Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Dicas de repertório: as 7 músicas mais tocadas nos shows em 2019

      27 de janeiro de 2020 10:43 Por Gustavo Morais

      Gusttavo Lima segura o microfone e se diverte durante apresentação ao vivo

      Música de Gusttavo Lima está entre as mais tocadas em shows (Foto/Bruno Fioravanti)

      A questão do repertório é uma das mais importantes da correria que é essa nossa vida de músico. Se você toca na noite, ou é o cara que agita as rodinhas de violão aí na sua galera, já deve ter percebido que precisa saber tocar as músicas que o público quer ouvir. E como descobrir quais músicas são essas?

      Bom… De forma acessível, dinâmica e transparente, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) te oferece vários termômetros. Um deles é o segmento “músicas mais tocadas em shows”. Esse ranking reflete bastante quais são as canções que embalam públicos nos quatro cantos do Brasil.

      No papo de hoje, você confere quais foram as 7 músicas mais tocadas em shows no ano de 2019. Não quero com isso dizer que seu setlist deve ser pautado em cima dessas canções. Porém, não há como negar que essa lista é um jeito bastante eficaz de conhecer os tipos e dinâmicas de canções que estão na boca do povo.

      Spoiler 1: o Cifra Club tem videoaula de 100% desse Top 7
      Spoiler 2: não há obras estrangeiras na lista

      Agora, chega de delongas! Prepare suas palhetas, afine seu violão, concentre-se e se ligue no aprendizado.

      7. Amor Falso

      Dentre os tipos de músicas populares, o brega funk é que mais tem se destacado. Convenhamos: de uns tempos pra cá, o Brasil se rendeu à magia desse ritmo que mistura elementos de música eletrônica, funk melody e brega tradicional. Uma das canções mais importantes desse rolê é Amor Falso, do Aldair Playboy, que como poucos soube lidar com um relacionamento lixo.

      6. Largado às Traças

      Sofrência pode até não ser bom, mas muita gente gosta! E disso tudo, Zé Neto e Cristiano entendem muito bem. Se Largado às Traças está nesta lista, é sinal de que a turma tem curtido a ideia de curtir um modão ideal pra arrastar o chifre no chão.

      5. Propaganda

      Registrada no disco Terra sem CEP, o oitavo trabalho de Jorge e Mateus, Propaganda foi lançada em 2018. Com essa canção, a dupla número 1 do país deixa bem claro que nem só de sofrência vive o sertanejão. A letra conta a história de um cara apaixonado que prefere não falar muito bem da amada, para não fazer propaganda pra “concorrência”.

      4. Cem Mil

      Também chamado O Embaixador, Gusttavo Lima dificilmente fica de fora de uma lista de músicas mais tocadas – seja lá qual for o segmento. Na canção Cem Mil, GL mostra a versatilidade de um intérprete que canta uma boa sofrência com a mesma maestria que domina letras mais felizes.

      3. Jenifer

      O terceiro lugar do pódio ficou com Gabriel Diniz, o saudoso Rei da Ousadia. A menis que você tenha passado o verão 2019 em alguma jaula da Área 51, é impossível não ter dado boas risadas com a história de Jenifer, o crush descolado no Tinder.

      2. Notificação Preferida

      Percebeu que a querida dupla Zé Neto e Cristiano é o único nome a aparecer duas vezes na lista? Esses dois tão com tudo! Com Notificação Preferida, ZN&C deram à música sertaneja um dos hinos não oficiais da superação. Depois dessa música, ficou claro que é possível não dar bola para as notificações que um dia fizeram o coração disparar ;)

      1. Atrasadinha

      E, finalmente, chegou a hora de aprender a tocar a música mais tocada nos shows em 2019! A medalha de ouro foi para Atrasadinha, o pagonejo que colocou Felipe Araújo e Ferrugem no mesmo rolê.

      Mais sugestões de repertório

      A lista que você acabou de conferir foi construída com base nas informações do Ecad. Mas se tiver precisando de mais dicas para formar aquele repertório arrasador, confira os links abaixo:

      Se chegou até aqui, certamente pegou uns direcionamentos interessantes para montar o seu reperório. Agora, meu amigo e minha amiga, o show é com você :)