Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Rapidíssimas: Chorão nos cinemas, o câncer de Van Halen e mais

      18 de outubro de 2019 9:38 Por Gustavo Morais

      Chorão, o saudoso vocalista do Charlie Brown Jr.

      Chorão permanece eterno em nossos corações (Foto/Internet)

      #Sextou!? Então, chegou a hora de conferir a coluna Rapidíssimas, o boletim musical mais top da internet.

      E hoje a conversa tá bem bacana, viu? Além do teaser do filme do Chorão, vou te aplicar a lista dos indicados ao Hall da Fama do Rock. Vai por mim: tá imperdível! Ah, tem também um assunto envolvendo o Coldplay!

      Bola lá conferir “esse billete”?

      Eddie Van Halen luta contra o câncer

      O músico Eddie Van Halen, que dispensa mais apresentações, está lutando contra o câncer novamente. Segundo informações do site norte-americano TMZ, o guitar hero tem feito viagem entre os Estados Unidos e Alemanha para realizar sessões de radioterapia por conta de um câncer na garganta.

      Uma suposta foto atual de Eddie tem circulado nas redes sociais e sites especializados em música. Na imagem, o artista aparece com o cabelo um pouco ralo, um pouco acima do peso e inchado. Em fóruns, alguns fãs apontaram que o inchaço no rosto pode ser efeitos colaterais dos supostos tratamentos de radioterapia ou quimioterapia aos quais ele estaria sendo submetido.

      Eddie Van Halen aparece abatido e inchado em foto recente

      Eddie Van Halen aparece com a expressão abatida em foto recente (Foto/Internet)

      De acordo com as fontes do site, o guitarrista acredita que a doença é culpa do hábito de colocar na boca a palheta de metal que usa para tocar, algo que ele faz há mais de 20 anos. Os médicos, no entanto, descartam essa possibilidade. Em 2000, um diagnóstico de câncer na língua fez com o músico passasse por uma cirurgia e retirasse terço do órgão muscular.

      Agora, mais do que nunca, as declarações recentes de David Lee Roth sobre o fim do Van Halen fazem sentido. Ao ligar os pontos, compreendo o sumiço da banda desde o fim da turnê de 2015.

      Força, Eddie! As guitarras, o hard rock e a cultura pop precisam muito de você!

      Teaser do documentário sobre Chorão

      A produtora Bravura Cinematográfica divulgou um teaser do documentário Chorão: Marginal Alado. A produção retrata a trajetória do vocalista de Chorão, vocalista do Charlie Brown Jr, que [infelizmente] morreu em 2013. Com direção de Felipe Novaes, o filme foi arquitetado com imagens de arquivos. Nomes como Marcelo Nova, João Gordo e Zeca Baleiro, entre outros, concederam depoimentos para complementar o longa. Confira um pouquinho do que está a caminho:

      Chorão: Marginal Alado só chegará aos cinemas em 2020. Porém, não posso deixar de comentar que o filme será exibido na Mostra de Cinema de São Paulo, na próxima terça-feira (22), às 22h10, no Espaço Itaú de Cinema do Shopping Frei Caneca. Outras unidades da instituição, no Shopping Frei Caneca e na Rua Augusta, receberão sessões às 14h de quarta (23) e às 17h10 de domingo (27), respectivamente.

      Esse aí deixou saudades, hein :(

      Coldplay prepara novidades

      Tem mais alguém fã do Coldplay aí? Parece que a banda encaminha novidades para novembro. Rumores na mídia internacional indicam que um álbum mais experimental está no radar. A notícia vem após Mat Whitecross, amigo, diretor e colaborador da banda, avisar que o quarteto vai seguir um “rumo diferente”.

      Uma fonte bastante confiável revelou ao NME que a banda vai fazer algo parecido com o que fez em 2014 com Ghost Stories, disco mais artístico, que foi seguido por A Head Full of Dreams, no ano de 2015. A fonte ainda afirma que o grupo liderado por Chris Martin só deve fazer turnê em 2020.

      Cartaz do Coldplay ficou exibido apenas um dia

      O cartaz enigmático do Coldplay (Foto/Internet)

      De acordo com o fansite Coldplaying, um cartaz foi colocado na estação Paulista do Metrô de São Paulo. A imagem mostra os membros da banda ao lado de Friedrich Nietzsche, em um estilo retrô. A arte, que deveria ser exibida exclusivamente no dia 17 de outubro, e foi retirada pouco tempo depois.

      Status: tô que não aguento a ansiedade!

      Projeto de Lei visa a proibição de alguns estilos musicais no Brasil

      O Deputado Charlles Evangelista (PSL-MG) apresentou, em setembro deste ano, um Projeto de Lei (PL) bem polêmico: ele quer criminalizar estilos musicais que, tradicionalmente, apresentam conteúdos considerados “ofensivos,” como palavrões e xingamentos. O PL 5194/2019 considera inadequadas letras que estimulem algumas práticas, como o uso de drogas, armas, pornografia, ou alusões a pedofilia, estupro, ofensas à imagem da mulher ou ódio à polícia e ao Estado.

      Sendo assim, não há dúvidas de que esse PL poderia afetar diversos estilos musicais, como o rock, o funk e o rap – que não economizam nas palavras (ou, como diria o político, “expressões pejorativas ou ofensivas”) na hora de escrever as letras.

      Confira o texto do Projeto de Lei 5194/2019, na íntegra:

      “Este Projeto de Lei se baseia no fato de haver um grande desrespeito a moral pública, causado quando há a reprodução de canções que contenham expressões pejorativas ou ofensivas em ambientes públicos. O mal estar se deve ao conteúdo explícito das letras, que abordam temas de cunho sexual e, por vezes, fazem apologia a crimes. Desse modo, a criminalização de estilos musicais nesse sentido seria uma forma de garantir a saúde mental das famílias e principalmente de crianças e adolescentes que ainda não tem o discernimento necessário para diferenciar o real do imaginário.

      Os estilos musicais que fazem apologia a situações descritas nesse projeto de lei não se referem à manifestação dos linguajares e costumes de uma parcela da população que é obrigada a viver a realidade que retratam nas músicas, pelo contrário, essa proposição visa inibir a linguagem que degrada a imagem de boa parte da sociedade.

      Diante da popularidade que as músicas de diversos ritmos veem ganhando proporção, podemos perceber que estas se encontram com um nível defasado de letra PL n.5194/2019 e que na maioria das vezes agridem a imagem da mulher, apelam para o comportamento erótico e a existência de inúmeros palavrões.

      Nossas crianças e adolescentes, com certeza, são vítimas desta apelação musical de cultura de massa, eles vão formando em sua postura social a concepção de que fazer o que diz nas letras de canções da moda, é normal e bonito, porque que quem não segue o que tá no auge é taxado de desatualizado. Dessa forma, é notável a transformação precoce deste sujeito alienado pelas músicas midiáticas do momento que perturbam o desenvolvimento da consciência humana antes do tempo de maturação necessária.

      Diante da variedade musical existente, e que está ao alcance de todos, é que há uma necessidade de analisar bem que tipos de músicas estão sendo criadas e divulgadas, por isso há uma suprema necessidade de cuidar do que as crianças e adolescentes ouvem, para que não repercutam de forma negativa no decorrer do desenvolvimento da sua aprendizagem e formação social.

      Com isso, conclui-se que os autores e cantores de qualquer estilo musical que tenham conteúdos pejorativos ou ofensivos devem ser responsabilizados criminalmente e punidos pelo Poder Judiciário, tratando-se a presente proposição em reafirmar o espírito maléfico de estilos musicais que incentivam de qualquer forma a propagação de crimes ou situações vexatórias, para tanto, peço aos nobres colegas parlamentares apoio na aprovação deste projeto.”

      Hall da Fama do Rock anuncia indicados para 2020

      A organização do Hall da Fama do Rock and Roll divulgou a lista de indicados para indução em 2020. Para ser elegível, uma banda ou artista precisa ter lançado seu primeiro disco há pelo menos 25 anos. Lembrando que em 2019, os astros condecorados pela instituição foram: Radiohead, The Cure, Janet Jackson, Stevie Nicks, Roxy Music, Def Leppard e The Zombies.

      Indicados para o Hall da Fama do Rock and Roll 2020

      • Nine Inch Nails
      • Kraftwerk
      • The Notorious B.I.G.
      • Dave Matthews Band
      • Depeche Mode
      • Motörhead
      • Soundgarden
      • Whitney Houston
      • Judas Priest
      • MC5
      • Rufus featuring Chaka Khan
      • Todd Rundgren
      • The Doobie Brothers
      • T.Rex
      • Thin Lizzy
      • Pat Benatar

      Como de praxe, apenas algumas dessas feras entrarão para a lista definitiva. Essa seleção é feita por duas vias: júri especialista e voto popular, e você pode votar nos seus 5 escolhidos clicando aqui.

      Soundgarden, banda expoente do rock dos anos 90

      Será que o Soundgarden conquistará um lugar no Hall da Fama do Rock? (Foto/Internet)

      Os 5 vencedores serão revelados apenas em janeiro. Os finalistas são selecionados por um grupo de artistas que inclui nomes como Dave Grohl, historiadores de música e membros da indústria, além de uma votação no site, que ainda não está disponível.

      E enviando os melhores pensamentos para Eddie Van Halen, eu vou ficando por aqui, amigo leitor! Semana que vem  chego chegando com mais uma edição da Rapidíssimas :) Espero que você curta o fim de semana com moderação, mas sempre com muita música!