Cifra Club

Aprenda a tocar músicas de reggae com cifras de Natiruts, Bob e mais

Tocar músicas de reggae é, sem exageros, uma etapa importantíssima na trajetória de qualquer pessoa que estude violão. A batida é envolvente, contagiante e precisa de muita firmeza para ser devidamente conduzida. Sem contar a beleza das mensagens das letras, né?

Imagem ilustratiuva mostra um homem em meio a elementos do reggae

Tocar músicas de reggae faz bem pra corpo, mente e alma (Imagem/freepik)

No texto de hoje, vamos conversar um pouquinho sobre este estilo de música e de vida. Ao longo das próximas linhas, você aprenderá como tocar algumas das melhores canções de reggae. Tem sugestões de videoaulas, cifras simplificadas para músicas de Bob Marley, Natiruts, entre outras feras,  e alguns links imperdíveis 😉

Bora lá afinar o violão, aquecer a voz e deixar a mente aberta para as good vibes?

Natiruts Reggae Power – Natiruts

Ícone do reggae nacional, a banda brasiliense Natiruts está na estrada desde 1996. Sob a batuta do talentosíssimo Alexandre Carlo, o grupo tem a manha de manter um repertório que equilibra o discurso de conscientização do reggae roots com canções existenciais e até mesmo românticas.

Apesar de ter 3 de seus 4 acordes serem pestanas, a contagiante Natirus Reggae Power é uma música fácil de tocar. Tal simplicidade facilita demais os treinos da batida de reggae.

Fiz esse reggae pra você – Onze:20

Ok, a gente sabe que esse hit da maravilhosa banda Onze:20 se chama Pra Você. Porém, nada melhor do que , de maneira respeitosa, apelidarmos as músicas que amamos 🙂

Você sabe qual é o significado das cores do reggae?

A versão completa desta canção pode ser um pouco mais complexa para quem é iniciante no violão. Sem contar as pestanas, a cifra de Pra Você tem muitos acordes complexos. Se der o play no vídeo abaixo, você aprende todo esse rolê.

Caso você queira aprender a tocar o reggae Pra Você com a cifra simplificada, não se preocupe! O querido Leo Eymard te ensina tudo aqui.

One Love – Bob Marley

A música reggae é uma espécie de continuação do corpo, mente e alma de Bob Marley. Desta forma, a biografia do rei do reggae é um dos capítulos mais importantes da cultura surgida no século XX.

Por essas e outras, um regueiro que toca violão precisa ter um som do Marley na ponta dos dedos. Composta por uma cifra fácil e uma letra que desperta o lado consciente da vida, a deliciosa One Love é um ótimo cartão de visita para qualquer repertório. Vai por mim: tocar essa música é uma baita responsa e faz bem pro coração.

Me Namora – Edu Ribeiro

Essa é para quem quer tocar a primeira música no violão, hein? Com apenas dois acordes, Me Namora é uma canção totalmente indicada para os iniciantes. Fala sério: é melhor começar com um reggae do que com Parabéns Pra Você 😉

Onde Você Mora – Cidade Negra

Por meio da força da banda Cidade Negra, o reggae brasileiro ganhou muita força na década de 90. Sob a influência de Bob Marley, Peter Tosh e Jimmy Cliff, o repertório do quarteto carioca soube equilibrar protesto e amor.

Parte do lado romântico do grupo, Onde Você Mora sempre será uma joia regueira na música brasileira popular. A batida pode apresentar algumas dificuldades. Porém, os acordes, são bem tranquilos de fazer.

Mais músicas de reggae para tocar

Se o seu desejo é fazer do seu violão uma ferramenta para emanar boas vibes, fique sabendo que tenho algo mais para te indicar. Logo abaixo, você confere uma coletânea completíssima de videoaulas de reggae que os instrutores do Cifra Club fizeram com todo carinho do mundo!

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK