Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Especial sertanejo: as 10 melhores músicas de Jorge e Mateus

      25 de novembro de 2019 12:09 Por Gustavo Morais

      Surgida na cidade de Itumbiara, interior de Goiás, a dupla Jorge e Mateus está na estrada desde 2005. Com seus quase 15 anos de carreira, o duo é considerado o principal nome do chamado sertanejo universitário.

      Em tempos de pirataria e plataformas de streaming, JEM já venderam mais de 6 milhões de cópias. As canções deles sempre bombam nas paradas de sucesso, rádios e playlists. Além disso, a agenda de shows é uma das mais concorridas, ou seja, aonde quer que passem, esses dois arrastam multidões. Na dúvida, use o termo “sucesso” para defini-los. .

      Jorge e Mateus, a principal dupla sertaneja surgida no século XXI

      Jorge e Mateus, principal dupla da música sertaneja atual (Foto/Divulgação)

      Por essas e outras, o post de hoje é dedicado à essa trajetória tão brilhante. Ao longo da nossa conversa, você ouvirá as melhores músicas e descobrirá algumas curiosidades, como, por exemplo, “qual deles é o Jorge” e “quem é o Mateus”. Quer saber mais sobre essa história toda? Então, continue comigo! Logo de cara, informo que você curtirá ou aprenderá a tocar as músicas abaixo:

      • Pode Chorar
      • Voa Beija-flor
      • Tijolão
      • Louca de Saudade
      • Amo Noite e Dia
      • Logo Eu
      • Sosseguei
      • Preocupa Não
      • O Que É Que Tem
      • Propaganda

      Agora, chega de spoiler! Prepare aí o seu violão, aqueça a voz, ajuste os fones de ouvido e simbora ;)

      Quem é o Jorge e quem é o Mateus na dupla?

      Jorge Alves Barcelos é natural de Itumbiara, e nasceu no dia 27 de agosto de 1982. Descobriu seu talento pra música ainda bem jovem e sempre cantou em festas e festivais. Antes de ser um astro do sertanejão, cursou faculdade de Direito. Na dupla, Jorge faz a primeira voz, e seu timbre é conhecido por influenciar boa parte dos artistas que vieram depois.

      Jorge e Mateus, dupla de sertanejo universitário e romântico, durante show ao vivo

      Jorge é o cantor principal e Mateus é cara que canta e toca violão (Foto/Divulgação)

      Conterrâneo de seu parceiro musical, Mateus Pedro Liduário Oliveira nasceu no dia 15 de julho de 1986. Assim como seu colega de palco, também descobriu sua vocação para as artes logo cedo, além de ser figura carimbada em festivais de música na escola. Chegou a cursar Agronomia. Na dupla, Mateus faz a segunda voz e sempre toca violão ou guitarra.

      O surgimento da dupla Jorge e Mateus

      Em algum momento do ano de 2005, os até então universitários, mas já cantores, Jorge e Mateus se conheceram graças a um amigo em comum. Pouco depois desse primeiro contato, tiveram a oportunidade de cantar juntos em um churrasco. O resultado, como você pode imaginar, foi uma química artística acima da média, e a partir dali, decidiram formar uma dupla.

      O primeiro show oficial como JEM foi no dia 26 de maio de 2005, em uma boate da cidade de Itumbiara. Mais ou menos na mesma época, rolou um CD independente, gravado na garagem da casa de Mateus, com algumas composições próprias e novas roupagens de clássicos da música sertaneja.

      A dupla Jorge e Mateus em algum momento da década de 2010

      Mateus (sem sua clássica barba) e Jorge um pouquinho antes do estouro internacional (Foto/Divulgação)

      Em 2007, lançaram o DVD Ao Vivo Em Goiânia. O álbum sacudiu o cenário e fez da faixa Pode Chorar o primeiro sucesso nacional da dupla. O resto… já é história! De lá pra cá, Jorge e Mateus seguem inovando, renovando e emplacando hit atrás de hit no cancioneiro da música brasileira popular.

      As 10 melhores músicas de Jorge e Mateus

      A discografia da dupla consiste em um disco independente, dois álbuns de estúdio, oito álbuns ao vivo, uma coletânea oficial. Pensa: são 11 obras e, consequentemente, mais de 30 singles. Selecionar as 10 mais de JEM não é tarefa das mais simples! Porém, saiba que a curadoria foi feita com bastante respeito, carinho e admiração por esse trabalho tão louvável.

      Lembra que linhas acima te falei o nome do primeiro grande hit de Jorge e Mateus? É claro que nossa lista só poderia começar com a canção que você relembra a seguir.

      Pode Chorar

      Composta pelo cantor e compositor Dorgival Dantas, o poeta do forró, essa música chegou até Jorge e Mateus por indicação do lendário Maestro Pinnochio. Antes de ser gravada pela dupla, essa faixa foi interpretada pela icônica banda Aviões do Forró.

      Dando um exemplo de autoestima, a letra caiu no gosto popular e catapultou a carreira de JEM rumo ao estrelato. Pode Chorar ganhou a certificação de Disco de Ouro, segundo a extinta Associação Brasileira de Produtores de Disco [ABPD], devido às mais de 100 mil downloads pagos no Brasil.

      Voa Beija-flor

      Batizado O Mundo é Tão Pequeno, o segundo disco da dupla foi lançado em 2009. Puxado por quatro singles, o trabalhou consolidou a carreira Jorge e Mateus e rendeu até turnê nos Estados Unidos. O destaque desse ótimo registro fica por conta de Voa Beija-flor, faixa que chegou a figurar no Top 50 das músicas mais executadas das rádios brasileiras na tabela de final de ano.

      Tijolão

      Dando um salto para 2019, chegamos em mas um ano interessante para a dupla! Com traços de bachata, a faixa Tijolão turbinou os já expressivos números de JEM nas plataformas de streaming. A letra conta a história de um cara que não consegue lidar com a felicidade que a ex ostenta nas redes sociais. E qual é a solução? Simples: trocar o smartphone por um bom e vellho tijolão.

      Louca de Saudade

      Em 1º de abril de 2016, o duo lançou o single Louca de Saudade. Essa faixa faz parte do sexto álbum ao vivo deles, Como. Sempre. Feito. Nunca. Trata-se de uma canção que mostra toda a essência romântica do da dupla. Ah! A videoaula simplificada dessa canção é uma das mais populares no Cifra Club.

      Amo Noite e Dia

      Composta por Humberto [da dupla com Ronaldo], Amo Noite e Dia faz parte do disco Aí Já Era, de 2010. Essa canção é a única que JEM emplacaram em primeiro lugar nos rankings Billboard Hot 100 Airplay e Brasil Billboard Hot Popular Songs, dois dos mais importantes das paradas de sucesso.

      Logo Eu

      Logo Eu foi lançada em 2013, como primeiro single do disco Os Anjos Cantam – álbum que só foi lançado dois anos depois. Transitando entre o pop e o sertanejo, essa música é uma das inovações sonoras que JEM sempre fizeram tão bem. Detalhe: os trabalhos de guitarra ficaram por conta de Mateus. Que tal aprender a tocar essa canção com o meu amigo Gustavo Fofão?

      Sosseguei

      Com mais de 400 milhões de views [e contando], o vídeo de Sosseguei é o mais visto no Youtube oficial da dupla. Lançada em outubro de 2013, ela permanece entre as mais queridas dos fãs de Jorge e Mateus.

      Preocupa Não

      Cantar sobre amor de um jeito despretensioso, leve e simples, não é pra qualquer um! Disso tudo, felizmente, Jorge e Mateus entendem muito bem. Esse diferencial tão bacana pode ser observado na letra de Preocupa Não.

      O Que É Que Tem

      Composta por Jorge, essa música faz parte do projeto A Hora é Agora Ao Vivo em Jurerê. Se você está precisando de uma canção para oficializar o namoro com o crush, se liga nesses versos: “E quando o sol chegar, a gente ama de novo/A gente liga pro povo/Fala que tá namorando”. Vai por mim: não falha ;)

      Propaganda

      A música Propaganda faz parte do disco Terra Sem CEP, o oitavo trabalho ao vivo da dupla, lançado em 2018. A letra narra a história de um sujeito apaixonado que prefere não falar muito bem da amada, para não fazer propaganda pra “concorrência”. Quer aprender a tocar essa música? Então, se liga na videoaula ministrada pelo queridíssimo Caico Antunes.

      Saiba mais sobre música sertaneja

      O que não falta por aqui, amigo leitor, são conteúdos sobre música sertaneja. Dá só uma olhada nos posts abaixo: