Cifra Club

Como tocar ukulele: o guia para iniciantes

Separamos dicas certeiras e indispensáveis para que você aprenda como tocar ukulele, esse instrumento incrível que tem encantado cada vez mais pessoas!

Mão de músico tocando ukulele
O ukulele é pequeno, bonito e fácil de tocar! (Foto/Pexels)

Criado no século XIX, por volta de 1890, o ukulele é frequentemente relacionado ao Havaí. Porém, o que poucos sabem é que, na verdade, o instrumento tem raízes portuguesas, isso mesmo! Assim, com sua sonoridade fascinante, foi encantando ouvidos ao redor do mundo.

Você que está por aqui querendo aprender como tocar ukulele, sabe qual o significado do nome do instrumento? O termo significa “pulga saltitante”, sabia dessa?

Agora que estamos um pouquinho por dentro da história desse instrumento contagiante, que tal algumas dicas de como tocar ukulele? Aqui te daremos direcionamentos fundamentais para que você não cometa erros no ukulele e aprenda da forma mais fácil.

O que é preciso saber antes de começar a tocar ukulele?

“Como escolher meu ukulele?” “Qual o tamanho mais adequado?” “Por onde devo começar?” Essas são algumas dúvidas que quem quer aprender a tocar ukulele pode ter.

Abaixo, te daremos alguns toques para que você consiga aprender sem problemas e se tornar um ukulelista fera!

Escolha um bom ukulele

Antes de tudo, para escolher o seu primeiro ukulele, você precisa saber que existem diferentes tipos do instrumento! São eles Soprano, Concert, Tenor e Barítono. Vamos conhecer a diferença entre eles:

Soprano

O ukulele soprano é o menor da família. Pode ter de 13 a 14 polegadas e de 12 a 15 trastes. Esse é o formato clássico, muito utilizado por iniciantes.

Concert

Essa versão é uma boa pedida para quem busca por versatilidade. Seu tamanho é um pouco maior que o Soprano, de 15 a 16 polegadas e de 12 a 17 trastes. Este pode ser um tamanho confortável para quem tem mãos maiores.

Tenor

Com um timbre mais encorpado, o ukulele Tenor possui cerca de 26 polegadas e 15 ou mais trastes. Devido ao seu tamanho, possui uma boa projeção e é indicado para quem acha os dois formatos anteriores pequenos demais ou desconfortáveis.

Barítono

O ukulele Barítono, não muito popular no Brasil, é uma opção para os que procuram um instrumento com tessitura mais grave. Ele é o maior da família, com 30 polegadas, 15 ou mais trastes e se assemelha com o violão.

Esses são os tipos de ukulele que você pode escolher. E aí, qual é mais o seu perfil? Lembrando que não existe o “melhor”, mas sim o que se encaixa mais com o que você procura em relação a tamanho e timbre.

Conheça a anatomia do ukulele

Agora que conhecemos as particularidades dos ukuleles Soprano, Concert, Tenor e Barítono, chegou a hora de conhecer a anatomia do instrumento. Cada parte do ukulele tem um nome e função, e é importante sabermos essas informações. Então, vamos lá!

Lembrando que todos os formatos possuem todas as partes abaixo. Dessa forma, o que vai variar entre eles é apenas o número de trastes.

  • Cabeça ou mão: Posicionada na extremidade, é a parte onde ficam as tarraxas;
  • Tarraxas: Responsáveis pela afinação do ukulele, as tarraxas são engrenagens que podem apertar ou afrouxar as cordas;
  • Braço: Onde ficam as trastes e casas. Ou seja, é aqui o local onde montaremos os acordes, riffs e solos;
  • Corpo: É aqui onde o som será processado. Essa parte também é conhecida como caixa de ressonância;
  • Boca: Localizada na parte de cima do corpo, é por onde as vibrações irão entrar e sair em forma de som;
  • Ponte: Essa parte é responsável por captar as vibrações das cordas. Ela fica na parte de cima do ukulele e dá estabilidade para as cordas;
  • Cavalete e pestana: São partes fundamentais do instrumento pois determinam as oitavas. Podem ser feitas de diversos materiais, como plástico e materiais sintéticos;
  • Cordas: São elas que emitem as vibrações que passarão por todo o ukulele e se transformarão em ondas sonoras.

Sabendo a anatomia do seu instrumento, chegou, enfim, a hora da parte prática! 

Treine a primeira música

Com os conhecimentos dos tipos do instrumento e suas partes, chegamos na etapa mais animadora do processo de aprender a tocar ukulele: tocar a primeira música!

Primeiramente, afine o seu instrumento! Geralmente, eles vêm desafinados de fábrica ou perdem a afinação com o tempo. E, se você tem dificuldades com essa parte, o aplicativo gratuito do afinador do Cifra Club pode te dar uma força nessa.

Na videoaula abaixo, a instrutora Luana Mascari ensina como tocar a música Jackie Tequila, do Skank. Além disso, ela fala um pouco sobre notas e acordes. Confira:

Curtiu tocar essa música? O ukulele consegue deixar tudo com uma vibe ainda mais contagiante e alegre, concorda? O ritmo de reggae se encaixa perfeitamente neste instrumento, então aposte em músicas desse estilo para o seu repertório!

Uma dica para você que é iniciante é escolher músicas com poucos acordes. Assim, você consegue fixar e treinar as trocas de posições no braço do ukulele!

Por exemplo, as músicas Me Namora, de Edu Ribeiro, e Quero Ser Feliz Também, do Natiruts, são excelentes opções para os seus estudos de ukulele.

Ademais, praticar ouvindo a música escolhida também é uma ótima forma de conseguir pegar o ritmo e o tempo com mais facilidade. Bora tentar? Com repetições, você consegue êxito!

E, por falar em êxito, nós temos uma dica de ouro para você: confira o nosso e-book gratuito especial Ukulele: não cometa esses erros! Com esse material, você ganha mais uma fonte de aprendizado para estudar e evoluir, de fato, no instrumento.

Inscreva-se no melhor curso de ukulele para se aprofundar

Como tudo na vida, para ficarmos realmente bons em alguma coisa, é preciso muita dedicação e estudo, certo? Para se tornar um excelente ukulelista, não é diferente! Com certeza, ter instruções valiosas descomplica bastante o caminho do sucesso.

Você que está iniciando o aprendizado no ukulele, sabia que existe um curso perfeito para o seu nível? Isso mesmo!

No curso de ukulele do Cifra Club Academy, você pode se aprofundar ainda mais nos tipos de ukulele, afinação do instrumento, acordes, notas, ritmos e muitos mais!

O aprendizado com técnicas e exercícios te permite aprender de forma sólida e definitiva. Além disso, se aprofundar e conhecer mais sobre seu instrumento favorito é sempre apaixonante e divertido, não é mesmo?

Portanto, venha aprender como tocar ukulele com o Cifra Club Academy! São 30 aulas com a instrutora Luana Mascari, referência no instrumento e no ensino de música. É aprendizado garantido!

Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK