Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Top 5: as melhores músicas para tocar e curtir no Dia das Crianças

      11 de outubro de 2019 11:41 Por Gustavo Morais

      O Dia das Crianças tá chegando e, como não poderia ser diferente , a música precisa fazer parte desse rolê. Para criar este post, eu dei uma vasculhada nos arquivos do Cifra Club e busquei algumas videoaulas de canções dedicadas ao público infantil.

      Pai e filho se divertem com violão

      A criançada precisa crescer em meio à magia que só a música tem (Foto/Freepik)

      Se você é pai, mãe, tio, tia, avó, avô, padrinho, madrinha, ou possui qualquer outro parentesco com alguma criança, e toca violão, este texto é seu lugar. Sabe como é, né… a música é uma engrenagem importantíssima para o desenvolvimento da molecada =)

      Cantigas de Roda

      Também chamadas de Ciranda, as Cantigas de Roda são produções musicais anônimas que apostam em rimas e tem muitas repetições. No Brasil, são ensinadas oralmente de forma semelhante como as lendas do folclore.

      Além disso, há forte presença de personificação, a figura de linguagem utilizada para atribuir uma ação humana aos animais. No geral, as Cantigas de Rodas tratam de vários temas, como os animais, amor e amizade.

      No caso das três cantigas abaixo, curiosamente, as historinhas são protagonizadas por insetos, esses bichinhos nada simpáticos que são vistos nos lares de muitas crianças.

      1. A Barata

      Dentre todas as Cantigas, A Barata é uma das mais populares! E, de fato, essa música reúne todos os elementos necessários para uma boa Cantiga de Roda.

      2. Dona Aranha

      Essa simpática ciranda ensina sobre persistência! Afinal de contas nunca é cedo para aprender que nunca devemos desistir de nossos sonhos.

      3. Borboletinha

      Há também as cantigas que usam de rimas engraçadas para facilitar a memorização e o aprendizado e, de quebra, ainda trazem recortes dos temas do imaginário infantil. A simpática Borboletinha se enquadra nesse padrão ;)

      4. Pintinho Amarelinho

      Como você percebeu, as letras das cirandas são composições simples e rimadas. Algumas delas, inclusive, possuem coreografias divertidas para serem cantaroladas pelas crianças em uma roda. Um dos grandes exemplos é Pintinho Amarelinho, que ficou muito famosa na voz de Gugu Liberato, e também na versão da turma da Galinha Pintadinha.

      5. Super Fantástico – A Turma do Balão Mágico

      Essa não é cantiga de roda, mas poderia ser! A grande questão é que a música quando é boa, realmente, resiste ao teste do tempo! No ano de 1983, a criançada era vidrada n’A Turma do Balão Mágico. Mais de 30 anos depois do sucesso estrondoso, as músicas daquela galerinha continuam reverberando e fazem parte até da vida de quem não viveu naquela época.

      A Turma do Balão Mágico segue encantando gerações

      Todo mundo quer viajar nesse balão (Imagem/Internet)

      E já que o Cifra Club dialoga com todas as gerações, esse clássico da música infantil não poderia ser deixado de lado ! Lançada em 2009, a videoaula de Super Fantástico é uma das mais antigas do canal. Dê o play e aprenda a tocar esse hino com o grande Adriano Ferreira:

      Mais músicas para crianças

      E se você chegou até aqui, saiba que tenho mais um montão de assunto envolvendo música e público infantil! Se liga só na qualidade do papo reto abaixo:

      Agora, sim, o Dia das Crianças aí com a sua galerinha será bastante musical! Espero ter te ajudado a deixar esta data tão bacana ainda mais especial, pois, afinal de contas, a música tem o poder de ajudar os pimpolhos e pimpolhas a verem que o mundo não precisa ser um lugar tão ruim…