Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Top 10 sertanejo: confira as melhores músicas de Gusttavo Lima

      6 de novembro de 2019 10:53 Por Gustavo Morais

      O cantor e compositor Gusttavo Lima é um artista bastante versátil. Além de cantar sertanejão – do “bão e do melhor”-, ele também domina sofrência, música romântica e até pop. Esse dinamismo todo é um dos fatores que fazem Gusttavo ser um dos maiores ídolos da música popular dos tempos atuais.

      Gusttavo Lima senta na escadinha do palco e sorri

      Gusttavo Lima é um ídolo incontestável da música brasileira (Foto/Bruno Fioravanti)

      Com cerca de 20 anos de estrada, GL é dono de um dos shows mais vistos na atualidade. Além do mais, suas canções não param de fazer sucesso nas rádios e nas plataformas de streaming. Conclusão: se um dia o mestre Milton Nascimento cantou que “o artista precisa ir aonde o povo está”, o nosso querido Embaixador aprendeu bem a lição e faz sua voz ser ouvida em todos os cantos desse nosso Brasil.

      Por essas e outras, nada mais justo do que homenageá-lo no texto de hoje. Para isso, listei as 10 melhores músicas dessa carreira tão vitoriosa e emblemática.

      Ficou a fim de curtir esses hits? Então, continue comigo e esteja pronto para algumas surpresas envolvendo as músicas abaixo:

      • Rosas, versos e vinhos
      • Inventor dos Amores
      • Cem Mil
      • Apelido Carinhoso
      • Balada
      • Milu
      • Eu Não Iria
      • Fui Fiel
      • Homem de Família
      • Quem Traiu Levou

      Top 10 Gusttavo Lima

      Foi bem difícil selecionar essa listinha com as 10 melhores do GL, viu? Mas, no final das contas, o resultado ficou bem top. Pra começar, a música que abriu as portas do sucesso para o cantor.

      Rosas, versos e vinhos

      Essa canção foi o segundo single do disco de estreia do artista, Gusttavo Lima. Lançado no ano de 2009 e de forma independente, o álbum chegou a vender 40 mil cópias.

      Segundo o cantor, Rosas, versos e vinhos chegou a ficar em primeiro entre as mais tocadas de uma rádio. Trata-se de uma canção 100% romântica. Colocando em cena uma interpretação forte e inspirada, GL canta a história de um homem que cancela a reunião, larga tudo, muda-se da cidade para o campo, troca de santo, começa a ouvir vinil…. Tudo isso, para conquistar o coração da amada.

      Inventor dos Amores

      Eis a faixa que batiza o primeiro disco ao vivo de Gusttavo Lima. Já contando com o respaldo de uma grande gravadora, a Som Livre, o artista lançou esse trabalho em setembro de 2010. Ah, o show de gravação rolou em Goiânia, em maio do mesmo ano. Composta por GL, a canção marcou um feat. com Jorge e Mateus, uma das duplas mais importantes da história da música sertaneja.

      Cem Mil

      Essa música faz parte do sexto trabalho ao vivo de Gusttavo Lima, O Embaixador. O projeto foi gravado em uma das edições da folclórica Festa do Peão de Barretos/SP. Lembra que falei sobre o GL ser também um mestre da sofrência? Pois é, se liga no papo reto que ele manda nessa canção.

      trechinho da cifra da música Cem Mil, hit de Gusttavo Lima

      Precisa dizer mais alguma coisa? Sim: se você faz um som no violão, que tal aprender a tocar Cem Mil? Dê o play e se ligue nas dicas do meu querido Caico Antunes!

      Apelido Carinhoso

      Um dos registros inéditos do álbum Buteco do Gusttavo Lima Vol. 2, de 2017, Apelido Carinhoso conquistou um enorme sucesso nas paradas durante o primeiro semestre de 2018. Trata-se de uma das músicas que ficaram mais tempo no topo do Brasil Hot 100 Airplay (15 semanas no total).

      Balada

      Também conhecida como “Balada (Tche Tcherere Tche Tche)” e “Balada Boa”, essa canção representa um divisor de águas na carreira de GL. Presente no segundo álbum ao vivo, Gusttavo Lima e Você, Balada mostrou o talento do artista para o mundo. Além do imenso sucesso feito no Brasil, a faixa bombou nas paradas de sucesso de vários países da Europa.

      Capa do single Balada, de Gusttavo Lima

      A bordo do mote Tche Tcherere Tche Tche, Balada apresentou Gusttavo Lima pro mundo (Foto/Bruno Fioravanti)

      Por mais incrível que possa parecer, o cantor definiu a música como “imprópria” e disse que, inicialmente, não havia pensando em gravá-la. Acontece, porém, que depois dessa faixa lançada em 2011, o trabalho dele chegou em patamares jamais sonhados. De um jeito ou de outro, Balada só fez bem pro Gusttavo.

      Bora lá aprender a tocar essa música?

      Milu

      Lançada em junho de 2019, essa faixa de nome engraçado faz parte do álbum O Embaixador in Cariri. Com ares de música latina, Milu é mais uma daquelas canções sobre desilusões amorosas que GL tanto gosta de cantar. A diferença, porém, é que o clima alto astral e o jogo de palavras presente na letra, fazem a canção ser uma sofrência menos brutal.

      Eu Não Iria

      Lançada no DVD O Embaixador, a faixa Eu Não Iria mostra um pouco da pegada pop latina que Gusttavo Lima tem na veia. Apesar de não ser um single oficial, essa faixa caiu no gosto popular e está entre as favoritas dos fãs.

      Fui Fiel

      Fruto das experiência de vida do cantor Pablo do Arrocha, Fui Fiel é um hino não oficial da sofrência! Na gravação de Gusttavo Lima, registrada no disco O Outro lado da Moeda, de 2013, a toada do arrocha é preservada e deixa em evidência o imenso alcance que sua voz de tenor proporciona. A produção é assinada por ninguém menos do que Zezé di Camargo, um cara que dispensa qualquer tipo de apresentação.

      Homem de Família

      Ainda tem muita gente que acredita que todo artista vive o mito do rock star, ou seja, leva uma vida regada à bebedeira, curtição, balada e esbórnia. GL tem lá seu histórico de gandaia, mas ele também é um cara cheio de responsabilidades. Lançada em 2016, no disco 50/50, Homem de Família é a canção que mostra o lado mais sensível de Gusttavo.

      Quem Traiu Levou

      Também presente no Ao Vivo Cariri, a faixa Quem Traiu Levou já está entre as mais tocadas de 2019. Na letra, Gusttavo Lima é o porta-voz das pessoas que já foram enganadas e fazem a linha do “toma lá, dá cá”.

      Um pouco mais sobre Gusttavo Lima

      Natural de Presidente Olegário (MG), e torcedor do Cruzeiro Esporte ClubeGusttavo Lima nasceu em 3 de setembro de 1989. Seu nome verdadeiro é Nivaldo Batista Lima, uma homagem que sei pai fez a um primo muito querido.

      Começou sua carreira aos nove anos de idade, tocando no Trio Remelexo, formado em parceria com dois de seus irmãos mais velhos. Posteriormente, passou por uma dupla sertaneja chamada Gustavo & Alessandro.

      Até alcançar o sucesso, GL percorreu um caminho espinhoso e cheio de dificuldades. De forma autodidata, aprendeu a tocar violão, viola, guitarra, bateria, baixo e sanfona. Em um dado momento, você crê que ele pensou em largar a música?

      Perto de desistir de tudo, outro primo importante na saga familiar sugeriu: “Tente pela última vez, mas vá para Goiânia. É lá que os sertanejos acontecem”. Colocado no lugar certo, deu o toque final ao acrescentar um segundo “t” ao nome artístico, já que o nome com só um “t” já tinha registro.

      O que significa “embaixador Gusttavo Lima”?

      Em 2017 e 2018, Gusttavo Lima recebeu o título de Embaixador da Festa do Peão de Barretos, o maior rodeio da América Latina. Desde então o cantor vem ostentando o título em seus shows. No final de 2018, inclusive Gusttavo registrou o termo no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

      Qual é a gravadora de Gusttavo Lima?

      Depois do começo independente, Gusttavo Lima passou um tempinho na gravadora Som Livre. Atualmente, faz parte do casting da Sony Music.

      Gusttavo Lima, cantor sertanejo

      A alegria de um artista que tem autonomia sobre o próprio trabalho (Foto/Bruno Fioravanti)

      Ao contrário de muitos artistas, Gusttavo conduz a carreira com as próprias mãos. Atualmente, inclusive, ele dono da Balada Eventos, escritório que negocia os próprios shows.

      Como entrar em contato com Gusttavo Lima?

      Falar com ele diretamente, não é tão simples assim. Porém, Gusttavo está sempre ligado no que os fãs têm a dizer! Para isso, ele disponibiliza um canal de contato:

      • Telegram: (62) 9 9620-5444
      • E-mail: centraldefas@gusttavolima.com.br

      Agora, se você quer apresentar alguma de suas músicas, o contato deve ser feito no telefone (34) 9 9195-5375 ou no e-mail compositor@gusttavolima.com.br.

      Ah, e não posso me esquecer de um rolê bem importante: se você toca violão, não deixe de conferir a página do Gusttavo Lima no Cifra Club. Além das cifras e tablaturas, por lá tem um monte de videoaulas com os grandes sucessos desse nosso ídolo ;)