Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Top 10 Anitta: confira as músicas mais tocadas da pop star brasileira

      30 de março de 2020 13:03 Por Gustavo Morais

      30 de março de 1993, Rio de Janeiro, Brasil. Naquele frio dia de outono, nasceu Larissa de Macedo Machado. No coral da Igreja Santa Luzia, no bairro Honório Gurgel, aos oito anos de idade, ela deu seus primeiros passos artísticos. Por volta de 2009, inspirada na minissérie Presença de Anita, sucesso da Rede Globo, ela acrescentou um “t” no nome da personagem e criou sua alcunha artística: Anitta.

      Antes de ser a maior estrela do pop nacional, no entanto, a artista teve que lidar com rejeição da crítica. Quem também não comprou a ideia musical dela no ínicio foi o grande público. Afinal de contas, num passado não tão distante assim, Anitta era a cantora que muitos amavam odiar. Fato é que o tempo passou, mas não ficou pra trás. Com muita perseverança, empreendedorismo, talento e senso visionário, a “Anira” pegou o monte de pedras que recebeu e construiu um castelo. E que castelo, hein?

      Anitta posa para foto, vestida com figurino da Adidas

      Por mais que muitos não queiram, Anitta veio pra ficar (Foto/Divulgação)

      Como bem disse o mestre Tom Jobim, “sucesso, no Brasil, é a pior das ofensas pessoais”. E se tem uma coisa que Anitta sabe fazer, muito bem, é o tal do sucesso. Tudo isso é fruto de sua capacidade de reinvenção e inovação, pois, pouca gente por aqui canta, dança, compõe e ainda tem feeling para negócios. Como consequência, ela lida diariamente com os críticos tão ferrenhos que habitam nas redes sociais.

      Por essas e outras, o post de hoje é uma homenagem à aniversariante ilustre do dia. Ao longo do nosso papo, você vai descobrir quais são as 10 músicas mais tocadas da Anitta. Ah! Não posso deixar de comentar que vai ser possível aprender a tocar alguns desses hits no violão ;)

      Vamos lá?

      As músicas mais tocadas da Anitta

      O ranking que você vai conferir a seguir, meu amigo e minha amiga, foi feito pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), órgão que mensura as músicas mais tocadas no Brasil. O estudo aponta as canções que se destacaram nos principais segmentos de execução pública nos últimos cinco anos, entre 2015 e 2019, além de mostrar os segmentos em que elas mais tocaram.

      Ao todo, Anitta tem 135 músicas e 511 fonogramas (gravações) cadastrados na base de dados do Ecad.

      Anitta está de chapéu e de costas na dvulgação do single Bang

      Bang! é a faixa com mais execuções públicas de Anitta (Imagem/Divulgação)

      O estudo do Ecad levou em consideração a performance das músicas da cantora nos segmentos de rádios, música ao vivo, shows, serviços digitais, casas de festas e diversão, sonorização ambiental e carnaval. Os segmentos de rádios, shows e serviços digitais foram responsáveis por 80% das execuções das músicas da artista nos últimos cinco anos.

      Confira o Top 10 das músicas mais tocadas de Anitta nos últimos cinco anos:

      Bang! – 1º lugar

      O ano de 2015, vale ressaltar, foi importante para a artista: naquele ano, ela foi a primeira brasileira a ganhar o prêmio de Melhor Artista da América Latina no Europe Music Awards, promovido pela MTV. Na mesma época foi lançada Bang!, que atualmente ocupa o topo do ranking das suas músicas mais tocadas produzido pelo Ecad.

      A faixa em si apontava para um outro horizonte musical da cantora, pois, apesar de ainda fazer parte do DNA musical da artista, o funk passou a dividir espaço com pop e os ritmos latinos. Na videoaula abaixo, você aprende como tocar a música Bang! :)

      Sim ou Não – 2º lugar

      Lançada em 2016, Sim ou Não marca um feat. da brasileira com o pop star colombiano Maluma. Foi composta pela própria Anitta, junto com Umberto Tavares e Jefferson Junior, além das partes em espanhol terem sido compostas por Maluma.

      Em outubro de 2016, Sim ou Não entrou para a trilha sonora do filme É Fada!. Em dezembro daquele mesmo ano foi lançada Sí o No, a versão completamente em espanhol da música.

      Show das Poderosas – 3º lugar

      Por mais que tenha sido lançada depois dos singles Menina Má e Meiga e Poderosa, a música Show das Poderosas foi a canção que deu projeção nacional ao trabalho de Anitta. Datada de abril de 2013, essa faixa ficou entre as mais tocadas nas rádios populares de todo o dial brasileiro.

      10 músicas que estão entre as mais tocadas há uma década

      A cifra de Show das Poderosa conta com 5 acordes, incluindo 4 pestanas. Abaixo, você confere a videoaula desse clássico do pop made in Brasil.

      Paradinha – 4ª colocada

      Geralmente, um artista lança uma faixa cantada em seu idioma e depois parte pra gringa. Porém, no ano de 2017, Anitta contrariou essa regra e lançou a Paradinha, uma canção gravada en espanhol.

      A música foi muito bem nas rádios e paradas de sucesso de países da América Latina. “Culpa” desse sucesso todo é a sonoridade baseada em dois gêneros de música predominantes nos hits mais recentes, dancehall e reggaeton. Abaixo, você aprende como tocar essa canção tão emblemática.

      Vai Malandra – 5ª colocada

      A bordo do projeto CheckMate, em 2017, a artista inovou com a iniciativa de lançar um novo single por mês. A última faixa desse rolê foi Vai Malandra, faixa que marcou o feat. de Anitta, MC Zaac e Maejor – rapper americano.

      O clipe de Vai Malandra foi dirigido por Terry Richardson, o fotógrafo das estrelas internacionais. As cenas foram gravadas no Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro. A produção mostra os artiaste em vários lugares do morro.

      Ritmo Perfeito – 6ª colocada

      Eis a canção que batiza o segundo disco de Anitta. O trabalho foi lançado em 2014 e trouxe bastante referências do pop. Como não poderia ser diferente, a música ganhou um clipe bem bacana. Em cena, a cantora pega ônibus, protagoniza momentos de pegação com seu par e aparece só de lingerie em algumas cenas. Roteirizado pela própria pop star, o vídeo de Ritmo Perfeito ainda conta com uma mini participação de MC Guimê – nome seminal do funk ostentação.

      Na Batida – 7ª colocada

      Essa canção aparece no primeiro álbum ao vivo de Anitta, Meu Lugar (2014), bem como no segundo disco de estúdio dela, Ritmo Perfeito (2014). A faixa ganhou um clipe gravado no no Palácio dos Cedros, localizado no bairro do Ipiranga, em São Paulo.

      Em cena, Anitta faz a coreografia da canção em vários cenários diferentes: uma coletiva de imprensa, na rua, num estúdio de ballet, entre outros. A pop star também tem uma rival que fica com ciúmes do namorado e apronta algumas poucas e boas.

      Para tocar a música Na Batida, você vai precisar do capo ;)

      Deixa Ele Sofrer – 8ª colocada

      Deixa Ele Sofrer foi o primeiro single do disco Bang!. Esse pop empoderado chegou às rádios e plataformas digitais em 16 de julho de 2015.

      Em entrevista ao site Audiograma, ela disse que a faixa enaltece o poder da mulher. “Falamos de um rapaz que fez pouco caso de uma menina e, ao invés de ela se abater, resolveu deixar pra lá, o que resultou numa reviravolta que o fez ficar atrás dela”, disse. Abaixo, você confere a videoaula de Deixa Ele Sofrer.

      Zen – 9ª colocada

      Terceiro single do homônimo disco de estreia de Anitta, a faixa Zen foi lançada em novembro de 2013. No ano seguinte, a versão 100% cantada em espanhol foi lançada na América Latina. Contando com participação do cantor espanhol Rasel, a canção promoveu a cantora fora do Brasil.

      A música chegou, inclusive, a ser indicada ao Grammy Latino, na categoria de Melhor Canção Brasileira. Ah! Diferente de Não Para e Show das Poderosas, o videoclipe desse hit traz cenas romântica da cantora. A seguir, você confere a videoaula de Zen.

      No Meu Talento – 10ª colocada

      Essa canção faz parte do segundo disco de estúdio da artista, Ritmo Perfeito (2014). Posteriormente, a pop star lançou uma segunda versão, que contou com a participação de MC Guimê. De quebra, o parça trouxe novos trechos para a letra.

      No clipe de Meu Talento, Anitta interpreta uma stripper, com direito à performances sensuais. MC Guimê também participa do clipe, conforme você confere mais adiante.

      E se você é fã da Anitta ou da cultura pop em geral, que tal dar um help? É bem simples: basta compartilhar o link deste post no seu WhatsApp e nas redes sociais. E não se esquecça de marcar seus amigos que curtem o som dessa verdadeira pop star, hein ;)