Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Só as tops: aprenda a tocar as músicas mais famosas dos Beatles

      17 de março de 2020 11:19 Por Gustavo Morais

      O o fotógrafo Iain MacMillan registrou a famosa foto na qual os Beatles atravessam a rua que dá nome ao disco Abbey Road

      Famosa foto dos Beatles atravessando a rua, ou seja, a capa do disco Abbey Road (Reprodução/Internet)

      Na ativa entre os anos de 1960 e 1970, exatos 10 anos, a banda The Beatles gravou um total de 336 canções oficiais. Mais quais seriam as músicas mais famosas dos Beatles? Antes de mergulhar nesta pergunta, precisamos fazer as seguintes ponderações:

      • Para muitos, The Beatles é a maior banda de rock da história;
      • Em contrapartida, tantos outros acreditam que não é bem assim;
      • Um fato, no entanto, ninguém pode negar: os 4 rapazes de Liverpool promoveram incontáveis revoluções no cenário da cultura pop em geral;
      • Lennon, McCartney, Starr e Harrison gravaram algumas das canções mais populares da história da música contemporânea;
      • O quarteto influenciou artistas de quase todos os segmentos musicais.

      Agora, voltemos ao nosso papo ;) Sendo assim, informo que hoje vamos conversar sobre as músicas mais famosas da banda. Sei que toda lista é polêmica e sempre vai gerar discordância. Porém, informo que os 7 hits abaixo foram selecionados sob uma ótica mais apoiada em dados estatísticos. Consequentemente, este texto não representa as escolhas pessoais deste que vos escreve ou a opinião do Cifra Club.

      Sem mais spoiler, meu amigo e minha amiga! Afine aí o seu violão, aqueça a voz e fique pronto para tirar uma série de músicas maravilhosas.

      Oh!Darling - a música mais pedida no clube do Cifra Club

      Os participantes do Clube de Membros do Cifra Club no YouTube possuem uma relação ainda mais próxima com o site. Entre outras coisas, por exemplo, uma vez por mês, essa galera vota em duas músicas que vão virar videoaulas. Em eleição mais recente, Oh! Darling foi a música mais pedida pelo público. E já que a “voz do povo é a voz de Deus”, o meu amigo Caico Antunes não se fez de rogado e mandou ver no vídeo abaixo:

      Se você ainda não faz parte do Clube de Membros do Cifra Club, mas quer colar nesse rolê, basta acessar este link e seguir os procedimentos indicados!

      I Want to Hold Your Hand - a música que tornou os Beatles famosos no mundo

      Composta durante a primeira fase da banda, I Want to Hold Your Hand foi a primeira música do fab four a atingir o primeiro lugar nos Estados Unidos. Então, a banda percebeu que era chegada a hora de conquistar a América e, logo na sequência, o resto do mundo. Puxados pelo sucesso dessa canção tão singela, os Beatles desembarcaram na Terra do Tio Sam e começaram a escrever o capítulo que dividiu águas no cenário da música pop. Abaixo, você aprende a tocar a versão simplificada de I Want to Hold Your Hand.

      Yesterday - a música mais famosa dos Beatles

      Composta por Paul McCartney, essa canção foi gravada no disco Help!, de 1965. Segundo a frieza dos números, Yesterday é a música mais famosa dos Beatles. Vamos a alguns fatos que comprovam essa tese:

      • É a canção com mais transmissões em rádios em todo o mundo, de acordo com o Guinness World Records;
      • Yesterday é a música gravada na história da música popular, com cerca de 3.200 interpretações diferentes;
      • Foi interpretada quase sete milhões de vezes no século XX, segundo a BMI (associação americana de compositores);
      • Foi eleita a melhor canção do século XX, pela BBC Rádio;
      • Com mais de 2 milhões de views, a cifra de Yesterday é a mais vista da página dos Beatles no Cifra Club.

      Não tem jeito: o mundo se rende aos encantos da simplicidade dos acordes e da letra reflexiva de Yesterday. Abaixo, você confere a videoaula dessa música.

      Blackbird - a música mais desafiadora dos Beatles

      É claro que a banda gravou e escreveu músicas com harmonias mais complexas. É inevitável, no entanto, indicar que Blackbird é a canção mais desafiadora dos Beatles em um aspecto: tirar no violão. Trata-se de um tema 100% acústico, ou seja, não tem como camuflar errinhos no violão. Além disso, é preciso ter pleno domínio sobre a mão que faz a batida, pois, você usará apenas dois dedos, isto é, nem pense em usar palheta. Ah! De quebra, é preciso bater o pé no chão e cantar ao mesmo tempo.

      Love Me Do – a primeira música gravada pelos Beatles

      Escrita em parceria por John Lennon e Paul McCartney, a música Love Me Do foi registrada em disco de vinil no dia 5 de junho de 1962, nos estúdios de Abbey Road, em Londres. Trata-se da primeira música gravada pelos Beatles. Apesar do arranjo instrumental simples, porém encantador, o destaque da música é a parte vocal, um indícios da incrível combinação das vozes de Lennon/McCartney, que você aprende na videoaula abaixo.

      O nível de dificuldade para tocar Love Me Do é mínimo. Se ouvir a música atentamente, você consegue acompanhar junto com a cifra.

      Hey Jude - a música dos Beatles que mais tocou em rádios

      Lançada em 1968, a balda Hey Jude é uma música obrigatória nas playlists de beatlemaníacos de várias gerações. Considerando apenas o período de lançamento em rádios, trata-se do single dos Beatles que mais tempo ficou em primeiro lugar nas paradas de sucessos americanas – o mercado mais disputado da indústria fonográfica. Ao todo, a canção ficou por 35 semanas no topo do top – 19 delas nos EUA e as demais no Reino Unido.

      Something – a música mais romântica dos Beatles

      Se você curte rock e precisa de músicas pra mandar pro crush, Somethingpode ser a pedida ideal. Dá só uma olhada na tradução livre de uma das partes dessa letra:

      Trecho da tradução da música Something, dos Beatles

      Something é uma das melhores músicas dos Beatles (Reprodução/Letras.mus.br)

      O saudoso e inesquecível George Harrison estava bem inspirado, hein? A pureza desses versos, que fazem admiração uma justa forma de amor, indicam que estamos lidando com a música mais romântica dos Beatles. Detalhe: Something era uma das canções favoritas de Elvis Presley e Frank Sinatra, dois dos maiores artistas de todos os tempos.

      E já que você chegou até aqui, que tal dar um “help” [o trocadilho é inevitável, né?] para espalharmos este conteúdo? É bem simples: basta compartilhar o link deste post com os beatlemaníacos aí do seu WhatsApp e do Facebook ;)