Cifra Club

As 7 melhores músicas que você nunca deve mandar para o crush

Além de entreter, emocionar, edificar e confortar, a música também expressa os nossos sentimentos. Sendo assim, independente da desenvoltura com as palavras, todos nós temos o costume de usar as canções como formas de declaração para o crush. Mas você já parou para pensar que muitas dessas músicas não são, necessariamente, românticas?

Jovem casal no meio de uma discussão sobre relacionamento

Uma música errada pode causar a maior DR na vida de um casal, hein? (Foto/Pexels)

É verdade esse “bilete”, amigo leitor. Há falhas grotescas nas curadorias das playlists de nossas vidas amorosas. Com a intenção de riscar esse erro da face da Terra, preparei uma seleção com as 7 melhores músicas que você nunca deve mandar pro crush.

Ficou curioso para não cometer mais esses erros? Continue por aqui, pois, ao longo das próximas linhas, você vai descobrir o real sentido dos hits abaixo:

  • More Than Words
  • Every Breath You Take
  • Fogo
  • The A Team
  • Como Eu Quero
  • I Will Always Love You
  • Sexed Up

Ajuste os seus fones de ouvido, se ajeite por aí e bora lá 🙂

Músicas que você não deve mandar pro crush

Foi bem complexo chegar neste Top 7 das melhores músicas que nunca devemos enviar para quem amamos, viu? Por mais que essas canções soem de forma romântica, o sentido da letra gira em torno dos tipos de relacionamentos que todos devemos evitar.

Logo de cara, a lista apresenta um hit que muita gente apaixonada por aí certamente já mandou pro love.

1. More Than Words – Extreme

Primeiro lugar nas paradas de sucessos de vários países, More Than Words faz parte do segundo álbum do Extreme, Extreme II: Pornograffitti, de 1990. Trabalhada nas brilhantes performances de Nuno Bettencourt (violão) e de Gary Cheronne (vocal), essa canção ganhou vida própria e tornou-se uma oração dos casais apaixonados.

Conforme visto no clipe, as rimas são bacanas, a melodia é emocionante e a voz do cara realmente causa impacto. O grande lance, no entanto, é que a letra de More Than Words é a ilustração de uma DR! Ao longo dos versos, conforme você confere abaixo, observa-se a treta entre um casal que tem muita palavra e pouca atitude.

Trecho da letra de More Than Words, hit do Extreme

More Than Words é uma das baladas mais arrebatadoras do hard rock (Foto/Pexels)

Depois dessa, o jeito é escolher outra balada acústica para fisgar o crush 😉

2. Every Breath You Take – The Police

Lançada em 1983, no álbum, Synchronicity, Every Breath You Take é uma obra emblemática da música pop. Trata-de um dos registros mais inspirados não só do Police, mas como de todo o rico cancioneiro da década de 80. Dê o play e aprecie a qualidade do bilete:

Guiada por uma melodia sedutora, a interpretação arrebatadora de Sting fez com que essa música sempre tivesse alta rotação nas programações de rádios e playlists românticas. Consequentemente, muita gente por aí – inclusive este que vos escreve – cometeu a ousadia de usar os versos de Every Breath You Take como forma de declaração de amor para o crush. O resultado? Simples: fail. Observe um trecho da letra, na imagem abaixo, e tire suas próprias conclusões:

Trecho da letra da música Every Breath You Take, hit da banda The Police

Every Breath You Take, uma música sobre bad vibes (Imagem/Letras.mus.br)

Trocando em miúdos, a letra desse belíssimo hit diz mais ou menos o seguinte: “seja lá o que você estiver fazendo, eu tô sempre de olho”. Já deu pra sacar que essa canção é uma espécie de “hino mundial não oficial do stalker“, né mesmo?

3. Fogo – Capital Inicial

Originalmente registrada no terceiro disco do Capital, o errante Você Não Precisa Entender, de 1988, a música Fogo é uma das favoritas dos fãs da banda. Nos shows, então, é um dos momentos em que os casais aproveitam para curtir juntinhos.

Capa de Você Não Precisa Entender, terceiro disco do Capital Inicial

Fogo é quase um falso cognato imortalizado no terceiro disco do Capital (Imagem/Internet)

A intensidade da música é inegável, de fato. Somado à interpretação intensa de Dinho Ouro Preto, o versos “onde quer que eu vá o que quer que eu faça/sem você não tem graça”, dão a entender que a letra é sobre aquelas paixões avassaladoras e ardentes [quanto o calor do fogo ;)]. Sendo assim, inavriavelmente, a galera acredita que Fogo é uma canção certeira pra mandar pro love. #sqn, amigo leitor! Ouça a canção e pense um pouco sobre a letra.

Percebeu que, na real, essa música fala sobre um relacionamento conturbado, frustrado, abusivo e, sobretudo, protagonizado por alguém que adora ouvir o som da própria voz? Afinal, como canta Dinho, “o poder de dominar é tentador/eu já não sinto nada/sou todo torpor […] Eu já não tenho escolha/E participo do seu jogo, participo”. Ah! A musa da letra é uma pessoa “acostumada a sempre ter razão”, além de “articulada” e do tipo que “quando fala, não pede atenção”.

4. The A Team – Ed Sheeran

Parece que foi ontem, mas oito anos se passaram desde que o cantor Ed Sheeran lançou The A Team, o single de estreia do primeiro álbum da carreira dele, o ótimo +. Induzida por uma batida contagiante e, principalmente, pela doce voz de Ed, a galera que não manja muito de inglês acaba enviando essa triste canção para o love.

Trecho da letra de The A Team, sucesso de Ed Sheeran

The A Team é um folk pop angelical que aborda a questão do vício em drogas (Imagem/Letras.mus.br)

O charme da fotografia em preto e branco faz com que o clipe torne a música um tanto quanto romântica. Porém, as imagens deixam bem claro que The A Team é uma canção sobre uma jovem prostituta viciada em crack.

5. Como Eu Quero – Kid Abelha

Essa canção faz parte do disco Seu Espião, de 1984, o trabalho de estreia da extinta banda Kid Abelha. A letra é fruto de uma parceria entre Paula Toller (vocalista) e Leoni (baixista), o ex-casal que liderou o Kid em seus primórdios.

Capa de Seu Espião, disco de estreia da banda Kid Abelha

A instigante Como Eu Quero é um dos hits do primeiro disco do Kis (Imagem/Internet)

Aonde quer que seja tocada, a música Como Eu Quero tem o poder de fazer os corações apaixonados baterem mais forte. Além disso, não é pequeno o número de gente que dá aquele abraço forte no mozão e, olhando nos olhos, canta o famoso “Uh, eu quero você, como eu quero”.

A cena acima é romanticamente ideal, concorda? Porém, essa canção é o retrato mais autêntico de um relacionamento abusivo. Assista até 6’24” (seis minutos e vinte e quatro segundos) e se liga só no que o autor da letra diz sobre o significado dela:

Preciso falar mais alguma coisa?

6. I Will Always Love You – Whitney Houston

Se você toca em casamentos, certamente já perdeu a conta de quantas vezes teve que tocar I Will Always Love You, hit na voz da diva Whitney Houston, a pedido dos noivos. Graças ao filme O Guarda Costas, estrelado por Houston e Kevin Costner, e também aos famigerados carros de mensagem, essa música é um ícone dos casais apaixonados.

No entanto, não há nada de romântico em I Will Always Love You. Composta pela não menos diva Dolly Parton, a canção é meio que um pedido de demissão. Na real, Dolly escancarou os sentimentos para de se despedir de Porter Wagoner, um cara com quem ela trabalhou por sete anos.

Não seja mais enganado pela dramaticidade única da voz mezzo-soprano de Whitney Houston, amigo leitor 😉

7. Sexed Up – Robbie Willians

Lá em 2003, a teledramaturgia brasileira se rendeu à novela Mulheres Apaixonadas. Como toda boa produção, o folhetim apresentou uma trilha sonora de primeira categoria. Uma das canções mais emblemáticas dessa trilha foi Sexed Up, de Robbie Williams, tema do casal Marina (Paloma Duarte) e Diogo (Rodrigo Santoro).

Sexed Up fez um sucesso estrondoso, diga-se de passagem. Como não poderia ser diferente, muitos romances foram embalados pela intensidade da interpretação única de Robbie. O que a galera esqueceu de observar, no entanto, é que a essa canção retrata um turbulento fim de relacionamento. A letra, inclusive, termina com uma extensa repetição do verso I hope you blow away (Eu espero que você se exploda, em tradução livre).

Músicas que você deve mandar pro crush

E agora que você já sabe como evitar que a música seja um desastre aí no seu relacionamento, que tal a gente mudar o rumo da prosa? Se liga só na riqueza dos conteúdos abaixo:

Vai por mim: as canções que aparecem nos links acima podem turbinar ou salvar o seu rolê com o love.

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK