Cifra Club

Solos de guitarra: 4 erros que travam sua evolução

Listamos os principais erros de um guitarrista que quer aprender a fazer solos no instrumento!

Sentir dificuldade em evoluir quando está solando é uma etapa comum do aprendizado de guitarra. Mas você sabe quais são os principais erros de guitarristas solo, que impedem a evolução no instrumento?

Músico fazendo um solo de guitarra
Tocar solos de guitarra requer muita disciplina, persistência e dedicação (Foto: Reprodução/Pexels)

Tirar músicas de ouvido, executar várias escalas e ter as técnicas na ponta dos dedos estão entre as habilidades mais desejadas por guitarristas. Tudo isso, de fato, é ótimo.

Porém, muita gente não consegue tirar o melhor proveito na hora de estudar solos de guitarra. E é justamente sobre isso que vamos tratar aqui hoje.

Como melhorar solos de guitarra?

Este artigo vai girar em torno de erros que todo guitarrista iniciante tende a cometer na hora de estudar os solos. É claro que não vamos te oferecer métodos e fórmulas milagrosas, mas sim dicas para alavancar seus estudos e te ajudar a melhorar.

Portanto, prepare aí o seu ampli, afine sua guitarra e bora lá conferir os erros que você precisa parar de cometer já:

1. Não equilibrar técnica e teoria

Os estudos voltados para técnicas de guitarra são 100% necessários. No entanto, guitarristas que concentram esforços em apenas aprender vibratos, bends, entre outras, fracassam de maneira faraônica. Portanto, não cometa o erro de valorizar somente a parte técnica e abrir mão dos aspectos teóricos.

Suponha que você quer ser um guitarrista solo voltado para o hard rock. De que adianta dominar a palhetada alternada, mas não conhecer os campos harmônicos que proporcionam os conjuntos de acordes que mais atendem às demandas do estilo?

Você não será um guitarrista solo expert apenas por que foca sua atenção nos estudos das técnicas no instrumento. Procure conhecer bastante de harmonia e formação de acordes também, por exemplo, sobretudo se você quiser dominar improvisos.

2. Treinar solos no andamento normal das músicas

Começar a estudar uma música no andamento original é desaconselhável para qualquer guitarrista. Isso porque, quando a canção é tocada lentamente, o músico tem mais facilidade para, entre outras coisas:

  • interiorizar a harmonia e a melodia;
  • familiarizar-se com a posição das mãos;
  • treinar e apurar fundamentos técnicos.

No final das contas, desacelerar o andamento da música te dá mais tempo para pensar no que fazer e, consequentemente, diminuirá a quantidade de erros. O metrônomo é um recurso que te ajuda a lidar com essas questões rítmicas.

Mas, para fazer seus treinos no modo lento, você pode usar uma backing track ou algum player que tenha o recurso de diminuir a velocidade de reprodução da música.

3. Começar com solos difíceis

Se você ainda está dando seus primeiros passos como guitarrista, procure não tentar estudar videoaulas do Metallica, do Pink Floyd ou do Van Halen – só pra citar alguns!

O nível de dificuldade técnica são apenas alguns dos fundamentos que vão te assustar. Como resultado, ou você vai desistir de aprender a tocar ou vai perder preciosas horas de treino com algo que ainda está fora do seu alcance.

Ou seja, tenha noção de que chegará seu momento de estudar a técnica “X” ou aplicar a escala “Y”, por exemplo. Mas, em hipótese alguma, pule etapas.

Sendo assim, comece com solos de guitarra voltados para iniciantes.

4. Estudar e não praticar

Fazer exercícios para desenvolver a técnica, aprender novas escalas e estudar estilos musicais, sem dúvida, é importante para qualquer instrumentista.

Mas que valor tem esse conhecimento todo se não for aplicado?

Há uma regrinha básica para o estudo de qualquer instrumento musical: levar bem a sério a sequência “estudo – aplicação prática”. Se você quer fazer os solos de guitarra cada vez melhores, comece a praticar e a aplicar tudo o que aprendeu.

Quer aprimorar seus solos de guitarra?

Por fim, a nossa dica de ouro para evoluir nos solos de guitarra é: conheça agora mesmo o Cifra Club Academy!

Com a nossa plataforma de ensino online, você terá um aprendizado de primeira qualidade, com abordagens de técnicas básicas, muitos solos e músicas para o seu repertório!

Curso de guitarra do Cifra Club Academy

Ademais, ao se inscrever, você garante vários benefícios incríveis! Confira as vantagens de fazer parte do Cifra Club Academy:

  • Acesso a todos os cursos (mais de 10) com apenas uma assinatura;
  • Padrão Cifra Club de qualidade;
  • Materiais de apoio;
  • Lives exclusivas para tirar dúvidas;
  • Canal no Telegram exclusivo para interação;
  • Ensino com um método pensado totalmente em você e na sua evolução;
  • Acesso automático ao Cifra Club Pro.

Não tem maneira melhor de turbinar os estudos no instrumento e finalmente parar de cometer esses erros de guitarristas solo. Portanto, acesse já a nossa plataforma!

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK