Cifra Club

As 20 melhores dos Beatles para tocar no violão hoje

É fã dos Beatles e toca violão? Junte suas paixões e mergulhe na sonoridade única do quarteto de Liverpool com as melhores cifras da banda!

A beatlemania segue firme e forte até os dias atuais, reverberando os sons incríveis produzidos pelo quarteto de Liverpool, que sempre vão inspirar muitos músicos. Desse modo, no artigo de hoje você irá aprender a tocar as melhores músicas dos Beatles no violão!

Integrantes dos Beatles com as roupas na estética do álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
Para uma infinidade de amantes de música, os Beatles foram a maior banda de todos os tempos (Foto: Divulgação)

Então, prepare-se para se aprofundar nas cifras do Beatles e aprender as famosas canções que embalaram os anos 1960. Ache sua palheta, afine seu instrumento e venha com a gente nessa!

Melhores músicas dos Beatles para tocar no violão

Com canções mais fáceis e outras mais complexas, você conseguirá aprender e aperfeiçoar novas técnicas e acordes. Além disso, pode contar com nossas dicas e videoaulas para descomplicar e facilitar esse processo!

Confira algumas músicas que selecionamos:

  • Yesterday
  • Hey Jude
  • Let It Be
  • Here Comes The Sun
  • Something
  • In My Life
  • Don’t Let Me Down
  • While My Guitar Gently Weeps

E muito mais!

1. A Hard Day’s Night

Para tocar A Hard Day’s Night, você precisa saber 8 acordes, incluindo 3 pestanas: Bm, C9 e F. O ritmo será o mesmo na maior parte da música, com variação apenas nos últimos 3 acordes. Na segunda parte, ainda temos um solo. Para executá-lo, é essencial que você saiba as técnicas de slide, hammer on e pull off.

2. Eleanor Rigby

Em Eleanor Rigby, usaremos apenas uma batida para tocar a música toda, mas é preciso prestar atenção nos momentos em que ela será dividida entre mais de um acorde. Nos dois primeiros toques para baixo da levada, o som é cortado abaixando os dedos da mão esquerda (direita, para violonistas canhotos). No total, são 5 acordes, e nenhum tem pestana.

3. The Long And Winding Road

Antes de começar a tocar The Long And Winding Road, coloque o capotraste na 1ª casa, para subir meio tom. Essa canção é tocada do começo ao fim com dedilhados, então separe as estrofes e vá notando como funcionam os padrões. Além disso, temos apenas uma pestana (Bm) entre os 11 acordes.

4. Michelle

Assim como na música anterior, em Michelle também iremos precisar do capotraste, mas dessa vez coloque-o na 5ª casa. Os solos aparecem na introdução, no meio e no final, e a técnica de slide aparece em todos eles. Além disso, treine as pontes, pois nessas passagens o ritmo será dividido entre mais de um acorde. Ao todo, são 14 acordes, e 2 deles estão em forma de pestana: Ab e Cm.


5. Twist And Shout

Os 4 acordes de Twist And Shout estão em formas um pouco diferentes das mais conhecidas, sendo que 3 têm pestana. O riff que aparece na introdução segue também na primeira e na segunda parte. Portanto, pratique bastante até conseguir tocar com desenvoltura. Após a segunda parte, entra o solo, onde são sempre tocadas duas notas ao mesmo tempo. Já na terceira parte, o ritmo tem uma variação, assim como na parte final da canção.

6. Oh! Darling

Para tocar Oh! Darling, é importante que você saiba a técnica de slide, pois ela será usada para tocar boa parte da canção. Entre as trocas de acordes, temos alguns fraseados. Estude cada uma delas, seguindo a tablatura, para obter um resultado bem bacana. Outra dica é começar tocando mais devagar e ir aumentando conforme for aprendendo as partes da música.

7. Help!

A levada de Help! segue um padrão, com toques abafados entre as batidas, e conta com poucas variações. Na primeira parte, há um solo e um riff, que não exigem grandes dificuldades. Ao todo, a música é composta por 7 acordes, e dentre eles 3 possuem pestana: Bm, C#m e F#m.

8. I Want To Hold Your Hand

A cifra de I Want To Hold Your Hand conta com 8 acordes, sem nenhuma pestana! Nessa canção, você pode optar por estudar a linha tocada pelo violão base ou a do violão solo. Caso escolha fazer os solos, pratique as técnicas de bend, release e vibrato. Já a levada possui três variações. Ouça atentamente antes de tocar e treine com calma.

9. All My Loving

All My Loving possui dois ritmos. Para executá-los, treine toques alternados e batidas abafadas. No meio da canção, há um solo, que também tem notas abafadas, além da técnica de hammer on. Treine quantas repetições precisar até fixar a melodia. Quanto aos 8 acordes, todos estão em forma de pestana.

10. And I Love Her

A levada de And I Love Her é composta por solos e dedilhados do começo ao fim. Treine todas essas passagens com calma e também a técnica de slide, que é usada em alguns momentos. Tente tocar enquanto ouve a música, para assimilar melhor o ritmo. Entre os 12 acordes, 7 têm pestana.

Uma pausa nas cifras dos Beatles para uma dica valiosíssima: quer ter um auxílio profissional de primeira qualidade para os seus estudos musicais? Inscreva-se no curso de violão do Cifra Club Academy, a nossa plataforma online de ensino de música!

Curso de violão do Cifra Club Academy

11. Come Together

Come Together é uma boa opção para você que deseja aprimorar ou aprender a técnica de bend. Ela aparece diversas vezes no solo, assim como o release, o slide, o vibrato e o pull off. A introdução é marcada por um riff simples, e no refrão o ritmo apenas marca os acordes, com toques somente para baixo.

12. Blackbird

O grande lance de Blackbird é conseguir entender o padrão do dedilhado que é tocado na música toda. Assim, ficará mais fácil entender também as variações. A levada é tocada com os dedos polegar e indicador, tocando os baixos e as cordas mais agudas.

13. While My Guitar Gently Weeps

Em While My Guitar Gently Weeps, é preciso posicionar o capotraste na 5ª casa. Na maior parte da música, há um dedilhado que acompanha o ritmo, porém a levada é tocada bem solta. No refrão, temos uma pequena variação no ritmo. Nesse sentido, toque uma vez para baixo e, em seguida, dê seis toques alternados. Ao todo, são 12 acordes, e 5 têm pestana.

14. Don’t Let Me Down

O solo de Don’t Let Me Down aparece logo na introdução. Nele, é utilizada a técnica de hammer on. Entre a primeira parte e o refrão, há uma variação no ritmo (observe atentamente para notar as diferenças ao tocar). A canção é composta por somente 3 acordes. São eles: B7, E e F#m.

15. In My Life

Para tocar a cifra de In My Life, dos Beatles, você precisará posicionar o capotraste na 2ª casa, para subir um tom. A introdução é tocada dedilhada. Já a segunda parte terá a variação de dois ritmos. A parte final é bem semelhante à introdução, com diferenças apenas nas últimas notas. Dos 9 acordes, 2 são feitos com pestana.

16. Something

A introdução de Something é tocada apenas com toques para baixo, assim como a segunda parte. Já a primeira e a terceira parte possuem outra levada. A quantidade de shapes é bastante significativa, já que são 19 acordes ao todo – alguns mais simples e outros mais complexos. Pelo menos, entre esses acordes, só 3 possuem pestana.

17. Here Comes The Sun

Para tocar a cifra de Here Comes The Sun, lembre-se de posicionar o capotraste na 7ª casa. A introdução é tocada inteiramente com um dedilhado, e, em seguida, entram as batidas. A partir da segunda parte, temos novas variações. Separe em partes e estude uma por vez para não se confundir. Dentre os 8 acordes, apenas um tem pestana.

18. Let It Be

Em Let It Be, o dedilhado segue até o final da primeira parte, e, logo depois, entram as batidas. Tente notar o padrão de cada parte e também atente-se para a dinâmica das trocas de acordes. Na parte final, ainda há o solo, que exige certa dedicação e boas repetições. Ademais, essa cifra conta com 9 acordes.

19. Hey Jude

A primeira parte da cifra de Hey Jude é tocada dedilhada. Com o início da parte cantada, entram também as batidas, que seguem um padrão. A terceira parte tem uma variação, somente com toques para baixo. Assim como na canção anterior, também temos 9 acordes, incluindo 5 pestanas.

20. Yesterday

Para fechar com chave de ouro, a cifra de Yesterday conta com a afinação em um tom abaixo (D – G – C – F – A – D). O ritmo será tocado com um toque no baixo e três toques nas cordas primas (as três mais agudas). Então, atente-se para tocar os baixos corretos em cada acorde e treine bem as passagens. A parte final também conta com uma pequena variação. Ao todo, são 12 acordes, com uma pestana entre eles (F#m).

Gostou de aprender e aprimorar suas habilidades com as cifras dos Beatles? Esperamos que as dicas para tocar as canções do quarteto tenham te ajudado a ampliar seu repertório!

Para continuar evoluindo suas técnicas, conheça agora o curso de violão do Cifra Club Academy! Domine novos ritmos, acordes e estilos com o melhor método de ensino online e ainda por um preço acessível.

Você pode acessar as aulas de onde e quando quiser e aprofundar ainda mais seus conhecimentos. Vem com a gente nessa!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK