Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Como cantar bem? Aprenda os 4 melhores exercícios pra aquecer a voz

      28 de outubro de 2019 11:52 Por Gustavo Morais

      Você sabe que há uma grande diferença entre ter boa afinação e realmente saber como usar a voz para cantar, procede? Na teoria, isso é fácil de entender. Para ser um bom cantor, no entanto, é necessário colocar alguns fundamentos em prática. E um dos mandamentos básicos desse rolê todo gira em torno dos exercícios que o vocalista precisa fazer antes e depois de soltara voz.

      Imagem mostra silhuetas de cantores de vários estilos

      Seja lá qual for o seu estilo, cantar bem é fundamental (Imagem/Freepik)

      E é aí que a nossa conversa de hoje entra em cena! Ficou com vontade de saber mais sobre isso? Então, só veja os assuntos disponíveis no decorrer deste post:

      • Alongamento e relaxamento
      • Exercícios para respiração
      • Exercícios para aquecer a voz
      • Exercícios para melhorar a dicção

      Tá bem top, viu? Se você já tira um som no violão e quer começar a cantar, continue comigo! Se você já canta, mas quer melhorar sua performance vocal, não deixe de conferir este texto até o fim ;) Não prometo método milagroso, mas, posso garantir que este post vai te ajudar a dar um up na sua desenvoltura.

      Vamos nessa?

      1. Alongamentos e relaxamentos

      Ficar sob tensão é sempre ruim! Se o seu corpo não estiver livre, leve e solto, dificilmente você conseguirá render o máximo que pode – seja lá qual for a atividade que irá realizar. Por isso, antes de cantar, faça uns exercícios de alongamentos e relaxamentos. Além de te ajudar a se concentrar melhor, essas práticas deixarão seu aspecto físico mais preparado para exercer a bela arte do canto.

      2. Exercícios para respiração

      A respiração está para o canto, assim como a energia elétrica está para o amplificador, ou seja, a respiração é base do canto. Lembrando que na hora de usar seus talentos vocais, respirar é mais além do que fazer o ar entrar e sair de seu organismo. Por isso, antes de cantar, você precisa bastante esse fundamento. No vídeo abaixo, você confere uma abordagem sobre o assunto, bem como exercícios iniciais para trabalhar a sua respiração.

      Agora, você já tem plenas condições de aprofundar nos exercícios que vão trabalhar o seu sistema respiratório.

      3. Exercícios para aquecer a voz

      Antes de cantar ou de usar o talento vocal para trabalhar, o mínimo que você pode fazer são os aquecer a sua voz. Além de preservar a saúde de seu sistema vocal, essas práticas rendem um melhor desempenho e – consequentemente – o seu trabalho será feito de forma mais eficiente. Por essas e outras, recomendo que você dê o play e preste muita atenção no conteúdo dos dois vídeos abaixo.

      Agora que a minha amiga Natália Sandim deu um panorama bem completo sobre o aquecimento vocal, nada mais justo do que partir para os exercícios. Dê o play e comece a ser um profissional da voz ainda melhor!

      Exercícios para desaquecer a voz

      Sim, amigo leitor! Depois de usar a voz, você precisa fazer os procedimentos de desaquecimento vocal. A lógica é a mesma da musculação: alongamentos antes e depois do treino, correto? Então, se liga no papo reto abaixo:

      Importante você saber: as cordas vocais não aquecem! O que aquece é a musculatura responsável por mover as cordas vocais, isto é, o grupo de músculos que estão ali na laringe.

      4. Exercícios para melhorar a dicção

      Você já teve a sensação de que o cantor canta a letra de da música de forma embolada? Nem sempre isso é uma questão de regionalismo, amigo leitor. Há casos em que o problema está na dicção, ou seja, a pessoa tem dificuldades na hora de articular ou de pronunciar as palavras.

      Cantora negra canta com um microfone profissional

      A boa dicção torna transforma a vida do profissional da voz (Foto/Pexels)

      A boa dicção faz com que as palavras sejam pronunciadas de forma clara e correta, fato este que facilita a compreensão e a comunicação. Por isso, durante seu aquecimento vocal, pratique exercícios para melhorar a dicção.

      Leia mais sobre cantar bem, voz, etc

      E já que você chegou até aqui, preciso te indicar mais uns textos fundamentais sobre voz. Os conteúdos abaixo são educativos, divertidos e informativos. Garanto que você não vai se arrepender de conferir esses conteúdos.

      Bom… espero que este post de hoje faça alguma diferença aí na sua caminhada. A estrada é longa e os palcos são muitos. Por essas e outras, se prepare! Cantar, muita gente canta… Agora, cantar com competência, responsabilidade e inteligência, não é pra qualquer um. Bom aprendizado e até a próxima, amigo leitor ;)