Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Violão para iniciantes: as 5 aulas mais importantes

      22 de janeiro de 2020 11:02 Por Gustavo Morais

      Se você chegou neste post, saiba que aprender a tocar um instrumento é uma das melhores decisões de sua vida. Parabéns por isso, by the way :) Desde já, uma dica: haja o que houver, não desista.

      Músico iniciante toca violão em um ambiente de pouca luz

      Aulas de violão para iniciantes são o primeiro passo de uma caminhada maravilhosa (Foto/Pexels)

      Ao longo desta nossa conversa, você terá acesso a alguns conteúdos que são passados nas aulas de violão para iniciantes. São assuntos que uma vez aprendidos, vão te acompanhar por toda sua jornada de aprendizado. Ficou curioso para conferir os passos que resultarão no pontapé inicial dos seus estudos? Então, dá só uma olhadinha nos fundamentos que vamos comentar:

      • Como ler cifras
      • Postura da mão direita
      • O uso da pestana
      • A independência dos dedos
      • Tocando a primeira música no violão

      A partir dos fundamentos acima, seu aprendizado vai dar um up e tanto. Por isso, prepare aí o seu instrumento, se ajeite na sua cadeira e bora lá colocar a mão nas cordas.

      1. Como ler cifras

      As cifras estão para a música, assim como as placas de sinalização estão para o trânsito. Essa lógica é bem simples: o domínio sobre os diagramas cheios de riscos e números, inevitavelmente, é um fundamento primordial para um músico. É aí que entram em cena as explicações do Adriano Ferreira, o primeiro instrutor da história do Cifra Club.

      2. Postura da mão direita

      Para tirar o melhor som do seu instrumento, você precisa posicionar suas mãos de forma correta. A mão direita é a que toca [lembre-se que tocar e apertar são ações distintas] as cordas e dita o ritmo das músicas. Com as discas do Leo Eymard, você ficará fera nesse fundamento.

      3. O uso da pestana

      Pesadelo de 11 em cada 10 iniciantes no violão, a pestana tem papel fundamental na música. No vídeo a seguir, a abordagem do Leo esclarece que as pestanas não são “bichos de sete cabeças”.

      4. A independência dos dedos

      Muitos inciantes sentem os dedos travados e, simplesmente, desistem de tocar. Esse “travamento” além de ser normal, é uma condição que pode ser resolvida com treinos. Na videoaula abaixo, o Vinícius Dias ensina os exercícios de independência dos dedos na guitarra, mas você pode adaptá-los ao seu violão.

      Não deixe de conferir a segunda parte dessa bateria de exercícios!

      5. Tocando a primeira música no violão

      Depois de dominar os conhecimentos primários, chegou a hora de praticar! Nesta aula top, Gustavo Fofão te aplica várias dicas para você usar quando for tocar sua primeira música. Preste bem atenção no vídeo, pois, trata-se de um conteúdo que vai facilitar bastante os seus passos na eterna jornada que é aprender a tocar violão.

      Mais aula de violão para iniciantes

      Se você está realmente determinado a aprender tocar violão, preciso te indicar mais alguns conteúdos que são verdadeiras aulas para os músicos iniciantes. Dê uma boa olhadinha nos conteúdos abaixo e, certamente, não se arrependerá.

      E não pense que acabou, hein? A cereja do bolo está nas próximas linhas :)

      Curso de violão do Cifra Club

      Chegou a hora de dar o primeiro passo mais firme rumo ao aprendizado? Se a sua resposta for “sim”, saiba que o Cifra Club será o seu guia. De maneira acessível e inovadora, o site reuniu os instrutores Leo Eymard e Gustavo Fofão no projeto Como Tocar Violão, um curso de violão online e gratuito.

      A didática das aulas é voltada para iniciantes. Desta forma, você vai conferir conteúdos que dão dicas sobre “qual violão comprar”, que ensinam “como afinar o instrumento”, entre outros temas básicos. No final das contas, você fechará um ciclo de aprendizado com o título de Rei da rodinha de violão, isto é, o cara que vai animar todas as festas, viagens com galera, acampamentos e luaus.