Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Tudo que você precisa saber sobre violão para canhoto

      30 de janeiro de 2020 13:04 Por Gustavo Morais

      Você sabia que durante uma considerável parte da história da humanidade, os indivíduos canhotos foram vítimas de preconceito cultural, social e até religioso? No século XIX, por exemplo, o médico italiano Cesare Lombroso, vulgo “o pai da criminologia”, sugeriu que as pessoas canhotas possuem tendências às psicopatias, criminalidade e violência. Já durante a Inquisição [séc. XII] e a Caça às Bruxas [séc. XVI], vários canhotos foram torturados e queimados sob a alegação de que eram criaturas a serviço do mal.

      Músico canhoto toca violão com as mãos invertidas

      Violão para canhotos não é um mistério sem solução (Foto/Internet)

      Felizmente, a ciência provou que o uso dos membros esquerdo para a execução de tarefas é uma questão de genética. Falando nisso, segundo um estudo recente da Universidade de Oxford, “em média, uma em cada 10 pessoas é canhota”. Se você é esse “um” e quer aprender a tocar violão, este post é totalmente de seu interesse.

      Quando um canhoto decide aprender a tocar violão, uma série de desafios parece brotar do chão. Logo de cara, surgem dúvidas sobre “como tocar”, “posicionamento das cordas”, “comprar um violão específico para canhoto”, “cursos específicos”, entre outras coisas. As respostas para esses questionamentos estão todas no decorrer desta nossa conversa. Continue comigo e descubra como o conteúdo das próximas linhas vão mudar a sua vida!

      Existe violão específico para canhoto?

      O mercado oferece alguns poucos modelos de violão para canhoto. Esses instrumentos são espelhados, isto é, o braço e as cordas são invertidos.

      Modelo de violão para canhoto da marca Fender

      Violão para canhoto CD-100CE dreadnought/cutaway, da Fender (Foto/Divulgação)

      Segundo Carla Rodrigues, a mente por trás do blog Amor Por Violão, “a vantagem (talvez a única) de adquirir um violão para canhotos é que, se você é canhoto, vai poder tocar os ritmos com a mão que possui mais força, a esquerda, e os acordes com a mão de menos força, a direita”. Ainda de acordo com a Carla, as desvantagens desse tipo de instrumento são bem maiores, conforme disponível a seguir:

      • Costuma ser mais caro
      • Não há muita diversidade de violões para canhotos, então pode ser que você procure um violão Jumbo canhoto e não encontre
      • Será preciso levar o seu violão para todo lado, pois é difícil achar alguém que também tenha comprado um violão para canhotos
      • Pode ser mais difícil tocar outras modalidades, como finger style, ou até a guitarra
      • Curso específico para canhotos é raro

      Preciso comprar um violão para canhoto?

      Precisar, não precisa. Se a vantagem apontada por Carla Rodrigues for relevante aos seus olhos, não tenha medo de fazer o investimento. A seguir, no entanto, você confere como as formas de tocar violão – quando se é canhoto -  injustificam a compra de um violão específico.

      Formas de tocar violão, quando se é canhoto

      Há três formas para desembolar essa questão. Por isso, se você não quiser/puder investir num instrumento específico, os seus estudos vão rolar da mesma maneira. Lembre-se que ao longo de toda a jornada de aprendizado, a dedicação e a paciência são fundamentais.

      Paul McCartney ainda jovem e tocando seu violão de aço, de forma invertida

      Paul McCartney e canhoto, mas sempre optou por inverter o violão e as cordas (Foto/Internet)

      1. Tocar da mesma forma que o destro

      Nessa forma de tocar violão, não há inversões de cordas ou de mãos. Basicamente, você vai pegar o violão e tentar tocar da mesma forma que uma pessoa destra toca. Se não conseguir se adaptar, no entanto, não desista, pois, há outras formas.

      2. Tocar o violão invertido

      Você vai inverter o violão, mas sem alterar o posicionamento das cordas. Na prática, isso quer dizer que os ritmos serão feitos debaixo para cima. Saiba que os acordes também serão formados de forma invertida, já que as cordas estarão ao contrário, ou seja, a 1ª corda, na parte de cima do violão e, assim, sucessivamente.

      3. Inverter o violão e as cordas

      Nessa opção, você vai inverter completamente um violão para destros. E aí tocará da mesma forma que o destro (ritmos e reprodução de acordes), mas com as mãos e as cordas invertidas. Neste caso, a inversão de cordas fica desta maneira:

      • Trocar a posição da 6ª com a 1ª
      • Trocar a posição da 5ª com a 2ª
      • Trocar a posição da 4ª com a 3ª

      Atenção: não se esqueça de inverter o rastilho do seu violão.

      No vídeo abaixo, Gustavo Fofão esclarece as diferenças entre violão para destro e canhotos. Dê o play e confira:

      Acorde para canhoto

      Dia desses, te contei que o Cifra Club desenvolveu o Dicionário de Acordes. Essa ferramenta é preparada para funcionar maravilhosamente bem para canhotos e destros.

      Dicionário de acordes do Cifra Club, uma ferramenta intuitiva e que atende destros e canhotos

      Dicionário de acordes do Cifra Club mostra como um canhoto pode montar o D (Ré maior) (Reprodução)

      O uso do recurso é bem intuitivo. No canto direito superior de sua, você encontra a caixa de “busca”. Basta digitar o acorde que deseja aprender, selecionar a opção “canhoto” e dar um “enter”. Na sequência, você verá as mais variadas formas de se montar o acorde buscado.

      Curso de violão para canhoto

      Os cursos específicos para canhotos existem, mas são relativamente raros. As chances de você ter que fazer uma longa pesquisa aí na sua cidade, por exemplo, são imensas. Se o canhoto conseguir tocar da mesma forma que o destro, ou seja, não precisar inverter as cordas ou mãos, aí é que não precisa mesmo de um curso específico.

      Edgar Scandurra tocando o violão e Nasi, ambos do IRA!, sentados num sofá vermelho

      Ira!: o guitarrista Edgar Scandurra (à esquerda) é o “canhotinha de ouro” do rock brasileiro (Foto/Internet)

      Caso seja necessário fazer as inversões, o aluno continua podendo aprender com aulas ou videoaulas ministradas por professores destros. Neste caso, porém, deve-se fazer tudo do lado canhoto, pois, a visualização de algumas coisas será do lado contrário, já que as casas do braço do violão vão ser contadas da direita para a esquerda. É tudo uma questão de adaptação, meu amigo e minha amiga!

      Curso de violão do Cifra Club

      Depois de escolher qual forma de tocar violão mais te agrada, que tal dar um passo mais firme rumo ao aprendizado? Não sei se você ficou sabendo, mas o Cifra Club reuniu os instrutores Leo Eymard e Gustavo Fofão no projeto Como Tocar Violão. Trata-se de um curso de violão online, gratuito e voltado para iniciantes.

      Sendo assim, o conteúdo abrange desde dicas sobre “qual violão comprar” até prática de repertório. No final das contas, você fechará um ciclo de aprendizado com o título de Rei da rodinha de violão, isto é, o cara que vai animar todas as festas, viagens com galera, acampamentos e luaus.