixas que incluímos no artigo de hoje:

  • A Dona Aranha
  • Cai Cai Balão
  • Marcha Soldado
  • Brilha Brilha Estrelinha
  • Se o Espírito de Deus
  • Ciranda Cirandinha

O mais legal é que, além de divertir a criançada, essas composições são uma ótima forma de colocar em prática a musicalização infantil.

Curtiu a proposta? Então, confira nossa lista completa de músicas infantis!

1. Fazendinha

Procurando músicas animadas para o Dia das Crianças? Então, olha só que legal: em 12 de outubro, você pode dar bom dia para os pequenos tocando e cantando o sucesso Fazendinha!

Em ritmo similar ao do country, essa canção exige uma batida com alternância do baixo. Ou seja, com ênfase em diferentes cordas graves.

Por isso, é importante ser preciso nas palhetadas, para não esbarrar em cordas que não devem ser tocadas, ok? A levada se mantém constante por toda a faixa.

Fora isso, a cifra é bem simples. Está na tonalidade de Lá maior e conta com apenas 4 acordes, sendo 1 com pestana.

2. Se o Espírito de Deus

Para as famílias cristãs, músicas gospel para o Dia das Crianças caem como uma luva. Desse modo, a canção Se o Espírito de Deus apresenta não só uma mensagem edificante, como uma sonoridade alegre e dançante, que remete aos tempos bíblicos.

Isso se deve justamente à progressão harmônica, que mescla dois acordes menores com dois maiores. Além disso, o ritmo tem acentuações bem particulares.

Acima de tudo, tenha força nas pestanas, que estão presentes em metade dos shapes.

3. Baby Shark

Baby Shark está no tom de Sol maior e tem apenas 4 acordes, todos com cordas soltas. Ou seja, é muito fácil tocar essa canção.

Basicamente, você deve ter atenção apenas às mudanças de acordes, para que o ritmo não seja interrompido. De resto, sem segredos! É ou não é uma das melhores músicas infantis para tocar?

4. Homenzinho Torto

Outra música gospel infantil, Homenzinho Torto já pisa no terreno do rock. Dessa maneira, é perfeita para brincar e gastar a energia dos pequenos. Novamente, a cifra da faixa, na tonalidade de Lá maior, apresenta apenas acordes básicos, sem extensões nem pestanas.

Então, o desafio é respeitar a intensidade de cada parte da música, já que há muitas variações de dinâmica e ritmo, beleza? Com um pouquinho de treino, você pega o jeito!

5. Banho É Bom

O contexto para tocar Banho É Bom é ótimo. Afinal, depois de tanta bagunça, a criançada vai precisar de uma ducha! Brincadeiras à parte, anote aí os 2 acordes necessários para tocar a faixa: C e F.

Porém, note que o ritmo é realizado com batidas no contratempo, quase como se fosse um reggae ou um ska. Nesse sentido, você precisa abafar os acordes com a mão esquerda (no caso dos destros). Para isso, desaperte rapidamente as cordas.

6. A Barata

A Barata é bem divertida e fácil de tocar. Feita com apenas 3 acordes, a música é ótima para quem está começando no violão.

Além disso, a sequência em que os acordes são apresentados facilita muito o entendimento harmônico. Eles são, respectivamente, C, F e G.

Provavelmente, você já tocou essa sequência em outras músicas, pois trata-se de uma progressão harmônica fácil e usual.

7. A Dona Aranha

Outra música para o Dia das Crianças bastante conhecida é A Dona Aranha, com 5 acordes. No entanto, a maioria é bem tranquila de montar, inclusive para iniciantes.

Fique de olho na troca entre D/F# e G, principalmente por envolver a mudança do dedo 1 para o dedo 2 na primeira corda do instrumento.

8. Borboletinha

Uma das músicas para o Dia das Crianças mais fáceis no violão, Borboletinha tem apenas 2 acordes. Logo, é perfeita para quem está aprendendo a tocar violão.

Os acordes são os básicos G e D. Além disso, o tempo e a mudança dos acordes são fáceis de executar.

9. Meu Pintinho Amarelinho

Outro clássico infantil é Meu Pintinho Amarelinho. São apenas 3 acordes (D, A7 e G), todos fáceis. Para facilitar ainda mais, a batida também é super tranquila, com trocas de acordes espaçadas.

10. Super Fantástico

Super Fantástico está em um nível diferente das músicas que foram apresentadas até aqui. São 13 acordes no total, incluindo shapes mais complexos.

Nesse sentido, atente-se para a digitação dos acordes Ab, Eb e Eb/D. Por outro lado, a batida é tranquila e constante.

11. Cai Cai Balão

Cai Cai Balão é bem simples de tocar. Procure reproduzir a melodia da música no violão. Em relação à harmonia, a canção é composta por apenas 5 acordes.

12. Marcha Soldado

Marcha Soldado é um excelente exercício para treinar tocar e cantar ao mesmo tempo. A harmonia dela é supersimples, com apenas os acordes C e G.

Além disso, aprender a melodia vocal no violão também é interessante, para complementar sua execução.

13. Brilha Brilha Estrelinha

Brilha Brilha Estrelinha é composta por apenas 5 acordes. Mais uma vez, procure tocar a melodia cantada no violão.

Ademais, atenção ao acorde F, que inclui uma pestana. Essa montagem pode dar um trabalhinho a mais, mas não é nada muito complicado.

14. Alecrim

Com somente 5 acordes, Alecrim é uma das músicas para o Dia das Crianças mais divertidas de tocar.

A cifra inclui uma pestana, novamente no acorde F. De resto, é pura diversão para toda a família cantar e tocar junto!

15. Ciranda Cirandinha

Com melodia e harmonia tranquilas, Ciranda Cirandinha é sucesso garantido em qualquer roda!

Seguindo a estrutura harmônica das outras canções, temos apenas 2 acordes (C e G). Isso significa que não é preciso se preocupar com a montagem dos shapes, porque provavelmente você domina esses acordes básicos.

E aí, curtiu a nossa lista de músicas para o Dia das Crianças? Temos certeza de que sim! Com as dicas aqui fornecidas, tudo o que você tem a fazer é soltar a mão e a voz para se divertir de montão com os pequeninos. Afinal, músicas infantis são o que não falta! 

Por fim, compartilhe este artigo com mais pessoas, para que todos possam celebrar o dia 12 de outubro com muita música pra criançada! 

Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK