Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Relembre 13 músicas que bombaram nas rádios e na MTV no ano 2000

      23 de janeiro de 2020 13:09 Por Gustavo Morais

      Parece que foi ontem, mas o ano 2000 rolou há duas décadas. Você se lembra como era a parada musical de 20 anos atrás? Com a força da MTV e das rádios segmentadas, pelo menos aparentemente, o rolê era bem mais democrático.

      Capital Inicial posa para capa do disco Acústico MTV, de 2000

      No ano 2000, o Capital lançou um dos mais bem sucedidos projetos da marca Acústico MTV (Foto/Internet)

      E já que todo mundo curte um #TBT, que tal relembrar alguns hits nacionais que bombaram nas paradas daquele ano? Listar músicas que foram sucessos nunca é tarefa fácil, viu? Como não cabe todo mundo no mesmo post, muitos artistas e hits acabaram ficando de fora. Desta forma, de um jeito abrangente, a lista fechou nas canções abaixo:

      • Amor I Love You
      • Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim
      • Esperando na Janela
      • Papo de Jacaré
      • A Cera
      • Primeiros Erros
      • 20 E Poucos Anos
      • Apenas Mais Uma de Amor
      • 40 Graus
      • A Lenda
      • O Que Eu Também não Entendo
      • Rindo à Toa
      • Morango do Nordeste

      Mesmo com muitas ausências, você concorda que a lista só tem clássicos? Agora, sem mais delongas, bora curtir esse som? Ajuste o volume de seus fones de ouvido, se aconchegue no sofá e curta a sua viagem no túnel do tempo…

      As músicas mais tocadas do ano 2000

      Atualmente, a mídia e o público usam os termos “feminejo” e “empoderamento” como formas de coroar a força feminina na música. Em 2000, não havia terminologias e as mulheres já ocupavam os dois lugares mais altos do topo das paradas de sucesso. Abaixo, você relembra quais foram as músicas mais tocadas naquele ano.

      Amor I Love You – Marisa Monte

      Com direito a Arnaldo Antunes recitando trechos de O Primo Basílio, do escritor português Eça de Queiroz, Amor I Love You foi lançada no disco Memórias, Crônicas e Declarações de Amor. O clipe ganhou um prêmio no Video Music Brasil, da extinta MTV, na categoria de Melhor videoclipe de MPB; e recebeu uma indicação ao Grammy Latino, na categoria Melhor Canção Brasileira.

      Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim – Ivete Sangalo

      Composta por Herbert Vianna, Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim faz parte do homônimo e primeiro disco solo de Ivete Sangalo. Com uma pegada mais romântica e MPB, essa música revelou o lado versátil e multifacetado de Ivete, que até então era mais conhecida por ser uma cantora de axé e puxadora de trio elétrico.

      One-hit Wonder do ano 2000

      Sem os one-hit wonders, a indústria fonográfica ficaria órfã de um de seus capítulos mais interessantes. Já que cada ano tem a “maravilha de um sucesso” que merece, 2000 não poderia decepcionar. Relembre essas pérolas sonoras que bombaram nas rádios e TVs há 20 anos.

      Esperando na Janela – Cogumelo Plutão

      Quando foi lançada, Esperando na Janela colocou a banda brasiliense Cogumelo Plutão sob a mira de todos os holofotes possíveis. Os caras marcavam presença nos programas de TV, trilha de novela, rádios e – claro – na MTV. Em meio a idas e vindas, mas sem nunca mais ter feito tanto sucesso, o grupo continua por aí.

      Papo de Jacaré – P.O. Box

      No verão de duas décadas atrás, o pop nacional conheceu um refrão realmente grudento. Relembre aí: “Vou te bater uma real/ Vou dizer que sou o tal/ Bater um papo no café/ É papo de jacaré/ Mas vê se fala por favor/ A minha língua/ Que já tem até uma íngua/ Por causa do seu inglês”. Ao longo das outras estações do ano, porém, a banda surgida em Goiânia não conseguiu decolar rumo ao estrelato.

      O Surto – A Cera

      Diretamente do Ceará, O Surto chegou com indícios de banda promissora. Lançada em outubro de 2000, a música A Cera, também chamada “Pirou o Cabeção”, colocou o trabalho da banda até nas rádios que não eram de pop rock. Em janeiro do ano seguinte, o grupo tocou no palco principal do Rock in Rio III! Porém, o tempo foi passando e minando a popularidade desse bando de “cabra da peste”.

      O pop rock nacional e o ano 2000

      Dia desses, te apliquei alguns hits que pop rock nacional emplacou ao longo da década de 2000. Mas como será que foi o rolê naquele ano em específico? Se liga só nos recortes que mostram que a cena tava bem bacana.

      Primeiros Erros – Capital Inicial

      Em maio do ano 2000, cerca de dois anos depois de reunir a formação original, o Capital Inicial lançou o Acústico MTV. No final daquele ano, a regravação de Primeiros Erros, hit de Kiko Zambianchi, fez com que a banda ocupasse um lugar na prateleira de cima do pop rock nacional. Ao redor dos quatro cantos do Brasil, todo mundo cantou junto essa reflexão sobre as mancadas que a gente dá na vida.

      20 E Poucos Anos – Raimundos

      Os Raimundos entraram no ano 2000 com o status de maior banda de rock do Brasil. Naquele começo de década, eles lançaram bastante premiado disco MTV Ao Vivo. A única faixa de estúdio foi 20 e Poucos Anos, do Fábio Jr., tema do reality show homônimo da MTV.

      Apenas Mais Uma de Amor – Lulu Santos

      Lulu Santos também se deu bem com a força do Acústico MTV. Com seu álbum desplugado, o camaleão do pop rock nacional potencializou o sucesso de Apenas Mais Uma de Amor, hit originalmente lançado em 1992. Bora aprender a tocar essa música?

      Outros grandes hits do ano 2000

      Assim como nos anos e décadas anteriores, o sucesso da música brasileira popular se desdobrou em diversos estilos musicais. Nesta parte da nossa conversa, você relembrará hits dos mais variados tipos de música.

      40 Graus – Twister

      Com um disco homônimo, o grupo Twister estreou no mercado em 2000. O álbum chegou a vender 250 mil cópias e emplacou o hit 40 Graus no primeiro lugar nas paradas de sucesso de vários rádios. Apesar de também ter bombado com a romântica Perdi Você, os caras não conseguiram firmar os pés no panteão dos gigantes do pop nacional.

      A Lenda – Sandy & Junior

      Naquele começo de novo milênio, Sandy & Junior nem pensavam na possibilidade de separar a dupla. No ano 2000, impulsionados pelo sucesso da turnê do disco As Quatro Estações, os irmãos lançaram o projeto Quatro Estações: O Show. Uma das novidades do álbum foi a faixa A Lenda, mais um hit que bombou em todas as paradas de sucesso.

      O Que Eu Também não Entendo – Jota Quest

      No dia 7 de julho de 2000, data do 10º aniversário da morte de Cazuza, a banda Jota Quest lançou o álbum Oxigênio. Leve demais para estar na turma do rock, mas pesado demais pra galera do pop, os mineiros criaram um som equilibrado e capaz de agradar aos mais variados tipos de público. Com um clipe bem badalado na MTV, a música O Que Eu Também não Entendo simbolizou bem essa característica do Jota.

      Rindo à Toa – Falamansa

      Antes da explosão do sertanejo universitário, a “galera da facul” se rendeu ao forró universitário. Expoente do estilo, no ano 2000, o grupo Falamansa lançou seu disco de estreia, Deixa Entrar. O primeiro single foi a inesquecível Rindo à Toa.

      Morango do Nordeste – Karametade

      Com jeitão de boy band e flertando mais com outros estilos musicais, o pagode chegou em 2000 com suas inovações. Inclusive, a canção que mais fez a cabeça dos pagodeiros da época foi Morango do Nordeste, originalmente uma música de forró. Dê o play e relembre o hino do Karametade.

      Relembrar é viver

      E já que o papo hoje é reviver as memórias, que tal conferir mais alguns #TBTs? Se liga só no conteúdo dos posts abaixo: