Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      “Como tocar ukulele?” O Cifra Club preparou um curso para você!

      20 de novembro de 2019 11:51 Por Gustavo Morais

      Você tá sabendo que o Cifra Club e a Kalani Ukuleles, empresa brasileira que fabrica ukuleles, estão juntos numa parceria? Essa dobradinha musical rendeu num Curso de Ukulele bem bacana. As aulas são ministradas pela educadora musical Luana Mascari, que entre outras habilidades, também é pianista, tecladista, cantora e compositora.

      Já deu pra entender que o aluno está em boas mãos, concorda?

      Luana Mascari ensina ukulele em curso do Cifra Club

      Luana Mascari chegou chegando para te ensinar a tocar ukulele (Foto/@dudagonzalez)

      Ao longo das videoaulas, todas preparadas com bastante amor e entrega, o conteúdo se revela bastante abrangente. Além de compreender a anatomia do instrumento, entre outros temas, o interessado no curso também aprende sobre afinação, cifras e, de quebra, ainda toca músicas.

      No texto de hoje, nossa conversa será sobre o ukulele. Além de ter contato com as aulas do curso, você descobrirá algumas curiosidades que alimentou sobre esse instrumento tão maravilhoso.

      Vamos lá?

      Curso de ukulele do Cifra Club

      Como te falei no início do nosso papo, o Curso de Ukulele é uma parceria do Cifra com a Kalani. Para começarmos do começo, nada mais apropriado do que uma apresentação desse rolê todo. Dê o play e confira o que a querida Luana Mascari tem pra te contar.

      Conhecendo o instrumento

      No vídeo a seguir, você conhecerá a anatomia do ukulele. Esse conteúdo é fundamental para que você compreenda o tipo de som que dá pra tirar no instrumento.

      Escolhendo o seu ukulele

      Agora, chegou a hora de fazer a escolha pelo instrumento que mais se adequa ao seu perfil de ukulelista. A partir dessa aula, você terá conhecimentos para fazer a compra certa.

      Como afinar o ukulele?

      Não dá nem pra pensar em tocar um instrumento desafinado, concorda? Na videoaula abaixo, Luana explica tudo o que você precisa saber sobre a afinação do ukuele. Imperdível!

      Tocando a primeira música no ukulele

      E agora que você já sabe os fundamentos mais básicos do ukulele, chegou a hora de tirar um som! É só dar o play e conferir #ComoFaz

      Até aqui, te dei apenas alguns aperitivos do Curso de Ukulele do Cifra Club. Espero, no entanto, que os meus spoilers tenham te mostrado que a grade do curso é completa e interessante. Para acompanhar essas e as demais lições, você só precisa se ligar na galeria de vídeos abaixo:

      Ah! Não se esqueça de acessar o link da playlist, clicar no botão inscrever-se e depois clicar no sininho. Desta forma, você ativa

      Uma breve história do ukulele

      Apesar de ser totalmente associado à cultura havaiana, o ukulele é um instrumento musical de raízes portuguesas. Surgido no século XIX, tem como ancestrais o braguinha, o machete e o rajão.

      De acordo com o site Ukulele Guild of Hawaii, maior fonte mundial sobre o assunto, o embrião do que viria a ser o primeiro ukulele chegou ao Havaí em 1879. O instrumento estava na bagagem dos passageiros do navio Ravenscrag, embarcação lotada de madeirenses que queriam trabalhar no cultivo da cana-de-açúcar naquelas ilhas. Segundo um jornal local, os nativos ficaram fascinados com a sonoridade do novo instrumento. “Madeirenses recém-chegados aqui têm encantado a população com concertos noturnos de rua, (…) com uma música doce, feita num instrumento que é uma mistura de violão com banjo”.

      Três modelos de ukulele

      Ukulele é um instrumento musical realmente fascinante (Foto/Pexels)

      Entre outros trabalhadores, a bordo do Ravenscrag estavam os marceneiros e músicos Manuel Nunes, José do Espírito Santo e Augusto Dias. Enxergando uma oportunidade de negócios, o trio começou a construir o instrumento utilizando a madeira disponível nas ilhas na época, a koa, que produzia uma sonoridade peculiar e ainda mais atraente. A partir daí, aos poucos, o ukulele foi se adaptando até chegar ao que conhecemos atualmente.

      A título de curiosidade, Manuel Nunes, José do Espírito Santo e Augusto Dias são considerados os pais desse instrumento que vem encantando gerações.

      Leia também: Músico fabrica maior ukulele do mundo

      O que significa ukulele em português?

      Lembra que falei, linhas acima, sobre o fascínio que o instrumento provocou a população havaiana? Então, um dos que ficaram encantados foi o rei havaiano Kalakaua, que frequentemente requisitava concertos aos seus súditos.

      Ukulele e um caderno de anotações https://br.freepik.com/fotos-gratis/o-ukulele-com-o-notebook_1131752.htm

      Característica única de um músico havaiano originou o nome do Ukulele (Foto/freepik)

      Um desses assistentes do rei tocava o tal “violãozinho português” com bastante agilidade e doses de virtuosismo! O apelido desse cara, por incrível que possa parecer, era Ukulele, termo havaiano que significa “pulga saltitante”. Meio que por acidente, mas por decisão de Vossa Majestade, o codinome do rapaz acabou batizando o novo instrumento.

      Como visto acima, em português, a palavra “ukulele” significa “pulga saltitante”. Cá pra nós: é um nome bem simpático, não é mesmo?

      A diferença entre cavaquinho e ukulele

      As diferenças entre os dois instrumentos são muitas. As mais notáveis delas, no entanto, giram em torno da sonoridade e da tocabilidade que cada um deles possui. Apesar dos pesares, ambos possuem o mesmo ancestral, ou seja, derivam dos instrumentos portugueses citados linhas acima.

      Ukulele em cavaquinho são instrumentos diferentes

      Ukulele é um “primo distante” do cavaquinho (Foto/Internet)

      Pra começo de conversa, o cavaco pode ser encontrado nos formatos acústico e eletroacústico, não possui variedade no tamanho e pode ser tocado com palheta ou com a mão, como os portugueses o fazem. Já o ukulele é 100% acústico, tem três tamanhos diferentes [soprano, tenor e concert] e dispensa o uso de palhetas.

      Cavaquinho e ukulele são instrumentos diferentes

      Comparado ao ukulele, o cavaquinho entrega um som mais metálico (Foto/Internet)

      Além do mais, o ukulele usa cordas de nylon e tem o espaçamento entre elas maior. Por sua vez, o cavaquinho tem cordas de aço e um espaçamento menor entre elas. No final das contas, o cavaco entrega um som estridente, cortante e com bastante brilho. Já o ukulele proporciona uma sonoridade mais leve, serena e tranquila.

      Por essas e outras, quando você for comprar o seu primeiro ukulele, não deixe de ficar ligado em todos os detalhes ;)